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S60 só gasolina e Plug-in

Estilo inconfundível, agora vincado pelas luzes diurnas com o martelo de Thor (Foto Volvo Media Newsroom)
Parecenças com o S90 não roubam personalidade ao S60, formas bem elaboradas para um sedan conseguido (Foto Volvo Media Newsroom)
Marcante também a assinatura luminosa da traseira, simples e vistosa (Foto Volvo Media Newsroom)
Proporções equilibradas para um automóvel de 4,76 metros de comprimento e 2,87 metros entre eixos (Foto Volvo Media Newsroom)
Imagem já familiar no interior, conhecido da carrinha V60 que abriu a renovação da gama (Foto Volvo Media Newsroom)
Painel de instrumentos digitalizado e com várias opções de apresentação, no caso com a navegação em destaque (Foto Volvo Media Newsroom)
Atrás do seletor da caixa automática de oito velocidades, botão de arranque, comando dos três modos de condução e travão de parque elétrico (Foto Volvo Media Newsroom)
Sistema conhecido e razoavelmente intuitivo no ecrã central tátil vertical (Foto Volvo Media Newsroom)
Acabamentos próprios de um premium e a hipótese de um sistema de som de alto nível (Foto Volvo Media Newsroom)
Bom apoio lateral nos elegantes bancos dianteiros; não há problemas de espaço (Foto Volvo Media Newsroom)
Atrás a conceção não engana: melhor mesmo é viajar no máximo com dois passageiros (Foto Volvo Media Newsroom)
Túnel alto (mais ainda no Polestar) e consola intrusiva penalizam o lugar central (Foto Volvo Media Newsroom)
É possível dispor de um amplo tejadilho panorâmico (Foto Volvo Media Newsroom)
Retrovisores de conceção interessante incluem os "piscas" (Foto Volvo Media Newsroom)
A grande superfície vidrada dispensa cromados no R-Design (Foto Volvo Media Newsroom)
Entrada de ar sob a grelha tem ligeira inclinação (Foto Volvo Media Newsroom)
Escapes continuam a ser integrados nos para-choques (Foto Volvo Media Newsroom)
Os LED diurnos que simulam o martelo de Thor tornaram-se imagem de marca (Foto Volvo Media Newsroom)
Luzes traseiras em LED e com efeito 3D numa solução simples, integram-se de forma natural numa traseira bem esculpida (Foto Volvo Media Newsroom)
Topo de gama das versões de motor de combustão, o T6 AWD, com 310 cv (Foto Volvo Media Newsroom)
Símbolo da diferença do Polestar surge em destaque na grelha das versões Twin Engine (Foto Volvo Media Newsroom)
Jantes de 20 polegadas e travões Brembo (maxilas douradas) para a versão Plug-in; a pequena porta do lado do condutor oculta a ficha de carregamento (Foto Volvo Media Newsroom)
Cintos de segurança dourados são outro dos pormenores para a diferença do Polestar Engineered (Foto Volvo Media Newsroom)
Bateria de iões de lítio (10,4 Kwh) está em posição central, entre os bancos (Foto Volvo Media Newsroom)
Uma postura em estrada mais agressiva para a opção que, na Europa, vai disponibilizar 303+87 cv (Foto Volvo Media Newsroom)

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O primeiro Volvo só com motorizações a gasolina ou Plug-in aí está. É o S60 que chega a Portugal lá para Junho e ainda não tem preços. Agrada ao olhar e apresenta uma construção com a qualidade exigível num premium. A condução convence, resta saber como vai reagir o mercado às limitações (e aos custos) de um produto à medida de um dos futuros possíveis no horizonte próximo da indústria automóvel.

Quando se olha o novo S60 a tentação é pensar no S90. São mesmo parecidos, mas, mais pequeno (4,76 metros de comprimento), muito bem proporcionando, este é um daqueles sedans que cativa pela elegância e nada tem de conservador, juntando a tudo isto uma imagem de frescura desportiva. Conseguido, no mínimo, e, parece-me muito consensual.
Por dentro encontramos, naturalmente, o decalque da carrinha V60, uma marca bem forte que assegura ambiente de nível superior. Design, materiais, detalhe, construção replicam o melhor que a Volvo nos tem mostrado. Resumindo: bom – sem surpresa.
Em termos de espaço, nota apenas para as dimensões do túnel da transmissão que complica o transporte de um quinto passageiro – mas já se tornou habitual. A situação piora nos Plug-in, dado que é ali que se encontra a bateria, a altura sobe e há ainda um proteção rígida. A mala é que não sofre qualquer penalização e oferece em ambas as propostas os mesmos 442 litros em dimensões muito razoáveis.

Em Portugal, o Volvo S60 vai surgir nas versões R-Design e Inscription, numa oferta que contempla três opções a combustão, T6 AWD (310 cv), T5 (250 cv), T4 (190 cv) e os dois plug-in, os chamados Twin Engine, T8 (303+87 cv) e T6 (253+87 cv). Todos com transmissão automática de oito velocidades

O novo S60 é construído na primeira fábrica da Volvo nos Estados Unidos, em Charleston, – vai ser produzido também na China a partir de 2019 – e foram os States (potencialmente um dos grandes mercados do modelo, a par da China) e a zona de Los Angeles o local eleito pelo emblema sueco para apresentar o modelo que reforça a imagem de uma gama totalmente eletrificada (híbridos e EV) no próximo ano!

Dinâmica à altura e outra resposta no Plug-in
As limitações de velocidade e as próprias rodovias norte-americanas têm pouco a ver com a Europa, as especificações dos automóveis são até diferentes. Igual, claro, é o conhecido motor 2.0 construído em alumínio com injeção direta.
Ainda assim deu para perceber que o S60 tem dinâmica à altura da tradição, para mais guiando um T6 de 250 cv com quatro rodas motrizes.
Bem mais mordaz e com outra capacidade na resposta, claro, é a versão Polestar Engineered, o Plug-in que junta o motor elétrico (87 cv) ao conhecido T8, numa combinação que vale 400 cv (390 na Europa) e o binário de 400 Nm, também postos no chão por quatro rodas motrizes, neste caso sendo a tração traseira da responsabilidade da propulsão elétrica, sustentado numa bateria de iões de lítio (10,4 Kwh). As diferenças num automóvel que carrega os genes de uma essência mais desportiva e tem mesmo emblema específico estampado na grelha, passam ainda pela suspensão com amortecedores reguláveis, jantes de 20 polegadas e um sistema de travagem da Brembo (maxilas douradas como os cintos de segurança) com seis pistões.
A diferença na resposta revela-se obviamente sensível, há mais nervo e outro binário, e a sua tradução chega aos consumos também, este, aliás, um aspeto a merecer atenção: em percursos semelhantes e sempre condicionados, o computador de bordo registou médias de 8,9 litros aos 100 para o motor de combustão e 10,5 no plug-in, o que não impressiona para as velocidades a que circulámos e sempre em estrada. Em modo elétrico, o Polestar promete uma autonomia de 45 km, mas a própria Volvo admite que o mais normal é ficar pelos 40 quilómetros. O tempo de carregamento é de três horas (16 A) ou quatro horas (10 A).
Um e outro dispunham de transmissão automática com oito velocidades (patilhas no volante) e propunham três modos de condução (Eco, Comfort, Individual), com atuação sobre a assistência da direção, sensibilidade do travão, controlo de tração e recuperação de energia.

Segurança em alta, como de costume
Estes S60 podem contar com um nível de equipamento muito alargado e como é normal na Volvo com grande atenção aos dispositivos de segurança, entre os quais naturalmente figura o city-break, com reconhecimento de peões, ciclistas e animais e a travagem automática até 50 km/h. Está igualmente disponível o Pilot Assist, a condução semi-autónoma, ativa durante cerca de 15 segundos até aos 130 km/h (basta tocar no volante para reativar o sistema), agora com maior capacidade de resposta em curva. Será opcional o Cross Trafic Alert com travagem automática. Quanto a conetividade, o ecrã tátil combina o controlo das funções do automóvel com a navegação, e é compatível com o Apple Car Play, Android Auto e não dispensa os 4G.
Em Portugal, o Volvo S60 vai surgir nas versões R-Design e Inscription, numa oferta que contempla três opções a combustão, T6 AWD (310 cv), T5 (250 cv), T4 (190 cv) e os dois plug-in, os chamados Twin Engine, T8 (303+87 cv) e T6 (253+87 cv). Todos com transmissão automática de oito velocidades.

No que respeita a prestações, a Volvo anuncia 4,7 e 4,9 segundos de 0 a 100 e 250 km/h para os Plug–in e médias combinadas de consumo entre 2,1 e 2,5 litros aos 100 (WLTP).

Para os T6, 5,6 segundos de 0 a 100 e 250 km/h em velocidade de ponta; para o T5, 6,5 s e 240 km/h. Quanto a consumos, 8/8,8 e 7,2/8,1 respetivamente. Ainda não foram revelados os valores das prestações, consumos e emissões do T4.
A marca tem alguma expectativa em relação ao Plug-in, em especial junto do mercado das empresas que pode aproveitar dos benefícios fiscais.
Para o cliente comum, parece que o grande concorrente do S60 ainda será o V60 com a sua motorização Diesel…
Aguardemos para ver se os portugueses se “rendem” à gasolina e deixam seduzir-se por um das soluções do futuro, aparentemente das mais equilibradas e capaz de garantir, durante mais alguns anos, que viajar de automóvel não obriga a planificação cuidada por etapas condicionadas não pelas rápidas paragens para abastecer, mas pelos postos de carregamento, com tudo quanto ainda acarretam em tempo e mesmo disponibilidade.

FICHA TÉCNICA

Volvo T8 Polestar Enginereed

Motor: 1969 cc, turbo, injeção direta, start/stop

Potência: 303+87 cv (257+87)*

Binário: 430 Nm/4500 rpm (400 Nm/2200-4800 rpm)*

Transmissão: tração integral, transmissão automática de oito velocidades

Aceleração 0-100: 4,7 segundos (4,9 s)*

Velocidade máxima: 250 km/h (240)*

Consumos: média WLTP – 2,1/2,5

Emissões CO2: 48-58 g/km

Bagageira: 442 litros

Preços: por anunciar; comercialização em Junho, encomendas a partir de Fevereiro

*Valores para a versão menos musculada; consumos e emissões são iguais

 

Volvo S60 T5

Motor: 1969 cc, turbo, injeção direta, start/stop

Potência: 250 cv/5500 rpm

Binário: 350-1800-4800 rpm

Transmissão: caixa automática de oito velocidades

Aceleração 0-100: 6,5 segundos

Velocidade máxima: 240 km/h (240)

Consumos: média WLTP – 7,2/8,1

Emissões CO2: 168/185 g/km

Bagageira: 442 litros

Preços: por anunciar; comercialização em Junho, encomendas a partir de Fevereiro

O novo S60 na apresentação da companhia sueca

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…E as diferenças do Polestar Engineered

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