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Vem aí novo Duster Classe 1

Rosto com outra "maquilhagem" não impede imagem inconfundível do Duster (Foto Renault Portugal)
Ligeiramente mais comprido e mais baixo, o SUV feito na Roménia parece ter ganho outro equilíbrio (Foto Renault Portugal)
Nova conceção da traseira robustece o Duster e dá-lhe elegância (Foto Renault Portugal)
Mesmo na versão 4x2, agora com menos distância ao solo, o Duster permite alguns atrevimentos no fora de estrada (Foto Renault Portugal)
Sistema de controlo em descida, é de série em toda a gama, como a assistência ao arranque em subida (Foto Renault Portugal)
Descer e subir os 140 metros da pedreira de Vila Viçosa foram desafio que atesta das capacidades deste SUV (Foto Renault CPortugal)
Interior renovado e mais qualidade, apesar da simplicidade e dos materiais vulgares (Foto Renault Communication)
Computador de bordo com imagens digitais, no painel de instrumentos de grafismo simples (Foto Renault Communication)
Algum cuidado nos acabamantos da consola, evidencia a preocupação com os pormenores (Foto Renault Communication)
No lado esquerdo do volante multifunções, os controlos do cruise-control e do limitador de velocidade (Foto Renault Communication)
Do outro lado, os comandos do computador de bordo (Foto Renault Communication)
Na versão 4x4, um botão rotativo permite gerir as três opções da transmissão; em baixo, os interruptores do cruise-control e do limitador de velocidade (Foto Renault Communication)
Banco do condutor tem apoio de braço, na versão Prestige, a mais equipada (Foto Renault Communication)
Atrás, a oferta em termos de espaço não penaliza o Duster (Foto Renault Communication)
Não falta uma gaveta, com 2,8 litros de capacidade, sob o banco do passageiro da frente (Foto Renault Communication)
Bagageira ganhou ganhou 30% na capacidade que agora é de 478 litros, com o pneu sobressalente (Foto Renault Communication)
Banco traseiro rebate na proporção 60x40 e aumenta a capacidade de carga para 1623 litros (Foto Renault Communication)
Câmara de marcha atrás inclui as guias de orientação para facilitar a manobra (Foto Renault Communication)
Sistema de quatro câmaras, opcional, garante outra amplitude de visão ao condutor, sobretudo face a obstáculos mais difíceis (Foto Renault Communication)
Nas versões 4x4, bússula, indicadores de inclinação lateral e dos ângulos de subida e descida estão disponíveis (Foto Renault Communication)
Cartão mãos-livres, que implica botão de arranque, figura na lista dos extras (Foto Renault Communication)

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E pronto, dia 29 de Junho, o novo Duster chega a Portugal, como veículo de Classe 1. Uma mexida na suspensão dianteira resolveu o problema criado pela legislação aberrante que continuará a penalizar o 4×4. Parecido e diferente, melhor, o mais famoso dos Dacia continuará a ter preços muito competitivos: desde 14 900 euros, a gasolina, e a partir de 16 500 euros, com motorização diesel.

Depois do Kadjar, foi no Dacia Duster que a Renault teve de mexer para adequar à realidade nacional um SUV que é, desde há oito anos, uma das grandes surpresas do mercado automóvel. As soluções foram diferentes e, neste caso, bastou recorrer a amortecedores dianteiros específicos com o apoio da mola rebaixado 20 mm (!). Para o 4×4, que até tem números interessantes entre os 7 500 Duster vendidos em Portugal, não houve remédio, e lá vai a “machadada” nas portagens. Resta esperar que quem de direito se entenda de vez em relação a uma regra que todos entendem sem sentido e ninguém consegue ultrapassar para impor o bom senso…

 A mexida na suspensão, que baixou a distância ao solo para 18,6 cm, em pouco ou nada afeta o desempenho do 4×2 no fora de estrada

Parecido e diferente, ligeiramente maior (+2,5 cm), mais alto e um pouco mais estreito, proporções idênticas, o novo Duster tem outro rosto, mais moderno, com grelha alargada, faróis “puxados” aos extremos da carroçaria, capô mais horizontal, cintura mais elevada, novas proteções e um para-brisas mais inclinado (a base avançou 10 cm). Atrás destaca-se a adoção da assinatura luminosa da Dacia com as óticas de quatro quadrados, também elas reposicionadas para aumentar a sensação de largura. Novas jantes e outras barras de alumínio no tejadilho completam a mudança.

O novo Duster será proposto com o motor 1.2 TSE a gasolina com 125 cv, unicamente com tração dianteira, e as propostas diesel, que compreendem a tração integral, utilizam o reputado 1.5 DCI na versão de 110 cv. Todos contam com a transmissão manual de seis velocidades.

Nove cores e três níveis de equipamento

Os níveis de equipamento para uma paleta de nove cores são três – Essential, Comfort e Prestige – e garantem pacotes equilibrados, também no que respeita ao preço. A versão base é um verdadeiro carro de trabalho: espartano, dispensa as jantes em liga e até o ar condicionado é opção. A opção intermédia, já tem as jantes em liga e o ar condicionado manual, volante multifunções em couro, retrovisores elétricos, regulador de velocidade, vidros escurecidos atrás, faróis de nevoeiro e estofos em tecido preto. A isto, o Prestige, que representa 80% das vendas, acrescenta o que faz a diferença: estofos em couro, banco do condutor com apoio de braço e regulável em altura e no apoio lombar, quatro vidros elétricos, alerta de ângulo morto, câmara traseira, sistema de navegação (cartografia do país) e jantes em liga leve de 17 polegadas. Propõe ainda em opção o ar condicionado automático, câmara multivistas (quatro câmaras), cartão mãos livres e ignição através de botão, pneu sobressalente, cartografia da Europa Ocidental na navegação e pintura metalizada.

Guiámos os novos Duster entre Lisboa e o Alentejo e confirmámos as melhorias já apontadas, designadamente em matéria de conforto. A insonorização melhorou, mas na autoestrada, com vento, o resultado pareceu-me menos brilhante, ainda que importe o devido desconto à configuração SUV. O veículo made in Roménia não é o único a “sofrer” com o movimento do ar…

Capacidade notável

Em matéria de consumos, o diesel 4×2 não trai expetativas, já a motorização a gasolina, muito despachada, não se destaca nos aspetos da economia. E como as últimas imagens são as que perduram, registo para o facto de a mexida na suspensão, que baixou a distância ao solo para 18,6 cm, em pouco ou nada afetar o desempenho do 4×2 no fora de estrada. Fizemos um percurso por trilhos da Serra de Ossa, caminhos por onde a esmagadora maioria dos proprietários de um Duster nunca irá aventurar-se, e o desempenho, tão honesto como capaz, dispensou críticas. Naturalmente, o 4×4  (21 cm de distância ao solo e melhores ângulos para o TT) é muito diferente, e foi vê-lo, em segurança, “agarrado” ao sistema de controlo de descida, descer aos 140 metros de profundidade de uma grande pedreira de Vila Viçosa e vir por ali acima, caminho estreito e pedregoso, com desenvoltura. Mas quem faz habitualmente todo-o-terreno está avisado do que vale o “baratinho”…

A gama de preços, como referimos, começa nos 14 900 euros, para o TCE a gasolina (16 500 euros para o Comfort e 18 400 euros se for o Prestige). Os diesel 4×2, disponíveis apenas nas duas versões de equipamento superiores, custam, respetivamente, 19 650 e 21 400 euros. Enfim, o 4×4 também com o DCI de 110 cv, está disponível por 21 500 e 23 900 euros.

Para mais informações, ler aqui: sobre o 4×2 – Duster é mais do que se espera; sobre o 4×4 – Duster “faz-tudo” baratinho.

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CARATERÍSTICAS TÉCNICAS

Dacia Duster TCe 125

Motor: 1197 cc, turbo, gasolina, injeção direta, start/stop

Potência: 125 cv/5300 rpm

Binário máximo: 205 Nm/2300 rpm

Transmissão: 4×2, caixa manual de seis velocidades

Aceleração 0-100: 10,4 s

Velocidade máxima: 177 km/h

Consumos: misto – 5,5 litros/100; estrada – 6,6; urbano – 7,3

Emissões CO2: 138 g/km

Mala: 478/1623 litros (com pneu sobressalente)

Preço: desde 14 900 euros

Dacia Duster DCi 110

Motor: 1461 cc, turbodiesel, injeção direta, start/stop

Potência: 110 cv/4000 rpm

Binário máximo: 260 Nm/1750 rpm

Transmissão: 4×2, caixa manual de seis velocidades

Aceleração 0-100: 11,8 s

Velocidade máxima: 171 km/h

Consumos: misto – 4,4 litros 100; estrada – 6,6; urbano – 7,3

Emissões CO2: 115 g/km

Mala: 478/1623 litros (com pneu sobressalente)

Preço: desde 19 650 euros

Dacia Duster DCi 110 4×4

Motor: 1461 cc, turbodiesel, injeção direta, start/stop

Potência: 110 cv/4000 rpm

Binário máximo: 260 Nm/1750 rpm

Transmissão: 4×4, caixa manual de seis velocidades

Aceleração 0-100: 12,6 s

Velocidade máxima: 169 km/h

Ângulos TT: ataque – 30; ventral – 21; saída – 33

Consumos: misto – 4,7 litros 100; estrada – 4,8; urbano – 4,7

Emissões CO2: 123 g/km

Mala: 414/1594 litros (com pneu sobressalente)

Preço: desde 21 500 euros