Publicidade Continue a leitura a seguir

Imaginar não custa na Nissan

Conceito curioso para um crossover, na apresentação de uma nova linguagem do design aplicado às plataformas elétricas (Foto Nissan Media)
Formas simples, grandes superfícies para uma carroçaria que sugere a construção por camadas (Foto Nissan Media)
Preocupação com aerodinâmica continua a ser marcante nos concept-cars sobre novas tecnologias (Foto Nissan Media)
Preocupação anunciada: deixar claras as caraterísticas únicas dos veículos elétricos (Foto Nissan Media)
Alterações no estilo visam testar se o IMx Kuro pode funcionar como exemplo de nova personalidade e robustez dos elétricos da marca (Foto Nissan Media)
Concept assenta sobre nova plataforma que permite fundo plano, potenciar o habitáculo e baixar o centro de gravidade. Há um motor para cada eixo (Foto Nissan Media)
Portas de abertura oposta, solução cada vez mais vulgarizada nos concept-cars (Foto Nissan Media)
Fundo plano permite trabalhar de outra forma o habitáculo, onde os bancos "roubam" dada vez menos espaço (Foto Nissan Media)
Ambiente muito simples, mas muitos pormenores para marcar a diferença através de design apurado (Foto Nissan Media)
No modo manual, o volante destaca-se do tablier (Foto Nissan Media)
Perfil em madeira contorna o habitáculo e projeta-se num tablier que é modelo de simplicidade (Foto Nissan Media)
Em modo autónomo, o volante recolhe e "desaparece", o que assegura ainda mais espaço (Foto Nissan Media)
Instrumentação disponível num enorme ecrã OLED que acompanha a base do pára-brisas (Foto Nissan Media)
Volante reduzido a duas pegas, num conjunto que, como se vê, dispensa a maioria dos comandos: vista e gestos asseguram as funções (Foto Nissan Media)

Publicidade Continue a leitura a seguir

IMx Kuro é a designação do concept-car da Nissan que antecipa um crossover, elétrico claro, para o futuro da mobilidade autónoma. Entre alguma futurologia, há pormenores interessantes, desde o design à plataforma, sobretudo esta que tem muito a ver com a realidade próxima.

A Nissan continua “agarrada” aos automóveis elétricos e não surpreende que os seus concept sejam exercícios sobre a evolução desta tecnologia e tudo quanto ela arrasta para o automóvel do futuro.

Em Genéve, a marca nipónica deu todo o destaque ao IMx Kuro, protótipo de um crossover que, como seria de esperar, propõe uma “condução mais segura, conveniente e emocionante”, mesmo que o ProPilot tome conta das coisas e o automóvel se torne autónomo… É assim, seleciona-se o automatismo, o volante recolhe para o interior do painel de instrumentos, todos os assentos são reclinados e os ocupantes do veículo podem “relaxar e desfrutar da viagem”, dizem os especialistas da Nissan. Quando se opta pelo manual, inverte-se o processo e o condutor volta ao comando da condução.

Este concept Nissan é impulsionado por dois motores elétricos, um em cada eixo, o que assegura o efeito da tração integral. A potência combinada é de 428 cv e o binário supera o do GT-R: 700 Nm! (…) Autonomia anunciada: 600 quilómetros

Estas coisas já não surpreendem, fazem parte do quadro tecnológico atual, com mais ou menos discussão, avanços e recuos, interessante é que o IMx Kuro integra a tecnologia pioneira  da Nissan Brain-to-Vehicle (B2V – Cérebro ao veículo) que não é mais do que a capacidade de interpretação dos sinais do cérebro do condutor para auxiliar na condução e para “ajudar os sistemas manuais e autónomos do automóvel a aprender com o condutor”.

O melhor de dois mundos…

O sistema, o primeiro do género, através da leitura das instruções do cérebro aos membros melhora os tempos de reação do condutor, ajudando na condução manual, mas, ao detetar e avaliar qualquer desconforto do condutor, pode também alterar a configuração da condução ou o seu estilo quando se circula em modo autónomo. Enfim, o melhor dos mundos…

Menos futurista é o facto de o IMx Kuro adotar a nova plataforma de veículos elétricos da Nissan. Consegue-se com ela um fundo plano e daí um habitáculo mais amplo, mas também um centro de gravidade mais baixo com os normais benefícios em termos de dinâmica.

Este concept Nissan é impulsionado por dois motores elétricos, um em cada eixo, o que assegura o efeito da tração integral. A potência combinada é de 428 cv e o binário supera o do GT-R: 700 Nm! Calcula-se a aceleração…

Para alimentar o IMx Kuro a Nissan anuncia uma bateria de alta capacidade completamente nova, concebida para obter uma maior densidade energética. A autonomia anunciada é de 600 quilómetros.

No que respeita ao estilo do concept, a Nissan fala em novas filosofias decorrentes da antevisão dos automóveis elétricos da era autónoma e da preocupação de conceber um espaço capaz de fazer a ligação entre o interior – abertura e privacidade – e o exterior – as caraterísticas chave dos veículos desta tecnologia: silêncio, suavidade, dinâmica poderosa.

De todo o modo, mantém-se a grelha V-Motion (agora em cinza escuro) e as linhas amplas dos guarda-lamas de forma a sugerir a sensação de camadas.

Vista e gestos dão ordens

O painel de instrumentos é panorâmico e em OLED e mostra uma vista do ambiente exterior em fundo. Também como está a tornar-se habitual, a inteligência artificial permite ao condutor controlar o painel de instrumentos com movimentos oculares e gestos. Daqui, menos controlos e interruptores. Um visor separado em madeira está posicionado abaixo do painel e envolve o friso das portas, de abertura oposta pois claro, a solução cada vez mais comum, tão comum que começamos a acreditar que pode vir para durar. Quase não há concept que não aponte este caminho…

Entretanto, tome nota: após transportar o seu proprietário, por exemplo, até ao aeroporto, o Nissan IMx Kuro pode estacionar autonomamente num local onde se liga à rede elétrica e funcionar como central elétrica “virtual” devolendo eletricidade à rede, o que representa uma extensão das suas funcionalidades V2H (Vehicle to Home – Veículo para Casa) e V2B (Vehicle to Business – Veículo para a Empresa). E, no regresso, o proprietário pode recolher o carro no terminal do aeroporto e conduzi-lo até casa. Ou, se estiver cansado, dar-lhe essa ordem! Já agora…

Mesmo falado em japonês, dá gosto ver…

Loading the player...