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Grandland X, o Opel que faltava

Capô alto, cintura elevada contribuem para a imagem de robustez do Grandland X (Foto Opel Media)
Acentuda curvatura do tejadilho, novamente de efeito flutuante, contribui para um perfil desportivo (Foto Opel Media)
Plataforma dos 3008/5008 deu origem a um automóvel muito diferente, um SUV sóbrio e bem proporcionado (Foto Opel Media)
Na linha do que começa a ser comum, o Grandland X oferece a possibilidade de escolher pintura bitom (Foto Opel Media)
A altura ao solo permite encarar com alguma naturalidade os caminhos de terra sem obstáculos (Foto Opel Media)
Interior recupera estilo comum na Opel, design rigoroso e qualidade percebida em bom nível (Foto Opel Media)
Volante multifunções permite regular cruise-control e limitador de velocidade (Foto Opel Media)
Ecrã central tátil de 8 polegadas, este quando pode optar-se pela navegação e a câmara de marcha atrás (Foto Opel Media)
Sob o apoio de braços dianteiro, existe um generoso espaço para arrumações (Foto Opel Media)
Travão de parque elétrico, atrás do seletor de velocidades, é equipamento de série (Foto Opel Media)
Combinação de materiais também no acabamento cuidado dos forros das portas (Foto Opel Media)
Grande tejadilho panorâmico em vidro é dos extras disponíveis por 700 euros (Foto Opel Media)
Espaço suficiente para as pernas de quem se senta atrás e outro conforto para dois passageiros (Foto Opel Media)
Bagageira de boa capacidade é argumento a considerar: vai dos 514 aos 1652 litros com os bancos rebatidos (Foto Opel Media)
Altura ao solo da base da moldura da porta (86,6 cm), não ajuda muito as operações de carga; mala tem abertura e fecho automático na versão Innovation (Foto Opel Media)
Jantes são de 18 polegadas, no topo de gama e ainda pode optar-se por 19" (Foto Opel Media)
No centro da grelha, o histórico emblema alemão agora associado ao grupo PSA (Foto Opel Media)

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Mais uma “vítima” da absurda política de portagens à beira do fim tem porta aberta em Portugal, o Opel Grandland X, o maior SUV da marca germânica, o qual, a partir de Janeiro passa a ser Classe 1. Fruto do que haveria de tornar-se a ligação à Peugeot é outro franco-alemão a enriquecer a polivalência do grupo PSA, combinando caraterísticas de dois mundos que parecem casar bem. A coexistência deve estar a agradar aos dois lados…

O Grandland X usa a plataforma dos Peugeot 3008/5008, vestida com 4,47 metros daquilo que é um novo caminho trilhado pela Opel em termos de estilo. No caso, aplicado num SUV sóbrio, proporções equilibradas, ar robusto (ajuda a altura da frente e o perfil de cintura muito elevada) e bom pisar, com as formas que não surpreendem mas transmitem harmonia. Além disso, as soluções decorativas (bordadura plástica negra em toda a volta) que alimentam a imagem do automóvel versátil em todos os domínios da utilização – dinâmica e prática. E, enfim, aquele toque desportivo dado por um tejadilho de curvatura anunciada e, como é comum na Opel, de efeito flutuante. Simples e conseguido!

Trata-se, por um lado, do veículo que permite outra visão do aproveitamento dos tempos de lazer, mesmo sem ter versões 4×4, e o veículo que disputa espaço às carrinhas, com uma grande mala (514 a 1652 litros) e a modularidade (o piso de carga pode chegar aos 1 676 metros úteis) que lhe permite ser o companheiro útil para simplificar as coisas quando se trata de transportar a bagagem ou resolver outros problemas de carga, apesar de o plano ser alto (86,6 cm) e não nivelado com a moldura do portão. Quando há pneu sobressalente, perdem-se 26 litros e outros tantos com o equipamento de som Denon.

A Opel vai lançar o Grandland X com preços a partir dos 29 090 euros para o 1.2 Turbo e dos 32 090 no caso do 1.5 Turbo D. Até 31 de Dezembro, vigora uma campanha que contempla o “up-grade” de Edition para Innovation, o que corresponde a uma oferta de 2400 euros em equipamento

Em rigor, nada disto constitui novidade, um SUV deve ser isto mesmo, a questão é que a Opel estava impedida de o ter em Portugal em termos concorrenciais, penalizada pela altura do capô (!). E com o Grandland X passa a alargar a oferta do segmento que mais cresce – acrescentando-lhe o mais pequeno Mokka, até aqui residual no mercado português pelo mesmo motivo.

No interior, o ambiente é familiar e vamos deparar com uma série de soluções comuns na Opel, identificáveis designadamente com o Astra e o Crossland X, estilo muito germânico, assente em design rigoroso e num nível de qualidade percebida que dispensa comentários, tanto pelo rigor da montagem como pela escolha dos materiais, plásticos de bom nível e esponjosos onde faz sentido, complementados por algum brilhante de piano back para valorizar a imagem

Quanto a habitabilidade, uma proposta que não desmerece: espaço à frente, conforto atrás, bom espaço para as pernas, num banco ligeiramente elevado, que não regula a inclinação do recosto. O túnel é baixo, a consola pouco intrusiva: há pior para sentar o quinto passageiro.

Dois motores, ambos de proveniência Peugeot alimentam este Opel: o badalado tricilíndrico 1.2 Turbo (Puretech), com 130 cv; e o recente 1.5 BlueHDI, Diesel com injeção de solução de ureia (o AdBlue) a debitar igual potência. Para um e outro caixa manual de seis velocidades ou, por mais dois mil euros, a excelente transmissão automática de oito velocidades que o grupo PSA foi buscar à japonesa Aisin e, com sucesso, tem tornado transversal às suas marcas. E os cépticos que olhem bem para os valores de consumo e para as prestações…

O Grandland X vai ser proposto com dois níveis e equipamento Edition e Innovation, mantendo-se a política de uma oferta significativa em termos de equipamento, numa escolha que pode ser alargada praticamente a tudo quanto hoje está disponível, através de pacotes interessantes e com preços convidativos. Boa aposta!

Travão de estacionamento elétrico, ajuda ao arranque em plano inclinado, reconhecimento de sinais de trânsito, luzes diurnas e traseiras em LED, faróis de nevoeiro, sensores de luz e estacionamento, ecrã tátil policromático de 7 polegadas com sistema intellilink (espelho com Android Auto e Apple Car Play), comandos por voz, bluetooth, volante multifunções, cruise-control com limitador, ar condicionado automático, retrovisores com comando elétrico e jantes em liga de 17 polegadas.

Quem der o salto para o nível superior (+ 2 400 euros), passa a contar com navegação (ecrã de 8 polegadas), sensor de chuva, ar condicionado bizona, bancos forrados a couro e tecido, vidros traseiros escurecidos, bagageira com piso duplo e portão com comando elétrico e de pé, sistema de fechadura sem chave e botão de ignição e jantes maiores (18 polegadas)

Os extras contemplam os faróis inteligentes LED AFL (1200 euros bem gastos!) e, por exemplo, o pack Safety que por 400 euros oferece alerta de cansaço do condutor, alerta de colisão iminente, travagem de emergência e aviso de saída de faixa com correção ativa.

A Opel vai lançar o Grandland X com preços a partir dos 29 090 euros para o 1.2 Turbo e dos 32 090 no caso do 1.5 Turbo D. Até 31 de Dezembro, vigora uma campanha que contempla o up-grade de Edition para Innovation, o que corresponde a uma oferta de 2400 euros em equipamento.

O Grandland X visto pela Opel

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FICHA TÉCNICA

Opel Crossland X 1.2 Turbo 130 cv

Motor: três cilindros, 1199 cc, turbo,injeção direta,  start/stop

Potência: 130 cv/5500 rpm

Binário máximo: 230 Nm/1750 rpm

Transmissão: caixa manual de seis velocidades ou automática de oito relações

Aceleração 0-100: 10,1 s (10,4 s)*

Velocidade máxima: 188 km/h (196 km/h)*

Consumos: misto – 5,3/5,2 litros/100. WLTP convertido em NEDC; estrada – 4,9/4,8; urbano – 6,1/6 (5,3/5,2 ; 4,9/4,8; 6,1/6)*

Emissões CO2: 121/120 g/km (121/119)*

Mala: 514/1652 litros

Preço: Edition – 29 090; Innovation – 31 490 (caixa automática + 2000 euros)

*Valores com caixa automática

Opel Crossland X 1.5 Turbo D 130 cv

Motor: 1499 cc, turbodiesel, AdBlue, start/stop

Potência: 130 cv/3750 rpm

Binário máximo: 300 Nm/1750 rpm

Transmissão: caixa manual de seis velocidades ou automática de oito relações

Aceleração 0-100: 11,3 s (12,3 s)*

Velocidade máxima: 195 km/h (192 km/h)*

Consumos: misto – 4,2/4,1 litros/100, WLTP convertido em NEDC; estrada – 4,7/4,7; urbano – 3,9/3,8 (4,2/4,1 ; 4/3,9; 4,5/4,4)*

Emissões CO2: 110/108 g/km (109/108)*

Mala: 514/1652 litros

Preço: Edition – 32 090; Innovation – 34 490 (caixa automática + 2000 euros)

*Valores com caixa automática