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LEAF cresceu e vai mais longe

O novo Leaf ganhou formas menos "elétricas" e que o aproximam do estilo de família da marca nipónica (Nissan Newsroon)
Contornos vincados, cintura elevada, grupos óticos proeminentes e outra forma de estar na estrada (Nissan Newsroon)
Interior completamente redesenhado realça a procura de simplicidade num estilo "limpo" (Nissan Newsroon)
Informação digital, designadamente para o cruise-control adaptativo, gerido a partir do volante multifunções. Botão azul - ver vídeo - aciona o ProPilot (Nissan Newsroon)
Materiais de maior qualidade melhoram a vida a bordo, num ambiente agradável, com espaço e conforto (Nissan Newsroon)
Costuras azuis exclusivas nos bancos, pormenor que atesta a subida de nível na oferta de topo (Nissan Newsroon)
Comando semelhante para o seletor do sentido de marcha e a novidade do botão do sistema e-Pedal (Nissan Newsroon)
Bagageira tem agora 435 litros de capacidade e o banco traseiro rebate assimetricamente, na proporção 60x40 (Nissan Newsroon)
Faróis rasgados de conceção simples incluem as luzes diurnas em LED. Têm máximos automáticos e inteligentes na versão Tekna (Nissan Newsroon)
Grupos óticos traseiros são reinterpretação do estilo comum na família; e recorrem aos LED, claro (Nissan Newsroon)
Preocupações aerodinâmicas estendem-se ao defletor no fundo da traseira (Nissan Newsroon)
Jantes em liga de 17 polegadas na versão Tekna (Nisan Newsroom)
Bateria de iões de lítio continua a ocupar a parte central do veículo, sob os bancos. Rodas motrizes à frente (Nissan Newsroon)
O carregamento, 15 horas na alimentação residencial (16 A), faz-se em tomada oculta na dianteira (Nissan Newsroon)
Ainda não disponível em Portugal, o Sistema X-Storage Home permitirá armazenar energia nas horas mais económicas do dia e descarregar para a mesma (Nissan Newsroom)

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Um novo LEAF estará aí em Janeiro e com ele uma imagem mais Nissan, maior autonomia e novas tecnologias de ajuda à condução para o pioneiro dos novos tempos da mobilidade elétrica. O campeão mundial de vendas dos carros de emissões zero – já vai em quase 300 mil unidades! – perdeu aquele ar meio estranho a que nos fomos habituando nos produtos japoneses tornados bandeira das tecnologias (mais) ambientalmente corretas.
Maior e mais espaçoso, “corpulento”e com outra robustez, agora identificado com o renovado estilo de família, outra personalidade, moderno e capaz de ser olhado que não apenas devido àquela curiosidade justificada pelo comentário “olha, ali vai mais um carro elétrico”, o novo Leaf chega em Janeiro e é encomendável a partir de 16 de Outubro.
Mais do que o estilo, provavelmente não tão decisivo para quem toma a decisão de comprar um automóvel elétrico, o LEAF traz com ele o esperado aumento de autonomia, 378 quilómetros com uma bateria de 40 kw/h. E também a promessa dos responsáveis da Nissan de que, no final de 2018, se atingirá a barreira psicológica dos 500 quilómetros, com baterias de 60 kw/h. Aguardemos.

O novo Nissan LEAF inspira-se num protótipo apresentado em 2015, no Salão de Tóquio, e pretende expressar a atitude vanguardista do construtor nipónico

Mais potência e binário
O novo grupo motopropulsor elétrico significa também mais 38 % de potência, agora 150 cv e um binário de 320 Nm, logo melhores acelerações (+20%)e a promessa de maior prazer na condução e até outro conforto, com a redução de 20% no ruído de marca. Passa também a contar com duas novidades no que respeita às ajudas: o sistema ProPilot, mais um passo no caminho da condução autónoma, e o e-pedal que, em síntese, permite dispensar o uso do travão…
O ProPilot, explica a Nissan, atua na direção, travões e acelerador para ajudar em situações de condução a velocidade moderada em faixa única de autoestrada; com tráfego congestionado, permite abrandar automaticamente, parar se o trânsito a isso obrigar e, claro, arrancar quando possível.

e-Pedal permite arrancar, acelerar, abrandar e parar simplesmente aumentando ou diminuindo a pressão no acelerador

Quanto ao e-Pedal permite arrancar, acelerar, abrandar e parar simplesmente aumentando ou diminuindo a pressão no acelerador. O sistema, quando o acelerador é libertado aplica automaticamente os travões de fricção e hidráulicos regenerando energia para carregamento da bateria. Em subidas ou descidas, o LEAF mantém a posição até que o acelerador volte a ser pressionado.

Pro-Pilot é um passo para condução autónoma em fila única. O LEAF para e arranca ao ritmo do fluxo do trânsito

Há ainda o mais comum ProPilot Park, outro sistema para o estacionamento autónomo através do toque num botão.
Entretanto, o LEAF introduz uma tecnologia que ainda não estará disponível em Portugal: as baterias do automóvel podem também ser utilizadas como dispositivos móveis de energia. Através do Sistema X-Storage Home, os veículos podem ser totalmente integrados na rede elétrica e permitir aos seus proprietários tornarem-se participantes ativos no mercado energético. O sistema armazena energia nas horas mas económicas, ao mesmo tempo que controla como e quando esta é utilizada e até descarregar para a rede!
A bateria de 40 kwh carrega em 16 horas numa tomada caseira de 3kw e em metade do tempo se a potência for o dobro. Com o novo carregador de 7kw faz-se em 5 horas e meia.
Edição especial de lançamento
O início da comercialização, em Janeiro, contempla uma edição limitada, o LEAF 2.ZERO que será o primeiro modelo na Europa equipado com o ProPilot. Além disso, inclui carregamento rápido e semi-rápido, e-Pedal, sistema NissanConnect compatível com Appla CarPlay e Android Auto, telemetria, câmara de 360 graus com deteção de pessoas e objetos em movimento, jantes em liga leve de 17 polegadas, faróis de nevoeiro e vidros escurecidos. O preço recomendado são 34 950 euros.