O Kia XCeed também já conta com uma versão híbrida Plug-in. A solução replica a usada na carrinha da família e no Niro: motor 1.6 a gasolina, 141 cv, bateria de 8,9 kWh. Promete médias de consumo de 1,4 litros aos 100 e 42 quilómetros de autonomia elétrica. O preço de lançamento é de 34 490 euros e para as empresas arranca nos 27 490 euros.

 

A versão PHEV do crossover da família Ceed distingue-se apenas pela grelha fechada e recorre aos para-choques das versões GT Line, de perfil mais desportivo. No interior as diferenças restringem-se à informação própria de um veículo eletrificado, as quais contemplam um painel de instrumentos digital específico que permite saber o nível de carga da bateria, a autonomia em modo elétrico e acompanhar o fluxo de funcionamento do sistema.

O ecrã tátil, com 10,25 polegadas, dotado de um sistema compatível com o AndroidAuto e o Apple CarPlay informa, por exemplo, quais os postos de carregamento mais próximos ou ao longo do percurso traçado pela navegação. Permite também a programação dos carregamentos, para aproveitar as tarifas mais baixas.

Apostada na eletrificação e prevendo que estes veículos serão quase um terço das suas vendas em 2025, a KIA estendeu a oferta PHEV ao recente crossover XCeed. Bastou replicar a solução já usada, com base no motor 1.6 a debitar 141 cv “casado” com uma bateria de 8,9 kWh

Nova aposta numa política de eletrificação que pretende dar à KIA uma gama 30 por cento eletrificada já em 2025, este XCeed PHEV tem as baterias (iões de lítio, 360V) montadas sob os bancos, solução que minimiza a perda de capacidade da bagageira. A volumetria é assim de 291 litros (menos 12 do que as versões térmicas). Não há espaço para o pneu sobressalente, substituído pelo kit anti-furo.

Prestações vulgares

Equipado com a caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades, neste caso a gerir um binário máximo de 265 Nm, a KIA anuncia para este XCeed uma capacidade de aceleração que se traduz em 11 segundos dos 0 aos 100 e a velocidade máxima de 188 km(h (120 em modo elétrico) – prestações vulgares. Um botão permite optar entre o funcionamento híbrido ou elétrico, o que permite gerir a utilização da bateria de modo a potenciar a sua utilização em cidade, meio onde os resultados são, como se sabe, superiores. A KIA anuncia mesmo uma autonomia máxima de 59 quilómetros em meio urbano.

Como é hábito, não foi dispensado um sistema de som virtual do motor, com um volume de 59 dBA para alertar os peões quando se circula em modo elétrico.

No que respeita ao carregamento (o carregador interno é de 3,3 kWh), o XCeed PHEV precisa de cinco horas numa tomada doméstica para atingir o pleno; recorrendo a uma wallbox, a operação varia entre as duas horas e meia e as três horas. Os dois cabos estão incluídos no preço.

Equipamento razoável

O nível de equipamento é considerável, contemplando luzes em LED e faróis de nevoeiro, cruise-control, sistema de manutenção na faixa de rodagem, travão de mão elétrico, seletor de modos e condução, sensores de chuva, luz, e estacionamento, câmara de marcha atrás, ar condicionado automático (com função económica que distribui ar apenas para o condutor), chave inteligente e botão start/stop, porta bagagens de abertura automática, ligação USB, tomada de 12V e carregador wireless, bancos em pele e tecido, vidros traseiros escurecidos e  jantes em liga de 16 polegada.

A garantia é a tradicional na KIA, sete anos ou 150 mil quilómetros, também para a bateria.

Limitada a uma centena de unidades, a versão First Edition, que lança a proposta custa 34 490 euros em resultado de uma campanha de oito mil euros, independente de operações de crédito.