É giro. Por fora e por dentro. Um crossover irreverente e atrevido, este XCeed, quarta carroçaria desta gama central da Kia. Fiz a estreia ao volante do 1.4 T-GDI, o turbo de 140 cv a gasolina, com caixa automática de sete velocidades. Gostei, mas já não fico surpreendido com aquilo que os sul-coreanos vão fazendo. Boa dinâmica, espaço razoável, bagageira digna do nome, muito equipamento, preço concorrencial e o reparo habitual: só os consumos ficam aquém da expetativa: 8,4 de média geral. Mas, se calhar, peço de mais…

Quando surge um crossover em qualquer gama dos generalistas, espera-se um cinco portas de “calças arregaçadas” e mais uns plásticos. Ora a Kia, seguiu outro caminho. O XCeed, de comum com a versão de cinco portas tem as portas dianteiras! E apresenta um produto conseguido ao ponto de percebermos que, muitas vezes, estamos no centro das atenções. E eu nem guiei o vistoso carro amarelo “quantum” que só pela cor dificilmente passa despercebido.

Mais comprido, mais alto, mais largo, mais distante do solo (até supera o Sportage neste aspeto e não parece), capô elevado e fisionomia alterada pela nova conceção da grelha, dianteira bem diferente, muito bem proporcionado e bem agarrado ao solo pelas jantes de 18 polegadas que lhe dão peso e outra dimensão, este XCeed começa por marcar pontos na imagem.

Ambiente desportivo

E continua a faturar quando se abre a porta e se dá com aquele ambiente desportivo, enriquecido pelo volante multifunções em pele, design simpárico e dimensões ajustadas, pela digitalização do painel de instrumentos e pelo ecrã central  tipo tablet apenso no tablier, ambos de maiores dimensões na versão Tech, o topo de gama que conduzi. Como no Ceed, até o muito plástico, também aqui  qualidade adequada, imitação dos pespontos a valorizar, aceita-se e não trai as expetativas de quem sabe que os automóveis se arrumam por segmentos – e neste é muito assim… Nota para o toque criterioso do piano black e das superfícies e frisos em cinza metálico que amenizam o conjunto com bom gosto.

Crossover bem conseguido, o Kia XCeed marca diferença na gama com fisionomia e personalidade próprias. Confortável, generoso no espaço e com boa mala, traz afinações especiais que contribuem para uma condução agradável. Tem um preço muito competitivo e só não surpreende nos consumos

Em termos de espaço a oferta pauta-se pela mediania. Posição de condução elevada, claro, habitabilidade normal à frente, o quando baste atrás, favorecido pela altura dos bancos dianteiros (com bom apoio), que ampliam o espaço para os pés dos passageiros da retaguarda, neste nível de oferta com ar condicionado a partir da parede da consola e apoio de braços central. E também costas do banco um pouco duras, segundo quem viajou atrás. O acesso não é referencial, mesmo sem o tejadilho ser muito inclinado.

Em termos de bagageira, os 426 litros estão entre as melhores ofertas entre o género. O plano de carga é naturalmente alto, mas o alinhamento do fundo com o suporte do portão facilita as operações de carga e descarga. O banco traseiro rebate na proporção 60X40 e a chapeleira é rígida e articulada com o portão.

Receita bem temperada

Se a empatia é fácil com aquilo que está ao alcance da vista, o resto completa bem a receita. E convém notar que as diferenças são ainda muitas para o Ceed de cinco portas… Suspensão, travões, amortecedores (duplo batente nas rodas dianteiras), direção, jantes e pneus e até o controlo de estabilidade foram trabalhados na perspetiva adequada ao crossover.

As diferenças são sensíveis a começar na capacidade da suspensão, claramente afinada para um superior grau de conforto. Em resultado disso, poderá notar-se alguma diferença no comportamento em curva face ao cinco portas. Mesmo em modo Sport, o XCeed, sem que isso represente perda de estabilidade ou menos controlo da frente, “acama” ligeiramente quando se pretende ter a ideia de quanto podem “empurrar” os 140 cv. Se não pretende fazer corridas, é um crossover bem mandado, eficaz e que inspira confiança.

A caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades, “casa” muito bem com este 1.4 T-GDI, não se baralha, e faz uma gestão que privilegia as passagens aos médios regimes, para uma aceleração progressiva e normal; o modo Sport é o caminho para andamentos mais vivos ou chegar à Red Line. O comando sequencial é possível apenas no seletor, bem posicionado na consola. De todo o modo, nada de explosões, ainda que as prestações sejam interessantes: 9,3 segundos de 0 a 100 e 299 km/h em velocidade de ponta.

Automóvel agradável de guiar, daqueles com os quais se cria empatia fácil, o XCeed 1.4 T-GDI, em termos de consumos ficou longe dos 6,9 prometidos na anunciada média WLTP. Verdade que um automóvel zero quilómetros não será a melhor unidade padrão. O melhor que consegui foi em autoestrada, cruise-control nos 120 km/h: 6,8 litros aos 100. Em ritmo de passeio com quatro adultos a bordo, o computador de bordo registou 7,2  em cerca de 150 quilómetros. A média final cifrou-se em 8,4, quando estavam percorridos 380 quilómetros e a autonomia prometia mais 114.

Equipamento a considerar

Em termos de equipamento, a Kia faz aposta significativa no XCeed. Logo no Drive, primeira oferta, existem faróis Full LED com máximos automáticos, faróis de nevoeiro, sensores de luz e chuva, travão de mão elétrico, jantes de 18 polegadas, bancos em tecido e pele, ar condicionado automático e sistema de alerta de colisão. O Tech, topo de gama, acrescenta ao pacote o painel de instrumentos com 12,3 polegadas e ecrã central com 10,25 e navegação, chave inteligente, câmara de marcha atrás, portão automático e carregador wireless.

Crossover bem conseguido, o Kia XCeed marca diferença na gama com fisionomia e personalidade próprias. Confortável, generoso no espaço e com boa mala, traz afinações especiais que contribuem para uma condução agradável. Tem um preço muito competitivo e só não surpreende nos consumos.

A garantia continua a ser de sete anos.

FICHA TÉCNICA

Kia XCeed 1.4 T-GDI 140 cv TECH

Motor: 1353 cc, turbo, gasolina, injeção direta, start/stop

Potência: 140 cv/6000 rpm

Binário máximo: 242 Nm/1500-3200 rpm

Transmissão: caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades, comando sequencial no seletor

Aceleração 0-100: 9,3 segundos

Velocidade máxima: 200 km/h

Consumo médio: WLTP – 6,9 litros/100 km

Emissões CO2: 156 g/km

Bagageira: 426 litros

Preço: versão Tech – 26 490 euros (incluindo 4750 euros de desconto de campanha); desde 21 990 euros,  para o 1.0 T-GDI de 120 cv