Publicidade Continue a leitura a seguir

KIA EV6 é aposta ganha

Capô em concha contribui para frente agressiva (Foto Kia Europe)

Sistema de iluminação cria traseira sem paralelo (Foto Kia Europe)

Longilíneo, bem "agarrado" ao solo, original (Foto Kia Europe)

Interior high-tech em ambiente bem conseguido (Foto Kia Europe)

Consola flutuante é uma das originalidades (Foto Kia Europe)

Informação muito completa com grafismo atraente (Foto Kia Europe)

Terceiro ecrã tátil permite controlar ar condicionado e aceder aos atalhos (Foto Kia Europe)

Recurso a plásticos reciclados permite soluções como esta (Foto Kia Europe)

Conforto e desafogo nos lugares dianteiros (Foto Kia Europe)

Espaço não falta para os passageiros do banco traseiro (Foto Kia Europe)

Bagageira oferece 520 litros de capacidade e tem chapeleira de cortina (Foto Kia Europe)

À frente, sob esta tampa, há uma caixa com 52 litros de capacidade (Foto Kia Europe)

Original assinatura luminosa também no elaborado rosto do EV6 (Foto Kia Europe)

Solução original para sugerir um tejadilho flutuante (Foto Kia Europe)

Defletor traseiro comprova aerodinâmica cuidada (Foto Kia Europe)

Tomada de carregamento pode servir para alimentar outras baterias (Foto Kia Europe)

Jantes revelam também preocupação com a eficiência (Foto Kia Europe)

Designação a reter no mundo dos automóveis elétricos (Foto Kia Europe)

App permite controlo remoto de muitas funções (Foto Kia Europe)

Plataforma plana arruma baterias entre os eixos (Foto Kia Europe)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Impressionam a suavidade de marcha, o conforto, a agradabilidade de condução. O ambiente conquista e o equipamento ajuda. A bateria de 77,4 kWh arruma o sentimento de ansiedade, até por os consumos serem convincentes. Um ótimo automóvel elétrico o KIA EV6 GT Line. O preço não é para todos, 49 950€, mas nem é o mais caro.

Este Kia ainda é um desassossego. Sentimos que todos os olhos estão postos na estética disruptiva do EV6. Foi frequente ser acompanhado e ultrapassado duas vezes pelo mesmo condutor como para lhe “tirar as medidas” e fazer a fotografia. E a curiosidade tem justificação. O EV6 é diferente de tudo, original e se a frente é marcante pela agressividade e muito sugestivo o perfil longilíneo, a traseira surpreende todos pelo ineditismo da solução luminosa sem paralelo.

O interior, com a curiosa consola flutuante rematada por um apoio de braços no sítio certo, e a solução do duplo ecrã curvo estendido no tablier, muito high-tech, com toda a informação e um completo sistema de infoentretenimento, além de um volante interessante no estilo, com boa pega e os comandos suficientes faz-nos respirar modernidade sem a sensação de estarmos numa nave espacial. Racional, bem conseguido.

O KIA EV6 é um automóvel para o qual todos olham e um 100% elétrico capaz de conquistar muitos daqueles que ainda põem reticências à escolha. Há sempre questões de logística, claro, mas a ansiedade do “será que vou chegar?” fica atenuada com a bateria de 77,4 kWh.

Já controlar tudo aquilo que se nos depara impõe alguma preparação, pois nem tudo é assim tão intuitivo. Nada que surpreenda… E ainda há um terceiro ecrã, rasgado ao meio da base do tablier, que se desdobra entre o ar condicionado e práticos atalhos, ao sabor da necessidade.

No que respeita à qualidade, fica a ideia de que poderia exigir-se um nadinha mais na escolha de alguns materiais. Mas a combinação é cuidada e o acabamento ao nível daquilo a que os sul-coreanos já nos habituaram, sobretudo nos seus modelos mais equipados, como é o caso deste GT Line. Mas importante é referir as preocupações também ao nível da sustentabilidade, que condicionam as opções – o revestimento dos bancos, por exemplo, é feito com o equivalente a 111 garrafas de plástico reciclado –  e na defesa de um novo padrão de mobilidade. É difícil, porém, não gostar.

Verdadeiro familiar, espaçoso e com boa mala

Como se sabe, o KIA EV6 partilha a plataforma (E-GMP) com o Hyundai Ionic 5 e utiliza também os mesmos componentes mecânicos, tem menos dez centímetros na distância entre eixos (2,90 m) mas é seis centímetros mais comprido (4,69 m), dimensões que o creditam como um verdadeiro familiar. O que aliás se confirma na habitabilidade, desafogada à frente, muito boa na traseira. A bagageira, como acontece com os elétricos com as plataformas planas, está igualmente em bom nível, oferecendo 520 litros de capacidade que podem chegar aos 1300 com os bancos rebatidos (60/40). À frente existe uma caixa com 52 litros de capacidade que permite transportar mais do que os cabos de carregamento.

O EV6 que guiei foi a versão de 229 cv e 350 Nm de binário com a bateria de 77,4 kWh (a oferta inclui a opção 58 kWh), que promete uma autonomia entre os 510 e os 740 quilómetros.

Não fiz os mínimos, mas numa condução despreocupada, com duas pessoas a bordo, maioritariamente em estradas nacionais e autoestrada registei um consumo de 17,7 kWh em 267 quilómetros – sempre com o ar condicionado ligado. Quer isto dizer que, sem preocupações, tinha garantida uma autonomia da ordem dos 437 quilómetros. Saí com uma carga de 100% na bateria que me prometia 387 quilómetros, ganhei 50 durante a condução, utilizando quase a sempre a comodidade do i-pedal, por isso, dispensando o recurso ao travão e potenciando a regeneração da bateria. E o resultado não deixa dúvidas quanto à validade do sistema!

O conforto de rolamento, o silêncio próprio dos elétricos e a insonorização cuidada deixarem-me uma ótima impressão e o despacho permitido pelo binário instantâneo de 350 Nm permitiu uma notável facilidade de ultrapassagem. Tanta que até me parece ter surpreendido alguns dos ultrapassados que devem ter ficado a pensar… “mas o que é isto?” Pois, um Kia EV6 capaz de acelerar de 0 a 100 em 7,5 s e de atingir os 185 km/h em velocidade de ponta, prestações razoáveis para um elétrico que pesa 1895 kg.

Comportamento interessante e carregamento de topo

Afinações diferentes, suspensão mais firme e direção a dar a ideia de ser mais direta do que o seu “primo”, posição de condução ligeiramente elevada, o EV6 tem comportamento interessante se o quisermos sujeitar a uma prova de capacidade numa estrada a pedir condução empenhada.

Modo Sport ligado, toda a potência disponível, baterias a “puxarem-nos” para o chão e a baixar o centro de gravidade não deixa os seus créditos por mãos alheias. A frente é bem mandada, a tração traseira dá sempre uma ajudinha e como não falta binário a saída impressiona. O defeito maior é o resultado no consumo de energia e na carga de bateria. Os exageros saem caros… e quem compra um elétrico tem, seguramente, outro tipo de preocupações mesmo sem andar devagar.

E importa falar de carregamento e de um dos aspetos em que este Kia se apresenta ao mais alto nível. A capacidade de 800 V (deteção automática a partir dos 400 V), é um dos argumentos a ter em conta, já que, num posto rápido, permite que o EV6 possa levar a bateria dos 10 aos 80% em apenas 18 minutos – quatro minutos e meio para 100 quilómetros. Um carregamento a 11 kwh, numa wallbox, faz-se em cerca de sete horas e 20 e afigura-se como o recurso mais natural. Ligado a uma tomada normal, o EV6 vai precisar de mais de 32 horas para ficar “atestado”…

Catálogo de equipamento no GT Line

O KIA EV6 é um automóvel para o qual todos olham e um 100% elétrico capaz de conquistar muitos daqueles que ainda põem reticências à escolha. Há sempre questões de logística, claro, mas a ansiedade do “será que vou chegar?” fica atenuada com a bateria de 77,6 kWh.

Em termos de equipamento, este GT Line parece um autêntico catálogo. Ora vejamos: bancos em alcantara e pele sintética, com regulação elétrica e sistema de relaxamento, faróis dual LED inteligentes, luzes diurnas e traseiras em LED, piscas sequenciais, ar condicionado automático, bluetooth com reconhecimento por voz, câmaras de estacionamento com orientação dinâmica e de 360 graus, carregador wireless refrigerado, cruise control inteligente e adaptado à navegação, head-up display, porta bagagens inteligente, patilhas no volante para regeneração da travagem com i-pedal, sensores de luz e chuva, sistema de chave inteligente com botão de arranque, travão de parque elétrico, ecrã duplo (12.3+12.3 polegadas), manípulos das portas embutidos e automáticos, sistema de som Meridian, três modos de condução (Eco, Normal, Sport), deteção de ângulo morto com monitor no painel de instrumentos, assistência à travagem, sistema de manutenção na faixa de rodagem (nível 2), estacionamento por controlo remoto.

É difícil pedir mais e torna ainda mais agradável a vida a bordo do KIA EV6!

FICHA TÉCNICA

KIA EV6 GT Line 77,4 kWh 229 cv

Motor: síncrono de íman permanente

Potência: 229 cv

Binário máximo: 350 Nm

Bateria: iões de lítio (697V, 477 kg)

Transmissão: traseira, velocidade única

Aceleração 0-100: 7,3 segundos

Velocidade máxima: 185 km/h

Consumo: misto – 16,5 kWh/100 km

Autonomia: 510/740 quilómetros

Tempos de carga: rápida (240 kW), 18 minutos (80%); a 11 kW, 7h20m; 220 (10A), 32h45m

Peso: 1895 kg

Dimensões: (c/l/a), 4695/1890/1550 mm

Bagageira: 520+52/1300 litros

Preço: 49 950€, versão ensaiada (versão de 58 kwh, 43 950€ ou 35 950€ para clientes empresariais)