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Pal-V, automóvel e autogiro

Três rodas, o PAL-V Liberty na configuração de automóvel revela um exercício engenhoso para arrumar as pás e toda a estrutura necessária ao voo (Foto PAL-V International BV)
Perfil e traseira continuam a estar mais ligados ao aspeto aeronáutico (Foto PAL-V International BV)
Pás do rotor traseiro recolhem no habitáculo, mais uma carlinga. Não falta a matrícula para a estrada, que não aparece à frente (Foto PAL-V International BV)
No modo autogiro, até a carlinga é elevada (Foto PAL-V International BV)
Vidro na parte inferior da porta, pára-brisas reduzido, não fora o volante todo um ambiente pouco ligado à imagem do automóvel(Foto PAL-V International BV)
Interior é compromisso entre as exigências da condução automóvel e da pilotagem de uma aeronave (Foto PAL-V International BV)
Diversidade de comandos e informação explicam porque é preciso brevet e 30 a 40 horas de treino de voo (Foto PAL-V International BV)
Toque de requinte no almofadado dos estofos em pele (Foto PAL-V International BV)
Para circular na estrada, não podem faltar os faróis tradicionais (Foto PAL-V International BV)
Rodas traseiras têm de ser carenadas por estarem separadas da "carroçaria" (Foto PAL-V International BV)
Dois motores Rotax asseguram os 100 cv do automóvel e os 200 cv do autogiro (Foto PAL-V International BV)
Luzes traseiras são montadas na carenagem das rodas (Foto PAL-V International BV)
São necessários cinco a dez minutos para transformar o automóvel em autogiro ou viceversa (Foto PAL-V International BV)
Apesar da facilidade, luvas, ao que parece, dão jeito para a operação (Foto PAL-V International BV)

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Voa e anda na estrada, mas é mais autogiro do que automóvel. Fabricado na Holanda, vai ser vendido a partir de 2019, quando todas as certificações estarão garantidas. Tem dois lugares, leva 20 quilos de carga e custará a bagatela de 299 mil euros, sem contar com os impostos portugueses. Chama-se PAL-V Liberty e já pode ser encomendado.

Quase 20 anos depois do lançamento do projecto, o PAL-V está pronto, certificado pelas autoridades aeronáuticas europeias (EASA) e norte-americanas (FAA) e os fabricantes dizem nada encontrar na legislação rodoviária europeia que o impeça de circular nas estradas. Aguardemos.

Falta saber se este curiosíssimo e versátil meio de transporte se vai impor. Os governantes holandeses acreditam nisso e têm dado grande apoio, e até financiamento, ao que consideram “uma inovação técnica com potencial económico”. Lá isso, parece!

Na versão automóvel, o PAL-V é propulsionado por um motor com 100 cv. Leva 9 segundos a acelerar de 0 a 100 e atinge os 160 km/h (…), no modo autogiro (200 cv), tem um raio de ação de 500 quilómetros e pode voar até 3500 metros de altitude à velocidade de 180 km/h

Para ter um PAL-V não basta a carta de condução, é preciso, naturalmente, um brevet e os conhecimentos inerentes de navegação, meteorologia, aerodinâmica e performances de voo. O resto serão 30 a 40 horas de treino, dependendo das aptidões e do talento do candidato a piloto. Não faltarão as escolas, acreditam os holandeses.

Anunciado como o autogiro mais estável de sempre, o Liberty faz lembrar um pequeno helicóptero com cabina oblonga e promete mais segurança do que estes (uma aterragem de emergência, mesmo sem motor, é menos problemática), além de que a pilotagem será mais fácil, pois os comandos estão limitados a um sistema mecânico – não é preciso utilizar as duas mãos e os pés. O facto de contar com dois motores (Rotax) constitui garantia suplementar de segurança, segundo os fabricantes do aparelho que também pode planar a baixa velocidade.

Ao contrário do helicóptero, o PAL-V não pode levantar nem aterrar na vertical, precisará sempre de um espaço entre os 90 e os 200 metros, uma pista que também pode ser em terra ou relva… Mas é, garantidamente, mais barato e pode fazer praticamente o mesmo com a vantagem de se guardar numa garagem. As dimensões não deixam dúvidas: 4 m de comprimento; 2 m de largura e 1,7 de altura na configuração automóvel, pois pronto para voar fica diferente e maior: 6,1 m de comprimento e 3,2 m de altura…

Mudança em cinco a dez minutos

Na versão automóvel, e só com três rodas, o PAL-V é propulsionado por um motor que debita 100 cv. Leva 9 segundos a acelerar de 0 a 100 e atinge os 160 km/h. O consumo médio anunciado é de 7,6 litros aos 100 e a autonomia de 1315 quilómetros. Isto porque há um depósito de 100 litros para gasolina super 95, o mesmo que, no modo autogiro (200 cv), pode assegurar um raio de ação 500 quilómetros, já que o consumo andará pelos 26 litros/hora. O tecto são 3500 metros e a velocidade máxima 180 km/h.

A transformação do automóvel em autogiro e vice-versa leva entre cinco a dez minutos.

Apenas dois lugares, sem mala (podem transportar-se 20 quilos) o PAL-V vai surgir com duas versões: Sport Edition, com um preço de 299 mil euros, e a Pionner Edition, limitada a 90 unidades, com todas as opções e elevado nível de personalização, o que atira o custo para os 499 mil euros.

Quem estiver interessado, pode fazer uma reserva sem compromisso por 2500 euros. Se a intenção for mesmo encomendar são 25 mil euros não reembolsáveis. Basta visitar www.pal-v.com/

A PAL-V International BV já tem imagens do Liberty a voar e a circular pelas ruas de Amesterdão. E são bem sugestivas

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