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Poupar seis mil euros num e-Niro

Em vez da rede, uma chapa com grandes aberturas a fazer a divisão (Foto SP/Milhas)

Capa em lona prolonga a chapeleira; uma e outra são amovíveis (Foto SP/Milhas)

Em utilização particular, a bagageira funciona como se os bancos estivessem rebatidos (Foto SP/Milhas)

Vidro escuros atrás "escondem" a transformação (Foto SP/Milhas)

Imagem de modernidade e bons materiais no interior (Foto SP/Milhas)

Crossover interessante e os pormenores em azul a fazer a diferença do elétrico (Foto SP/Milhas)

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Poupar seis mil euros num automóvel elétrico é aquilo que a Kia propõe com a recuperação dos “redinhas”, os comerciais de dois lugares há uns anos populares, uma solução agora aplicada ao e-Niro e da qual podem beneficiar empresas e particulares. O preço, deduzindo todas as vantagens, arranca nos 23 990 euros…

A proposta que oferece uma bagageira com a capacidade 1,5 m3 é válida para as duas baterias disponíveis – 39,2 e 64 kWh. Trata-se uma transformação, muito simples, feita em Portugal por encomenda, e que permite colocar o e-Niro Van num patamar de competitividade elevado, pois, além da recuperação do IVA para empresas e particulares, permite ainda o acesso ao apoio do Fundo Ambiental para aquisição de veículos elétricos, o qual pode chegar aos seis mil euros também para empresas ou particulares.

Este e-Niro Van é uma “invenção” que pode servir os interesses de pequenas empresas mas também daqueles que só precisam de um automóvel para duas pessoas e querem apostar na mobilidade elétrica

Quem adquirir este e-Niro Van tem ainda a possibilidade, pelo menos enquanto a legislação se mantiver, de ficar com o automóvel ou revendê-lo, ao fim de dois anos, voltando a instalar o banco traseiro que é sempre do proprietário do veículo.

A transformação passa pela colocação de uma antepara metálica atrás dos bancos dianteiros, contempla a possibilidade de tapar integralmente o espaço da bagageira com uma lona que dá continuidade à chapeleira de origem. Uma e outra podem ser retiradas criando um espaço de carga capaz de rivalizar com alguns pequenos furgões. E como os vidros traseiros são escurecidos, o veículo comercial passa completamente despercebido.

O Kia e-Niro, consoante a bateria escolhida é anunciado com autonomias de 289 ou 455 quilómetros, no ciclo combinado WLTP, as quais se estendem aos 405 e 615 quilómetros em circuito urbano.

A versão com bateria de 39,2 kWh recebe um  motor síncrono de íman permanente a debitar 136 cv e o binário de 395 Nm, acelera de 0 a 00 em 9,8 segundis e atinge os 155 km/h em velocidade máxima. O consumo anunciado é de 15,3 kWh/100 km. A bateria de maior capacidade, conta com um motor de igual tecnologia, 204 cv e também 395 Nm de binário, o que lhe permite acelerar de 0 a 100 em 7,8 segundos e atingir os 167 km/h em velocidade de ponta. O consumo anunciado aumenta para 15,9 kWh/100 km.

Pronto para carga rápida de 100 kWh

Quando a tempos de carga, com um cabo doméstico e corrente de 220V (10A) a bateria de 39,2 kWh precisa de 18 para uma carga completa; com 7,2 kWh e um cabo combo o tempo baixa para as seis horas; quanto à carga rápida (100 kw e 80% da capacidade), bastam 54 minutos.

No caso da bateria de 64 kWh, para as mesmas situações, temos 29 horas,  sete horas e os mesmo 54 minutos.

Em termos de equipamento, o e-Niro Van inclui o essencial das outros versões nomeadamente um completo pack de ajudas eletrónicas à condução, infoentretenimento com navegação e monitor central de 10,25”, câmara traseira, chave inteligente, travão de estacionamento elétrico, bancos em tecido e pele, seleção de modos de condução e patilhas no volante para controlo do nível de regeneração da bateria.

A garantia, que abrange bateria e motor elétrico é de sete anos ou 150 mil quilómetros. É oferecido o cartão de fornecimento de energia GOelectric.

Quanto a preços, sem IVA e descontando as campanhas comerciais, temos €29 990 e €34 000, antes de retirar o apoio do Fundo Ambiental.

Este e-Niro Van é uma “invenção” que pode servir os interesses de pequenas empresas mas também daqueles que só precisam de um automóvel para duas pessoas e querem apostar na mobilidade elétrica.

(Para ler o ensaio do e-Niro de cinco lugares e bateria de 64 kWh clique aqui)