Publicidade Continue a leitura a seguir

Carro do Ano ligado à corrente

Aposta das marcas num futuro elétrico é clara na eleição nacional do Carro do Ano (Foto Ford Media)

Publicidade Continue a leitura a seguir

São 22 os candidatos à sucessão do Peugeot 308 como Carro do Ano em Portugal, num concurso que envolve modelos de 14 marcas e 20 jurados em representação dos principais órgãos de comunicação social do País. Uma vez mais, serão também eleitos os melhores automóveis  em sete classes o que eleva para 32 os veículos envolvidos na iniciativa.

A eleição do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal vai na 40ª edição, alarga-se também ao Prémio Inovação e Tecnologia – para distinguir dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que consigam beneficiar diretamente a condução e o condutor – e à escolha da Personalidade do Ano – uma figura que, pela sua participação profissional e empenho pessoal, tenha contribuído, inequivocamente para o desenvolvimento do sector automóvel em Portugal

Elétricos e eletrificados dominam

Entre os concorrentes, voltam a dominar os veículos eletrificados (20 em 23), 100% elétricos (8) e híbridos (7) e plug-in (5), numa afirmação do caminho que a generalidade das marcas está a seguir.

Mais antiga iniciativa na área dos prémios para o automóvel em Portugal, o Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal, nascido através do extinto semanário Autosport, realizou-se pela primeira vez em 1985. Seat e Volkwagen com sete títulos, Peugeot (5) e Citroën (4) são as marcas mais premiadas

A organização do Grupo IMPRESA, através da SIC Notícias e do Expresso, reúne os seguintes candidatos ao título de Carro do Ano: Aiways U5, Alfa Romeo Tonale, Citroën C5 X, DS 7 E-Tense, Honda Civic, Honda HR-V, Kia Sportage, Kia Niro, Mazda CX-60, Nissan Ariya, Nissan Juke, Nissan Qashqai, Nissan X-Trail, Opel Astra, Polestar 2, Renault Austral, Renault Megane E-Tech, Skoda Fabia, Toyota BZ4X, Toyota Corolla Cross, Volkswagen ID.5, Volkswagen ID. Buzz.

No que respeita às classes, serão as seguintes:

Citadino do Ano – Nissan Juke; Skoda Fabia

Elétrico do Ano Aiways U5; Kia Niro; Nissan Ariya; Polestar 2; Renault Megane E-Tech, Toyota BZ4X; Volkswagen ID.5; Volkswagen ID. Buzz

Familiar do Ano – Citroën C5 X; Honda Civic; Nissan Qashqai; Renault Austral; Renault Megane E-Tech; Volkswagen ID. Buzz

Híbrido do Ano – Honda HR-V; Kia Sportage; Kia Niro; Nissan Juke; Renault Austral; Toyota Corolla Cross

Híbrido Plug-in do Ano – Citroën C5 X; DS 7 E-Tense; Mazda CX-60; Opel Astra

SUV / Compacto do Ano – Alfa Romeo Tonale; DS 7 E-Tense, Honda HR-V; Mazda CX-60; Nissan Qashqai; Volkswagen ID.5.

Grande SUV – Aiways U5; Kia Sportage; Nissan X-Trail.

Os jurados, entre os quais se contam representante do Motor24, DN e JN vo estar os automóveis e votar de acordo com um critério que tem em conta, entre outras áreas de avaliação, estética, performances, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental.

Numa segunda fase, em meados de fevereiro, ficaremos a conhecer os sete finalistas. O Carro do Ano e os vencedores das diferentes classes serão divulgados até ao final do mês.

Todos os vencedores do Carro do Ano em Portugal

Mais antiga iniciativa na área dos prémios para o automóvel em Portugal, o Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal, nascido através do extinto semanário Autosport, realizou-se pela primeira vez em 1985. Seat e Volkwagen com sete títulos, Peugeot (5) e Citroën (4) são as marcas mais premiadas.

A lista dos vencedores é a seguinte: