Compacto, personalizado, aí está o elétrico que se prevê precursor de um novo estilo (Foto VW Media Center)
Perfil elegante, proporções equilibradas, menos 2 cm do que um Golf (Foto VW Media Center)
Óculo escurecido dá ideia de que todo o portão é em vidro (Foto VW Media Center)
"Olhar" bem original para um automóvel que não passa despercebido (Foto VW Media Center)
Tudo simples, ergonomia exemplar e boa construção numa combinação de plásticos (Foto VW Media Center)
Painel de instrumentos destacado do tablier e reduzido ao essencial (Foto VW Media Center)
Seletor de marcha e travão de parque associados ao painel de instrumentos (Foto VW Media Center)
Cruise control adaptativo no braço do volante (Foto VW Media Center)
Identificação do modelo também no volante (Foto VW Media Center)
Ecrã central táctil orientado para o condutor e de lógica muito simples; teclas hápticas pedem habituação (Foto VW Media Center)
Curiosa a utilização dos símbolos de pause e play, no travão e acelerador (Foto VW Media Center)
Comandos dos retrovisores e elevadores nos vidros no apoio de braço da porta do condutor (Foto VW Media Center)
Para as dimensões de um Golf o espaço de um Passat: notável (Foto VW Media Center)
Jantes de 19 polegadas na versão Plus (Foto VW Media Center)
Identificação do modelo na ilharga dianteira (Foto VW Media Center)
Decoração especial para o largo pilar C (Foto VW Media Center)
Bagageira com 385 litros, capacidade razoável (Foto VW Media Center)
Compressor de ar condicionado e caixa de direção integrados na dianteira contribuem para boa distribuição do peso (Foto VW Media Center)
Plataforma MEB permite solução que potencia o espaço (Foto VW Media Center)
Depois de tanta promessa e de uma aposta forte, a Volkswagen não podia falhar – e não falhou com o ID.3. O primeiro cem por cento elétrico da marca até parece capaz de convencer os céticos da solução. Bem pensado até ao pormenor, bem feito até o detalhe. Uma grande e bela ideia para um automóvel inovador. Tem autonomia razoável (300/420 km), 204 cv de potência, espaço referencial, dinâmica de bom nível. Custa pouco mais de 44 mil euros e só tem um defeito: continua a não ser para todos, pelas razões conhecidas.
Imagem original, moderna, sem exageros futuristas, resolvendo a questão da falta da grelha apenas e só com design (desde o Carocha que há essa experiência…), parece modelo precursor de um caminho que terá seguidores no estilo. Naturalmente na VW, mas também na concorrência, com as naturais diferenças. Interessante o tratamento da grande custódia do pilar C, a grande projeção do defletor no tejadilho, a solução do óculo traseiro associado pela cor à ideia de outra dimensão que leva a um portão sem igual. E até a bagageira surpreende com os seus 385 litros de capacidade, quando se sabe que o motor está associado ao eixo traseiro. Pena, apenas, o plano de acesso ser relativamente alto e o desnível entre a moldura do portão e o fundo.
O interior é a aplicação de um minimalismo inteligente. Parece difícil fazer tão simples e tão prático. Curiosa a associação do controlo do sentido de marcha – só há uma velocidade, como é normal – ao pequeno painel de instrumentos suspenso atrás do volante. O travão de parque está no extremo deste apêndice e até pode acionar-se com o polegar. Ergonomia exemplar, funcionamento muito simples e intuitivo – para a frente e para trás, tal como sentido pretendido. O botão de arranque está no lugar habitual da chave e o carro só se desliga quando deixamos o banco do condutor.
O VW ID.3 é um automóvel elétrico que corresponde às expetativas e traz muito de novo a uma oferta olhada com particular atenção. Espaço a pedir meças, dinâmica considerável, autonomia à altura de uma bateria de 58 kwh e a costumada qualidade da marca alemã
O ecrã central, também ele é flutuante e domina um tablier construído em dois planos. Inclui navegação atualizável e a informação própria de um automóvel elétrico. A utilização é simples, menos práticas, pelo menos numa primeira fase, as teclas tácteis. O ar condicionado está associado ao conjunto, num segundo grupo de comandos na base do ecrã. O resto é a conetividade habitual.
A construção dispensa reparos, já os materiais parecem uns furos abaixo do que encontramos no Golf. De todo o modo, a combinação de plásticos é bem conseguida.
Plataforma MEB para fazer a diferença
Mas tudo começa na nova plataforma MEB, desenvolvida especificamente para os elétricos do Grupo. É uma realização notável e permite aquilo que serve de bandeira ao ID.3: nas dimensões aproximadas a um Golf (4,26 m, -2 cm) oferece-se a habitabilidade de um Passat. Grande desafogo à frente, marcante o espaço na retaguarda, para as pernas e em altura, e também a facilidade de acesso. É o que a VW chama, e bem, conceito Open Space.
Tudo isto é possível por a bateria plana de alta tensão estar instalada no piso do carro e os grupos auxiliares, como o compressor de ar condicionado ou a caixa de direção, terem sido integrados na dianteira. Naturalmente, baixa o centro de gravidade e sai beneficiada a dinâmica mas também se consegue uma otimização da distribuição do peso entre os eixos.
E como funciona? Bem, explica a VW, o módulo eletrónico de potência controla o fluxo de energia de alta tensão entre o motor síncrono e a bateria e, nesse processo, o sistema converte a corrente contínua (DC) armazenada na bateria em corrente alterna (AC) para o motor de tração. O sistema elétrico de 12 V é fornecido simultaneamente com baixa tensão por um alternador DC/DC. A potência é transmitida do motor para o eixo traseiro através de uma caixa de velocidade única. O motor, o módulo eletrónico de potência e controlo e a caixa de velocidades formam uma unidade compacta.
Agradável de viver e de conduzir
Em que resulta tudo isto? Pois bem, num automóvel interessante de viver, agradável de guiar e direi mesmo divertido. Este é um daqueles elétricos em que o binário instantâneo nos faz sorrir. A facilidade com que o ID.3 se solta corresponde às expetativas de um automóvel com 204 cv e capaz de fazer 7,3 segundos de 0 a 100. Anda mesmo e depressa, ainda que não passe dos 160 km/h (limitados, claro). Encosta-se o pé ao acelerador, que até tem o símbolo do play, e ele toca uma música bem mexida. Naquele ambiente de silêncio próprio dos elétricos, com uma comodidade muito alemã, feita de uma suspensão firme, às vezes, também é verdade, menos simpática nos maus pisos. As jantes 19 polegadas podem não ajudar muito.
A posição de condução é boa e não faltam regulações, talvez pudesse haver um nadinha mais de apoio nos bancos, mas a filosofia, apesar da potência, do grande despacho e do comportamento em curva é a do elétrico que já pode dar-se ares de estradista com aquele intervalo de autonomia entre os 300 e os 420 quilómetros. Nem vale a pena especular sobre isso. O acelerador dita a autonomia, o reforço na regeneração pela travagem pode dar uma ajuda no ganho de alguns quilómetros, como as descidas e uma condução criteriosa, mas…
Sobre o comportamento em curva, vou acrescentar que guiei o ID.3 em condições de aderência penalizadas pelo estado do tempo. Centro de gravidade baixo, permite algum atrevimento mas a tentação de comparação com o Golf deixa as contas furadas, pois este tem tudo atrás. Ainda assim deu para registar muita agilidade e respirar segurança, pois além do ESP, que deu conta de si, não faltam dispositivos que funcionam prontamente sem que o ID.3 se descomponha quando se pisa o risco. Muito bem. E, a propósito de agilidade, uma nota para a grande capacidade de brecagem!
Muito equipamento e garantia de oito anos
A versão que guiei foi um First Plus, oferta intermédia que contempla luzes matrix, piscas dinâmicos, ar condicionado bizona, voice control, luz ambiente com 30 cores, bancos dianteiros e volante multifunções aquecidos, navegação com streaming e internet, sensor de chuva, câmara traseira, cruise control adaptativo, retrovisores exteriores aquecidos e rebatíveis eletricamente, acesso mãos livres, vidros escurecidos, pedaleira em alumínio com os símbolos play e pause, pilar traseiro em cinzento prata, jantes de 19 polegadas.
O VW ID.3 é um automóvel elétrico que corresponde às expetativas e traz muito de novo a uma oferta olhada com particular atenção. Espaço a pedir meças, dinâmica considerável, autonomia à altura de uma bateria de 58 kwh e a costumada qualidade da marca.
Quanto ao carregamento, precisa de cerca de 25 horas para atingir o pleno numa tomada doméstica de 2,3 kWh ou 18 horas e meia se dispuser de 3,7 kWh; com wallbox, os 100 por cento atingem-se em 8 horas e 45, com 7,4 kwh, e 5 horas e 52s com 11 kWh; num carregador de 50 kwh os habituais 80% da carga levam 57 minutos a alcançar e 30 minutos se a potência for de 100 kWh.
A Volkswagem dá uma garantia de oito anos ou 160 mil quilómetros. Está previsto o lançamento de mais duas baterias: 45 kwh, com autonomia anunciada de 330 km; e 77 Kwh, capaz de fazer até 550 km.
CARACTERISTICAS TÉCNICAS
Volkswagen ID.3 1st Plus
Motor: elétrico, síncrono integrado no eixo traseiro
Potência: 204 cv
Binário: 310 Nm
Bateria: 58 kWh (216 células)
Transmisão: traseira, velocidade única
Aceleração 0-100: 7,3 segundos
Velocidade máxima: 160 km/h
Consumo: 13,8 kwh
Emissões CO2: 0 g/km
Autonomia: 300/420 km
Peso: 1719 kg
Dimensões: (C/L/A) – 4261/1809/1552 mm
Tempos de carga: 25 horas em tomada doméstica; wallbox, 8,45h (7,4 kWh), 5,52h ((11 kWh); posto rápido a 80%, 57m (50 kwh), 30m (100 kwh)
Preço: 43 658€, versão ensaiada; First, desde
Compacto, personalizado, aí está o elétrico que se prevê precursor de um novo estilo (Foto VW Media Center)
Perfil elegante, proporções equilibradas, menos 2 cm do que um Golf (Foto VW Media Center)
Óculo escurecido dá ideia de que todo o portão é em vidro (Foto VW Media Center)
"Olhar" bem original para um automóvel que não passa despercebido (Foto VW Media Center)
Tudo simples, ergonomia exemplar e boa construção numa combinação de plásticos (Foto VW Media Center)
Painel de instrumentos destacado do tablier e reduzido ao essencial (Foto VW Media Center)
Seletor de marcha e travão de parque associados ao painel de instrumentos (Foto VW Media Center)
Cruise control adaptativo no braço do volante (Foto VW Media Center)
Identificação do modelo também no volante (Foto VW Media Center)
Ecrã central táctil orientado para o condutor e de lógica muito simples; teclas hápticas pedem habituação (Foto VW Media Center)
Curiosa a utilização dos símbolos de pause e play, no travão e acelerador (Foto VW Media Center)
Comandos dos retrovisores e elevadores nos vidros no apoio de braço da porta do condutor (Foto VW Media Center)
Para as dimensões de um Golf o espaço de um Passat: notável (Foto VW Media Center)
Jantes de 19 polegadas na versão Plus (Foto VW Media Center)
Identificação do modelo na ilharga dianteira (Foto VW Media Center)
Decoração especial para o largo pilar C (Foto VW Media Center)
Bagageira com 385 litros, capacidade razoável (Foto VW Media Center)
Compressor de ar condicionado e caixa de direção integrados na dianteira contribuem para boa distribuição do peso (Foto VW Media Center)
Plataforma MEB permite solução que potencia o espaço (Foto VW Media Center)
Compacto, personalizado, aí está o elétrico que se prevê precursor de um novo estilo (Foto VW Media Center)
Perfil elegante, proporções equilibradas, menos 2 cm do que um Golf (Foto VW Media Center)
Óculo escurecido dá ideia de que todo o portão é em vidro (Foto VW Media Center)
"Olhar" bem original para um automóvel que não passa despercebido (Foto VW Media Center)
Tudo simples, ergonomia exemplar e boa construção numa combinação de plásticos (Foto VW Media Center)
Painel de instrumentos destacado do tablier e reduzido ao essencial (Foto VW Media Center)
Seletor de marcha e travão de parque associados ao painel de instrumentos (Foto VW Media Center)
Cruise control adaptativo no braço do volante (Foto VW Media Center)
Identificação do modelo também no volante (Foto VW Media Center)
Ecrã central táctil orientado para o condutor e de lógica muito simples; teclas hápticas pedem habituação (Foto VW Media Center)
Curiosa a utilização dos símbolos de pause e play, no travão e acelerador (Foto VW Media Center)
Comandos dos retrovisores e elevadores nos vidros no apoio de braço da porta do condutor (Foto VW Media Center)
Para as dimensões de um Golf o espaço de um Passat: notável (Foto VW Media Center)
Jantes de 19 polegadas na versão Plus (Foto VW Media Center)
Identificação do modelo na ilharga dianteira (Foto VW Media Center)
Decoração especial para o largo pilar C (Foto VW Media Center)
Bagageira com 385 litros, capacidade razoável (Foto VW Media Center)
Compressor de ar condicionado e caixa de direção integrados na dianteira contribuem para boa distribuição do peso (Foto VW Media Center)
Plataforma MEB permite solução que potencia o espaço (Foto VW Media Center)
Compacto, personalizado, aí está o elétrico que se prevê precursor de um novo estilo (Foto VW Media Center)
Perfil elegante, proporções equilibradas, menos 2 cm do que um Golf (Foto VW Media Center)
Óculo escurecido dá ideia de que todo o portão é em vidro (Foto VW Media Center)
"Olhar" bem original para um automóvel que não passa despercebido (Foto VW Media Center)
Tudo simples, ergonomia exemplar e boa construção numa combinação de plásticos (Foto VW Media Center)
Painel de instrumentos destacado do tablier e reduzido ao essencial (Foto VW Media Center)
Seletor de marcha e travão de parque associados ao painel de instrumentos (Foto VW Media Center)
Cruise control adaptativo no braço do volante (Foto VW Media Center)
Identificação do modelo também no volante (Foto VW Media Center)
Ecrã central táctil orientado para o condutor e de lógica muito simples; teclas hápticas pedem habituação (Foto VW Media Center)
Curiosa a utilização dos símbolos de pause e play, no travão e acelerador (Foto VW Media Center)
Comandos dos retrovisores e elevadores nos vidros no apoio de braço da porta do condutor (Foto VW Media Center)
Para as dimensões de um Golf o espaço de um Passat: notável (Foto VW Media Center)
Jantes de 19 polegadas na versão Plus (Foto VW Media Center)
Identificação do modelo na ilharga dianteira (Foto VW Media Center)
Decoração especial para o largo pilar C (Foto VW Media Center)
Bagageira com 385 litros, capacidade razoável (Foto VW Media Center)
Compressor de ar condicionado e caixa de direção integrados na dianteira contribuem para boa distribuição do peso (Foto VW Media Center)
Plataforma MEB permite solução que potencia o espaço (Foto VW Media Center)
Compacto, personalizado, aí está o elétrico que se prevê precursor de um novo estilo (Foto VW Media Center)
Perfil elegante, proporções equilibradas, menos 2 cm do que um Golf (Foto VW Media Center)
Óculo escurecido dá ideia de que todo o portão é em vidro (Foto VW Media Center)
"Olhar" bem original para um automóvel que não passa despercebido (Foto VW Media Center)
Tudo simples, ergonomia exemplar e boa construção numa combinação de plásticos (Foto VW Media Center)
Painel de instrumentos destacado do tablier e reduzido ao essencial (Foto VW Media Center)
Seletor de marcha e travão de parque associados ao painel de instrumentos (Foto VW Media Center)
Cruise control adaptativo no braço do volante (Foto VW Media Center)
Identificação do modelo também no volante (Foto VW Media Center)
Ecrã central táctil orientado para o condutor e de lógica muito simples; teclas hápticas pedem habituação (Foto VW Media Center)
Curiosa a utilização dos símbolos de pause e play, no travão e acelerador (Foto VW Media Center)
Comandos dos retrovisores e elevadores nos vidros no apoio de braço da porta do condutor (Foto VW Media Center)
Para as dimensões de um Golf o espaço de um Passat: notável (Foto VW Media Center)
Jantes de 19 polegadas na versão Plus (Foto VW Media Center)
Identificação do modelo na ilharga dianteira (Foto VW Media Center)
Decoração especial para o largo pilar C (Foto VW Media Center)
Bagageira com 385 litros, capacidade razoável (Foto VW Media Center)
Compressor de ar condicionado e caixa de direção integrados na dianteira contribuem para boa distribuição do peso (Foto VW Media Center)
Plataforma MEB permite solução que potencia o espaço (Foto VW Media Center)
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