Impressionam a suavidade de marcha, o conforto, a agradabilidade de condução. O ambiente conquista e o equipamento ajuda. A bateria de 77,4 kWh arruma o sentimento de ansiedade, até por os consumos serem convincentes. Um ótimo automóvel elétrico o KIA EV6 GT Line. O preço não é para todos, 49 950€, mas nem é o mais caro.
Este Kia ainda é um desassossego. Sentimos que todos os olhos estão postos na estética disruptiva do EV6. Foi frequente ser acompanhado e ultrapassado duas vezes pelo mesmo condutor como para lhe “tirar as medidas” e fazer a fotografia. E a curiosidade tem justificação. O EV6 é diferente de tudo, original e se a frente é marcante pela agressividade e muito sugestivo o perfil longilíneo, a traseira surpreende todos pelo ineditismo da solução luminosa sem paralelo.
O interior, com a curiosa consola flutuante rematada por um apoio de braços no sítio certo, e a solução do duplo ecrã curvo estendido no tablier, muito high-tech, com toda a informação e um completo sistema de infoentretenimento, além de um volante interessante no estilo, com boa pega e os comandos suficientes faz-nos respirar modernidade sem a sensação de estarmos numa nave espacial. Racional, bem conseguido.
O KIA EV6 é um automóvel para o qual todos olham e um 100% elétrico capaz de conquistar muitos daqueles que ainda põem reticências à escolha. Há sempre questões de logística, claro, mas a ansiedade do “será que vou chegar?” fica atenuada com a bateria de 77,4 kWh.
Já controlar tudo aquilo que se nos depara impõe alguma preparação, pois nem tudo é assim tão intuitivo. Nada que surpreenda… E ainda há um terceiro ecrã, rasgado ao meio da base do tablier, que se desdobra entre o ar condicionado e práticos atalhos, ao sabor da necessidade.
No que respeita à qualidade, fica a ideia de que poderia exigir-se um nadinha mais na escolha de alguns materiais. Mas a combinação é cuidada e o acabamento ao nível daquilo a que os sul-coreanos já nos habituaram, sobretudo nos seus modelos mais equipados, como é o caso deste GT Line. Mas importante é referir as preocupações também ao nível da sustentabilidade, que condicionam as opções – o revestimento dos bancos, por exemplo, é feito com o equivalente a 111 garrafas de plástico reciclado – e na defesa de um novo padrão de mobilidade. É difícil, porém, não gostar.
Verdadeiro familiar, espaçoso e com boa mala
Como se sabe, o KIA EV6 partilha a plataforma (E-GMP) com o Hyundai Ionic 5 e utiliza também os mesmos componentes mecânicos, tem menos dez centímetros na distância entre eixos (2,90 m) mas é seis centímetros mais comprido (4,69 m), dimensões que o creditam como um verdadeiro familiar. O que aliás se confirma na habitabilidade, desafogada à frente, muito boa na traseira. A bagageira, como acontece com os elétricos com as plataformas planas, está igualmente em bom nível, oferecendo 520 litros de capacidade que podem chegar aos 1300 com os bancos rebatidos (60/40). À frente existe uma caixa com 52 litros de capacidade que permite transportar mais do que os cabos de carregamento.
O EV6 que guiei foi a versão de 229 cv e 350 Nm de binário com a bateria de 77,4 kWh (a oferta inclui a opção 58 kWh), que promete uma autonomia entre os 510 e os 740 quilómetros.
Não fiz os mínimos, mas numa condução despreocupada, com duas pessoas a bordo, maioritariamente em estradas nacionais e autoestrada registei um consumo de 17,7 kWh em 267 quilómetros – sempre com o ar condicionado ligado. Quer isto dizer que, sem preocupações, tinha garantida uma autonomia da ordem dos 437 quilómetros. Saí com uma carga de 100% na bateria que me prometia 387 quilómetros, ganhei 50 durante a condução, utilizando quase a sempre a comodidade do i-pedal, por isso, dispensando o recurso ao travão e potenciando a regeneração da bateria. E o resultado não deixa dúvidas quanto à validade do sistema!
O conforto de rolamento, o silêncio próprio dos elétricos e a insonorização cuidada deixarem-me uma ótima impressão e o despacho permitido pelo binário instantâneo de 350 Nm permitiu uma notável facilidade de ultrapassagem. Tanta que até me parece ter surpreendido alguns dos ultrapassados que devem ter ficado a pensar… “mas o que é isto?” Pois, um Kia EV6 capaz de acelerar de 0 a 100 em 7,5 s e de atingir os 185 km/h em velocidade de ponta, prestações razoáveis para um elétrico que pesa 1895 kg.
Comportamento interessante e carregamento de topo
Afinações diferentes, suspensão mais firme e direção a dar a ideia de ser mais direta do que o seu “primo”, posição de condução ligeiramente elevada, o EV6 tem comportamento interessante se o quisermos sujeitar a uma prova de capacidade numa estrada a pedir condução empenhada.
Modo Sport ligado, toda a potência disponível, baterias a “puxarem-nos” para o chão e a baixar o centro de gravidade não deixa os seus créditos por mãos alheias. A frente é bem mandada, a tração traseira dá sempre uma ajudinha e como não falta binário a saída impressiona. O defeito maior é o resultado no consumo de energia e na carga de bateria. Os exageros saem caros… e quem compra um elétrico tem, seguramente, outro tipo de preocupações mesmo sem andar devagar.
E importa falar de carregamento e de um dos aspetos em que este Kia se apresenta ao mais alto nível. A capacidade de 800 V (deteção automática a partir dos 400 V), é um dos argumentos a ter em conta, já que, num posto rápido, permite que o EV6 possa levar a bateria dos 10 aos 80% em apenas 18 minutos – quatro minutos e meio para 100 quilómetros. Um carregamento a 11 kwh, numa wallbox, faz-se em cerca de sete horas e 20 e afigura-se como o recurso mais natural. Ligado a uma tomada normal, o EV6 vai precisar de mais de 32 horas para ficar “atestado”…
Catálogo de equipamento no GT Line
O KIA EV6 é um automóvel para o qual todos olham e um 100% elétrico capaz de conquistar muitos daqueles que ainda põem reticências à escolha. Há sempre questões de logística, claro, mas a ansiedade do “será que vou chegar?” fica atenuada com a bateria de 77,6 kWh.
Em termos de equipamento, este GT Line parece um autêntico catálogo. Ora vejamos: bancos em alcantara e pele sintética, com regulação elétrica e sistema de relaxamento, faróis dual LED inteligentes, luzes diurnas e traseiras em LED, piscas sequenciais, ar condicionado automático, bluetooth com reconhecimento por voz, câmaras de estacionamento com orientação dinâmica e de 360 graus, carregador wireless refrigerado, cruise control inteligente e adaptado à navegação, head-up display, porta bagagens inteligente, patilhas no volante para regeneração da travagem com i-pedal, sensores de luz e chuva, sistema de chave inteligente com botão de arranque, travão de parque elétrico, ecrã duplo (12.3+12.3 polegadas), manípulos das portas embutidos e automáticos, sistema de som Meridian, três modos de condução (Eco, Normal, Sport), deteção de ângulo morto com monitor no painel de instrumentos, assistência à travagem, sistema de manutenção na faixa de rodagem (nível 2), estacionamento por controlo remoto.
É difícil pedir mais e torna ainda mais agradável a vida a bordo do KIA EV6!
FICHA TÉCNICA
KIA EV6 GT Line 77,4 kWh 229 cv
Motor: síncrono de íman permanente
Potência: 229 cv
Binário máximo: 350 Nm
Bateria: iões de lítio (697V, 477 kg)
Transmissão: traseira, velocidade única
Aceleração 0-100: 7,3 segundos
Velocidade máxima: 185 km/h
Consumo: misto – 16,5 kWh/100 km
Autonomia: 510/740 quilómetros
Tempos de carga: rápida (240 kW), 18 minutos (80%); a 11 kW, 7h20m; 220 (10A), 32h45m
Peso: 1895 kg
Dimensões: (c/l/a), 4695/1890/1550 mm
Bagageira: 520+52/1300 litros
Preço: 49 950€, versão ensaiada (versão de 58 kwh, 43 950€ ou 35 950€ para clientes empresariais)