A Volvo não tem dúvidas: o seu futuro é elétrico. A generalidade da gama do emblema sueco gerido pelos chineses, está já eletrificada, mas o primeiro modelo 100 por cento elétrico, agora apresentado, só chega a Portugal em 2021. É o XC40 Recharge com 408 cv, baterias que lhe garantem cerca de 400 quilómetros de autonomia e reaviváveis em apenas 40 minutos num sistema de carga rápida. Trata-se do primeiro de cinco modelos desta tecnologia a apresentar até 2025 à cadência de uma nova proposta por ano.

Reconhecível pela ausência da grelha tradicional, substituída por uma placa que integra o emblema da Volvo, este XC40 Recharge – designação que será comum a todos os elétricos da marca – assenta numa plataforma desenhada a pensar nesta tecnologia e possibilita que as baterias assentem na plataforma do automóvel sem penalizar o espaço.

A Volvo anunciou o objetivo de, em 2025, metade das suas vendas serem constituídas por veículos elétricos, sendo as restantes asseguradas por modelos híbridos e plug-in. Estes e os 100 por cento elétricos asseguram a gama Recharge.

A Volvo, que garante a manutenção da funcionalidade do XC40, anuncia ainda uma caraterística única. Sob o capô dianteiro, e uma vez que o motor elétrico ocupa menos espaço, foi possível criar uma caixa de carga adicional com cerca de 30 litros de capacidade. Engenhoso!

Prometendo os habituais níveis de segurança associados ao emblema, a Volvo realça o facto de as baterias estarem protegidas por uma caixa de segurança em alumínio, integrada na estrutura, o que lhes permite ficarem intactas em caso de colisão, minimizando-se assim qualquer risco. A solução contribui também para baixar o centro de gravidade, daí resultando níveis de estabilidade elevados e melhor proteção contra capotamentos.

A motorização elétrica foi integrada na estrutura e, por isso, procedeu-se ao seu reforço à frente e na retaguarda.

Com dois motores elétricos, um por eixo, este XC40 junta aos 408 cv um binário de 660 Nm e a capacidade de aceleração própria deste tipo de automóveis, neste caso 4,9 segundos de 0 a 100. A velocidade máxima segue a via decidida pela Volvo: 180 km/h.

Preparado para condução autónoma

O XC40 Recharge é o primeiro Volvo com uma plataforma Advanced Driver Assistance Systems (ADAS), a qual recebe software desenvolvido pela Zenuity, joint venture que reúne a Volvo e a Veoneer. Significa isto a possibilidade de poder vir a receber a tecnologia de condução autónoma.

Um sistema de infoentretenimento com uma capacidade de personalização sem precedentes é outra das novidades associadas a este primeiro Volvo 100 por cento elétrico. O novo sistema, integrado com o Android Automotive OS, permite atualizações em tempo real com o Google Maps, Google Assistant e outras aplicações do setor automóvel. Será “o primeiro modelo da Volvo a receber software e atualização aérea do seu sistema operativo,”refere a marca.

A Volvo anunciou o objetivo de, em 2025, metade das suas vendas serem constituídas por veículos elétricos, sendo as restantes asseguradas por modelos híbridos e plug-in. Estes e os 100 por cento elétricos asseguram a gama Recharge.

O XC40 Recharge foi apresentado numa conferência de imprensa mundial transmitida via internet.