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BMW/Mini têm escola especial

Uma antiga base aérea recebe a academia de Maisach, nos arredores de Munique (Foto BMW Press Club)
Saladin Karl começa por explicar como se consegue uma correta posição de condução (Foto João Vasco/BMW Portugal)
A Física... também se relaciona com a condução e não se dispensa a teoria do Círculo de Kamm (Foto João Vasco/BMW Portugal)
"Dez para duas"? Não! É assim que se pega no volante, na Academia de Maisach (Foto João Vasco/BMW Portugal)
Os pinos e o slalon ajudam a praticar uma correta movimentação do volante (Foto João Vasco/BMW Portugal)
Travar tem de ser um ato decidido e aqui confirma-se aquilo que todos sabemos, mais depressa, mais longe se para... E a diferença é mesmo grande (Foto João Vasco/BMW Portugal)
Contornar um obstáculo em travagem, aproveitando o ABS. O pé não é para levantar! (Foto João Vasco/BMW Portugal)
Travagem forte, violenta mesmo, põe o Mini nos eixos quando se força a subviragem (Foto João Vasco/BMW Portugal)
A manobra evasiva mais conhecida do cinema, também se aprende: arranque em marcha atrás, meio pião e saída de frente. Custa é acertar com o Neutral da caixa automática... (Foto João Vasco/BMW Portugal)
A manobrabilidade do Mini continua a ser referencial e com os 231 cv do John Cooper Works ganha outra expressão (Foto João Vasco/BMW Portugal)
Escola tem ao serviço praticamente toda a gama BMW, além dos Mini John Cooper Works (Foto BMW Press Club)
Também é possível ir com os M à pista nos programas da Academia (Foto BMW Press Club)
Aulas de drift, são outra opção e vimos um pouco desse gozo em Maisach (Foto BMW Press Club)
A BMW e Mini Driving Experience estende-se à Suécia e aí, claro, é mais fácil aprender a andar no gelo e na neve (Foto BMW Press Club)
I8 e I3 integram a frota, preparada também para o novo mundo da condução autónoma (Foto BMW Press Club)
Oferta de programas também passa pela pista de obstáculos para ensaiar todas as capacidades dos SUV da marca alemã (Foto BMW Press Club)
Entre as propostas mais recentes, o todo-o-terreno na Namíbia. A Academia também esta na África do Sul (Foto BMW Press Club)
Formação inclui programas específicos para os motards, que têm também gama alargada ao dispôr (Foto BMW Press Club)

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Sabia que mais de 100 mil automobilistas recebem todos os anos formação nas academias BMW/MINI?  Não se trata de formar pilotos, antes de umas horas de divertimento e, para alguns, certamente também de surpresa sobre especificidades da condução e das capacidades do automóvel atual. Treinam-se algumas manobras que ajudam a vencer situação vulgares, as quais contribuem, inequivocamente, para um aumento da segurança. E também se fazem habilidades de cinema…

O projeto que hoje anda mesmo sobre rodas nasceu em 1977 e tem por “quartel-general”, uma antiga base aérea, em Maisach, nos arredores de Munique. E foi aí que participei numa ação básica do programa intitulado Mini Driving Experience, que utiliza os atrativos John Cooper Works, com os seus respeitáveis 231 cv e a caixa automática.

Aquilo que os instrutores transmitem num curso básico não constitui novidade para a maioria dos apaixonados da condução – nem introduz nada de novo face ao que é ensinado noutras escolas do género –, mas é o suficiente para corrigir muitos dos comportamento incorretos presenciados tão vulgarmente no quotidiano que somos levados a pensar poderem vir da própria formação.

A BMW tem um monte de propostas – drift, gelo, pista –, mundo fora, e até já chega ao TT Na Namíbia. Todas as máquinas, automóveis, elétricos e híbridos, autónomos, até as motos tudo está previsto. Um bom serviço, muito profissional, transformado também, parece-me, num bom negócio.

Tudo começa, como não podia deixar de ser, pela posição de condução, pelo ajuste da mecânica do corpo de forma a permitir a melhor utilização das pernas, fundamentalmente, no ato de travagem, e dos braços de modo a fazermos uma correta utilização do volante. E, claro, da posição das costas.

Travar é mesmo… travar!|

Estas “balelas”, para uns, “vulgaridades” para outros, encarregam-se os instrutores de provar serem de capital importância. Porque travar é mesmo aplicar toda a força possível sobre o pedal, o que não se consegue com as pernas esticadas; e rodar o volante tem de ser um movimento tão natural que, constata-se, nem todos conseguem fazer bem… Para virar à direita, usa-se o braço esquerdo e o outro “segura” o anel formado por polegar e indicador que deixa correr o volante. No sentido contrário, é o inverso, óbvio. O movimento com as duas mãos fica para as manobras em que é mais reduzido o raio de viragem. Qualquer das ações implica que os cotovelos fiquem praticamente a 90 graus? Já viu como senta um piloto de ralis? Não é por acaso… Com os braços esticados até corre o risco de se lesionar seriamente em caso de abertura do airbag! Ah, e esqueça a teoria das “dez para duas” como pega do volante. Registe: 3 e 9 horas. Se quiser, um–quarto–para –as– três! É assim qie se ensina na Academia BMW/Mini.

A Mini Driving Experience proporciona mesmo muitos momentos para sorrir

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Para tudo isto, o banco tem de estar regulado e sabe qual é o primeiro ajuste a fazer? A altura! A visibilidade não deve ser descurada. Os instrutores aconselham que deixe uma mão fechada entre o tejadilho e a cabeça e explicam que o facto de se regular primeiro a altura tem a ver com a extensão do banco, já que a primeira regulação condiciona a segunda. Experimente! Enfim, o recosto é um apoio natural e para que tudo quanto fica dita faça sentido, as costas devem estar quase direitas. Reclinado é para dormir…

Depois de tudo isto, a mensagem é a importância da travagem e a sua relação com a velocidade. Como aviso, pois ninguém tem dúvidas de que quanto mais depressa, mais distante fica o ponto de imobilização. Aviso: travar é um ato decidido. O que eles se encarregam de nos mostrar ao volante. E se não havia dúvidas, o que a prática releva, com ajuda dos pinos, leva muitos a pensar duas vezes. Parar numa curta distância não é assim tão simples. Mas travar tem de ser um ato decidido sempre, porque hoje o ABS permite continuar a controlar a direção do carro, e essa é outra situação que se experimenta e treina. Também para aprender que o exagero pode ser comandado, mesmo em piso bem molhado, com a tal travagem decidida, decidida mesmo, uma ação daquelas a fazer pensar que a violência da ação vai empurrar o pedal para fora do carro… “Travar, é isso mesmo”, dizia Saladin Karl, o líder dos instrutores que nos acompanhou ao longo de uma tarde cinzenta em  Maisach. E na curva de 180 graus entre pinos e sobre a pista constantemente regada, o crescendo de velocidade provava que, acima dos 60 Km/h e dos limites, bastava uma travagem bem forte para recolocar o Mini nos eixos e  ir “agarrar” com naturalidade a frente em perda por subviragem e sair do aperto com os 231 cv na mão…

Estilo James Bond

A despedida guarda o mais divertido: aquela manobra de evasão muito usada no cinema: arrancar em marcha atrás, meio pião e saída “natural” de frente… A habilidade ao estilo James Bond, feita sobre água é claro, nem é muito difícil mas tem que se lhe diga. A torção decidida no volante, feita com a mão esquerda a agarrar por baixo o braço direito do volante, para permitir um movimento rápido de 180 graus, é feita com a caixa automática em Neutral e é essa a dificuldade maior: pressionar o unlock do seletor e dar o toque ligeiro no sentido do “N” e esperar aqueles centésimos da resposta… tudo isto enquanto de vira o volante. Ora, aí, as mais das vezes, já se engrenou o “D” antes de tempo e a saída não é tão perfeita e rápida como se espera. Há quem faça à primeira… mas com treino vai lá. Para experimentar, arranje espaço e alcatrão bem molhado se tem amor aos pneus…

É uma tarde bem passada. Para programas que vão além do básico, a BMW tem um monte de propostas – drift, gelo, pista entre 50 cursos –,  30 países mundo fora, entre os quais Estados Unidos, Coreia do Sul, e mais perto, por exemplo Suécia e Holanda. E até já chega ao todo-o-terreno na Namíbia e na África do Sul. Todas as máquinas, automóveis, elétricos e híbridos, autónomos, até as motos tudo está previsto. Um bom serviço, muito profissional, transformado também, parece-me, num bom negócio.

Para obter informações: drivingexperience@bmw.de