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Opel Astra renovado com alma

Personalidade inalterada em maquilhagem suave: preocupação maior foi a aerodinâmica (Foto Opel Media)
Carenagem sob o compartimento do motor melhorou fluxo de ar sob o automóvel (Foto Opel Media)
Sempre um modelo que se afirma por um pisar decidido (Foto Opel Media)
Cockpit continua a seguir uma filosofia muito própria e muito alemã (Foto Opel Media)
Digitalização chega ao painel de instrumentos com velocímetro configurável (Foto Opel Media)
Compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto no ecrã tátil central (Foto Opel Media)
Ar condicionado automático bizona só não integra versão de entrada (Foto Opel Media)
Carregamento wireless para telemóvel na consola central (Foto Opel Media)
Diesel pode contar com caixa automática de nove velocidades; 1.4 Turbo a gasolina recebe transmissão CVT (Foto Opel Media)
Entre as opções, um sistema áudio Bose com amplificador digital e subwoofer (Foto Opel Media)
Bancos desportivos na versão Ultimate com oito regulações, apoio de pernas extensível e apoio lombar regulável (Foto Opel Media)
Níveis de habitabilidade mantêm-se e o espaço é generoso (Foto Opel Media)
Bagageira do hatchback tem 370 litros de capacidade e vai até aos 1210 com os bancos rebatidos (Foto Opel Media)
Imagem desportiva alia-se ao lado prático da Sports Tourer (Foto Opel Media)
Grande portão traseiro permite plano de carga em bom nível (Foto Opel Media)
Versatilidade continua a ser caraterística da carrinha: capacidade de carga vai dos 540 aos 1630 litros (Foto Opel Media)
Portão da mala pode fechar automaticamente e ter sensor de pé na Sports Tourer (Foto Opel Media)
Sempre mais-valia a considerar, os faróis Led IntelliLuz são de série no Ultimate e custam 1 250 euros para o GS Line (Foto Opel Media)

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Um Astra renovado com lógica Opel, no consulado PSA. Interessante! Como já tinha sido a substituição do Corsa e a salvaguarda dos genes alemães no best-seller da marca. Arquitetura melhorada, novos motores com destaque para os três cilindros a gasolina e Diesel, caixas manuais de seis velocidades, de variação contínua ou automática com nove relações e aí temos o fôlego capaz de manter – e bem! – o Astra, com maquilhagem suave, por mais uns tempos. Os preços começam nos 24 690 euros.

Com as duas carroçarias conhecidas, hatcback e Sports Tourer, a Opel anuncia este Astra como o mais eficiente de sempre do ponto de vista ambiental. Houve uma redução de 21 por cento nas emissões e agora surge uma gama preparada para cumprir a média de 95 g/km de CO2 que vai vigorar em 2020. Para isso contribuem o filtro de partículas no motor a gasolina e o catalisador de redução seletiva no Diesel.

Desenvolvidos em Rüsselsheim, ao abrigo do programa inicial daquele que foi Carro Internacional do Ano em 2016, os novos motores, bloco e cabeça em alumínio, são os três cilindros 1.2 turbo e 1.4 Turbo, ambos a gasolina com 130 cv e 145 cv, respetivamente, e o 1.5 turbodiesel a debitar 122 cv. Exceção feita ao 1.4, que recebe uma transmissão de variação contínua com sete relações virtuais, todos surgem acoplados a uma caixa manual de seis velocidades; o Diesel pode ser equipado com uma caixa automática de nove velocidades.

Operação bem concretizada no sentido da atualização do Astra, toda desenvolvida pela Opel, com nota para as novas motorizações de três cilindros e atendendo às preocupações de eficiência ambiental a pensar nas regras que vão entrar em vigor

Novas afinações de chassis, outros amortecedores e eixo traseiro com paralelogramo de Watt e uma direção mais direta contribuem para um comportamento que nos pareceu muito equilibrado num primeiro e breve contacto com os renovados Astra. A suavidade dos dois novos três cilindros merece igualmente reparo, tanto pela resposta como pelo silêncio de marcha a denotar cuidado na insonorização.

Com uma primeira abertura ao digital no velocímetro – configurável – colocado em posição central no painel de instrumentos, o Astra conta com um pacote enriquecido em matéria de sistemas de assistência, infoentretenimento, conetividade e conforto. Destacam-se a nova câmara dianteira que deteta veículos e  peões, navegação com informações em tempo real, carregamento de telefones por indução na consola central e os faróis LED IntelliLux.

O equipamento pode ainda passar pelo cruise-control adaptativo, alerta de colisão dianteira e travagem automática de emergência, bancos dianteiros com ventilação e massagem e abertura e fecho do portão da bagageira com sensor de pé.

Razoável pacote de equipamento

Há três níveis de equipamento – Business Edition, GS Line e Ultimate – e a oferta de série contempla em todos sensores de luz e de chuva, fecho centralizado, ar condicionado, apoio de braços regulável entre os bancos dianteiros, rádio IntelliLink Multimedia compatível com Apple CarPlay e Android Auto, programador de velocidade com limitador, sensores de estacionamento, espelhos retrovisores exteriores com regulação elétrica e aquecimento, e jantes em liga leve, entre muitos outros.

Operação bem concretizada no sentido da atualização do Astra, toda desenvolvida pela Opel, com nota para as novas motorizações de três cilindros e atendendo às preocupações de eficiência ambiental a pensar nas regras que vão entrar em vigor.

Os preços do 1.2 de 130 cv começam nos 24 690 euros, enquanto o 1.4 com caixa CVT custa 33 290 euros. O Diesel arranca nos 28 190 euros, 36 290 com caixa automática

Quanto à Sports Tourer os preços para as mesmas opções são, respetivamente, de 25 640 euros; 34 240 euros; e 29 140 euros ou 37 240 com caixa automática.

O novo Astra visto pela Opel

FICHAS TÉCNICAS

Opel Astra 1.2 Turbo

Motor: 1.2 Turbo, três cilindros, gasolina, start/stop

Potência: 130 cv/5500 rpm

Binário máximo: 225 Nm/2000-3500 rpm

Transmissão: caixa manual de seis velocidades

Aceleração 0-100: 10,5 s (10,7s*)

Velocidade máxima: 215 km/h

Consumos (WLTP):5,5-6,2  L/100 (5,6-5,3*)

Emissões CO2: 125-119 g/km (128-121*)

Bagageira: 370/1210 L (540-1630*)

Preço: desde 24 690 euros (25 640 euros*)

*Valores para a Sports Tourer

Opel Astra 1.4 Turbo

Motor: 1.4 turbo, três cilindros, gasolina, start/stop

Potência: 145 cv/5000-6000 rpm

Binário máximo: 236 Nm/1500-3500 rpm

Transmissão: Caixa de variação continua, sete relações virtuais

Aceleração 0-100: 9,9

Velocidade máxima: 210 km/h

Consumos (WLTP): 6-5,6 L/100

Emissões CO2: 136-128 g/km (139-131*)

Bagageira: 370/1210 L (540-1630*)

Preço: desde 33 290 euros (34 240 euros*)

*Valores para a Sports Tourer

Opel Astra 1.5 Turbo D

Motor: 1.5 Turbo, três cilindros, gasolina, start/stop

Potência: 122 cv/3500 rpm

Binário máximo: 300 Nm/1750-2500 rpm (285 Nm/1500-2750 rpm*)

Transmissão: caixa manual de seis velocidades ou automática com nove relações

Aceleração 0-100: 10,3 s (10,9s*) – 10,5/11,1 s**

Velocidade máxima: 210 km/h (205 km/*);

Consumos (WLTP): 4,7-4,4 L/100 (5,3-5*); 4,7-4,4/5,4-5,1**

Emissões CO2: 122-115 g/km (138-130*); 123-115/141-132**

Bagageira: 370/1210 L (540-1630*)

Preço: desde 28 190 euros (29 140*); 36 290/37 240**

*Valores para a Sports Tourer

** Valores com caixa automática