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Diesel num senhor descapotável

Estilo inconfundível e uma interpretação mais "soft" da grelha duplo rim (Foto BMW Media)
Perfil de grande elegância para postura irreprensível em estrada (Foto BMW Media)
Integração perfeita dos escapes numa traseira muito esculpida (Foto BMW Media)
Simplicidade pode ser virtude para potenciar o requinte (Foto BMW Media)
Painel de instrumentos digital segue a lógica transversal a toda a gama (Foto BMW Media)
Ecrã digital continua a ser também operado através do botão tradicional do i-Drive (Foto BMW Media)
Numa consola muito técnica, a surpresa do seletor da caixa automática em vidro facetado (Foto BMW Media)
Excelentes bancos desportivos, cómodos e com muito apoio, podem ser refrigerados (Foto BMW Media)
Atrás, espaço e conforto deixam a desejar, apesar do luxo (Foto BMW Media)
Escolha de materiais irrepreensível e atenção ao detalhe - nada que surpreenda (Foto BMW Media)
Com capota, o 840d Cabrio continua a ter imagem conseguida (Foto BMW Media)
Demora 15 segundos o "bailado" que abre ou fecha a capota; pode ser feito em andamento até aos 50 km/h (Foto BMW Media)
Neste caso, o duplo rim cresceu na largura, solução mais consensual (Foto BMW Media)
Tampa da mala é aproveitada para projetar o defletor aerodinâmico (Foto BMW Media)
Refrigeração e aerodinâmica apuradas ao pormenor, como aqui nos guarda-lamas dianteiros (Foto BMW Media)
Um dos sistemas que faz a diferença: xDrive, a tração integral (Foto BMW Media)
Luzes de tecnologia laser, opcional que vale dois mil euros (Foto BMW Media)
Retrovisores incluem as luzes de mudança de direção (Foto BMW Media)

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É um daqueles automóveis que nos desarma. Foi feito para gastar adjetivos. O BMW 840d xDrive Cabrio até conquista aqueles que, como eu, nem são fãs do descapotável. Exemplo da arte de bem fazer até nos leva a lamentar que automóveis assim estejam em risco por causa do motor Diesel. Uma máquina quando é preciso, sabe ser económico se alguém se preocupar com isso… Pior, claro, o preço – os 130 500 euros, afinal sempre muito mais, pois quem pode não dispensa aqueles muitos extras para ajudar à diferença.

Em matéria de estética, estamos conversados. Venha o primeiro que diga não ter parado para olhar. É difícil um automóvel assim passar despercebido. Espetacular! Com ou sem a capota, que abre ou fecha em 15 segundos e é operável em andamento até aos 50 km/h. Claro, na versão a céu aberto, a mala sai penalizada. Não há milagres.

E por ser assim, convém deixar desde já claro que, apesar das dimensões (4,85 m de comprimento e 1,90 de largura) e da distância entre eixos (2,82 m) este quatro lugares faz lembrar os acanhados 2+2. Quem viajar atrás lamentará a falta de espaço e o pouco conforto, apesar do aparato e do luxo dos bancos. Mas não é o único neste patamar da oferta.

Senhor descapotável, nobreza dos seis cilindros num Diesel cheio vitalidade, este grande BMW 840d xDrive, tração integral, quatro rodas direcionais, caixa automática de oito velocidades é um combinado de força, classe e qualidade que não pode deixar ninguém indiferente

À frente, é outra coisa: desafogo, conforto e a excelência de dois bancos desportivos que permitem todas as regulações, elétricas claro está, e contribuem para uma posição de condução a dispensar motivo para críticas. O volante multifunções “cai-nos” nas mãos e também ele ajuda a disfrutar do que vai revelar-se uma surpresa. Lá iremos…

Luxo, requinte, qualidade e… chinesices

Antes disso, naturalmente estamos num ambiente de luxo e requinte, escolha de materiais irrepreensível, qualidade inquestionável, a imagem superlativa do Premium, acrescida, obviamente, do digital e toda uma panóplia high-tech. Ora, por isso mesmo, faz confusão que o painel de instrumentos pouco difira daquele do Série 1, e custa a aceitar concessões como aquela tentação achinesada do seletor de velocidades em vidro facetado ao estilo do diamante. Há gostos para tudo…

Neste campo, há outras fidelidades das quais o construtor da Baviera não prescinde. Ainda existem 56 teclas e mais 17 comandos tradicionais, apesar de lá estar o grande botão rotativo do iDrive para gerir um sistema de infoentretenimento com o software conhecido e relativamente fácil de operar.

O que os olhos não vêem, mesmo que adivinhem, é o portento tecnológico de automóvel que tudo isto esconde. Desde logo um seis cilindros 3.0 turbodiesel com 320 cv e o binário esclarecedor de 700 Nm. Não surpreende, por isso, que estas duas toneladas de descapotável valham uma aceleração de 0 a 100 em 5,2 segundos, além dos sacramentais 250 km/h em velocidade de ponta. Eu sei que há vertigem maior, mas é um gozo a naturalidade desta capacidade e o que se segue com a caixa automática de oito velocidades a fazer tudo com mandam as regras. Ou as patilhas do volante, resposta pronta para outra dimensão da experiência que nos permite confirmar que (ainda) há mesmo propostas desportivas a Diesel.

Assertivo e desconcertante a curvar

Então e a curvar? Pois bem, quatro rodas motrizes e quatro rodas direcionais são o complemento de um casamento feliz. Com a firmeza própria dos BMW, que não invalida uma suavidade notável e um nível de conforto assinalável, este 840d Cabrio, preparado para compensar a diferente rigidez face ao coupé, revela uma assertividade notável em curva e um desembaraço desconcertante nos encadeados mais ziguezaguentes.

E para quem gosta de levar a condução mais para o lado da pilotagem, já se sabe, basta desligar o controlo de estabilidade para entrar noutra dimensão e ensaiar a forma de corrigir algumas escorregadelas, pequenas derivas e recorrer algumas vezes a ligeiras contrabrecagens. Não é necessariamente preciso para quem quiser andar depressa, o que esta na génese do grande cabrio alemão. Por isso, não faltam os cinco modos de condução: Comfort; Eco Pro; Sport; Sport Plus; Adaptative.

Espantoso é que em ritmo de passeio, toada a que tantas vezes convida a condução a céu aberto, conseguem-se consumos inesperados, como os 8,2 que o computador de bordo registou em autoestrada a 120 km/h controlados pelo cruise-control adaptativo Fugindo para o exagero, não poderá ser surpresa que os números subam, e facilmente, para os dois dígitos.

Enfim, registo para um pormenor que ninguém esquece depois de experimentar este 840d Cabrio: a facilidade de manobra em parque, por ação das quatro rodas direcionais, é impressionante e torna fácil estacionar um automóvel que está longe de ser pequeno… Até obriga a sorrir!

Como é fácil gastar dinheiro

Tradição da marca, mesmo que o nível de equipamento seja aceitável, é longa, muito longa a lista de opcionais para este Série 8.

E para ara se ter uma ideia da tentação que constitui equipar um automóvel assim, registe que a versão que conduzi contava com 17 325 euros (!) de em extras. Tome nota: fecho suave das portas, 292 euros; assistente de condução profissional, 1 569; jantes de 20 polegadas, 1 097; para-brisas de conforto climático, 211; ventilação ativa dos bancos dianteiros, 715; controlos com detalhes em vidro, 552; pack aquecimento comfort à frente, 666; air collar, 552; pack M, 5 634; pack aquecimento comfort à frente, 666; pack desportivo M, 5 634; luzes laser, 2024; assistente de estacionamento Plus, 430; sistema áudio surround Bowers&Wilkins, 3 162; frisos exteriores BMW individual, 414.

Senhor descapotável, nobreza dos seis cilindros num Diesel cheio vitalidade, este grande BMW 840d xDrive, tração integral, quatro rodas direcionais, caixa automática de oito velocidades é um combinado de força, classe e qualidade que não pode deixar ninguém indiferente.

FICHA TÉCNICA

BMW 840d xDrive Cabrio
Motor: 2993 cc, seis cilindros, turbodiesel, injeção direta, intercooler, start/stop
Potência: 320 Cv/4 400 rpm
Binário máximo: 700 Nm/1 750 – 2 250 rpm
Tração: integral, caixa automática de oito velocidades, com patilhas no volante
Aceleração 0-100 km/h: 5,2 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h
Consumo médio: 6,8-7,3 l/100 km
Emissões de CO2: 177-190 g/km
Bagageira: 280/350 litros
Preço: 151 810 euros, versão ensaiada; 130 500 euros, versão base