Publicidade Continue a leitura a seguir

Carro do Ano já tem finalistas

VW ID Buzz, o sucessor do "Pão de Forma" e entre os finalistas (Foto VW Newsroom)

Honda Civic, um independente na "luta" dos híbridos (Foto Honda)

Skoda Fabia, o único representante dos térmicos (Foto Skoda)

Peugeot 408, um PHEV de "fusão" de estilos (Foto Peugeot)

Nissan Aryia, a nova aposta elétrica da marca (Foto Nissan)

Renault Mégane, outro elétrico para a corrida (Foto Renault)

Renault Austral, continuada aposta no Full Hybrid (Foto Renault)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Honda Civic, Nissan Aryia, Peugeot 408, Renault Austral, Renault Mégane E-Tech, Skoda Fabia e Volkswagen ID Buzz são os sete modelos que vão discutir o título de Seguro Directo Carro do Ano/Volante de Cristal. Foram os eleitos votados pelo júri entre os 22 candidatos ao concurso, cujo vencedor será conhecido no início de maio.

Três cem por cento elétricos – Aryia, Mégane e ID Buzz –, outros tantos eletrificados – Civic, 408 e Austral – são um claro sinal dos tempos que deixa espaço apenas para um térmico a gasolina – Fabia. Três modelos da Aliança – Arya, Austral e Mégane – dois do Grupo VW – ID Buzz e Fabia – outro pormenor a levar em linha de conta sobre aquilo em que se tornou o mundo automóvel, com outro grande grupo presente, a Stellantis – 408 – e apenas um construtor que faz o seu caminho isolado, a Honda – Civic.

Para concluir as leituras, apenas uma curiosidade com reflexo dentro de portas: a Renault, quando acaba de perder longa liderança no mercado nacional e no momento em que inicia nova fase de prouto “responde” com dois modelos na lista dos sete melhores do ano para os 20 jurados portugueses.

Pelo caminho ficaram já: Aiways U5, Alfa Romeo Tonale, Citroën C5 X, DS 7 E-Tense, Honda HR-V, Kia Sportage, Kia Niro, Mazda CX-60, Nissan Juke, Nissan Qashqai, Nissan X-Trail, Opel Astra, Polestar 2, Skoda Fabia, Toyota BZ4X, Volkswagen ID. Buzz.

Os 23 automóveis envolvidos no concurso vão estar em exposição, nos dias 23, 24 e 25 num dos espaços comerciais da Grande Lisboa, o UBBO Shopping Resort que tem a maior praça central coberta da Europa

Mais prémios a atribuir

A iniciativa da SIC Notícias e do semanário Expresso elegerá ainda os melhores do ano em sete classes do mercado. A saber:

Citadino do Ano – Nissan Juke; Skoda Fabia

Elétrico do Ano Aiways U5; Kia Niro; Nissan Ariya; Polestar 2; Renault Megane E-Tech, Toyota BZ4X; Volkswagen ID.5; Volkswagen ID. Buzz

Familiar do Ano – Citroën C5 X; Honda Civic; Nissan Qashqai; Renault Austral; Renault Megane E-Tech; Volkswagen ID. Buzz

Híbrido do Ano – Honda HR-V; Kia Sportage; Kia Niro; Nissan Juke; Renault Austral; Toyota Corolla Cross

Híbrido Plug-in do Ano – Citroën C5 X; DS 7 E-Tense; Hyundai Santa Fe; Mazda CX-60; Opel Astra

SUV / Compacto do Ano – Alfa Romeo Tonale; DS 7 E-Tense, Honda HR-V; Mazda CX-60; Nissan Qashqai; Volkswagen ID.5.

Grande SUV – Aiways U5; Hyundai Santa Fe; Kia Sportage; Nissan X-Trail.

Os jurados, entre os quais se contam representante do Motor24, DN e JN testaram os automóveis e votarão de acordo com um critério que tem em conta, entre outras áreas de avaliação, estética, performances, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental.

Estes 23 automóveis vão estar em exposição, nos dias 23, 24 e 25 num dos espaços comerciais da Grande Lisboa, o UBBO Shopping Resort que tem a maior praça central coberta da Europa.

A eleição do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal alarga-se também ao Prémio Inovação e Tecnologia – para distinguir dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que consigam beneficiar diretamente a condução e o condutor – e à escolha da Personalidade do Ano – uma figura que, pela sua participação profissional e empenho pessoal, tenha contribuído, inequivocamente, para o desenvolvimento do sector automóvel em Portugal.

Mais antiga iniciativa na área dos prémios para o automóvel em Portugal, o Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal, nascido através do extinto semanário Autosport, realizou-se pela primeira vez em 1985. Seat e Volkwagen com sete títulos Peugeot (5) e Citroën (4) são as marcas mais premiadas.

Os melhores de sempre no concurso

A lista dos vencedores é a seguinte: