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Alfa com Tributo Italiano

Retoque de agressividade reforça imagem desportiva do Tonale (Foto Stellantis)

Tejadilho preto em contraste com o vermelho Alfa (Foto Stellantis)

Filosofia desportiva e bom nível de qualidade (Foto Stellantis)

Pormenor requintado na iluminação interior (Foto Stellantis)

Logótipo exclusivo bordado nos apoios de cabeça (Foto Stellantis)

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Uma série especial que se assume como topo de gama em toda a família Alfa Romeo e pretende ser a expressão máxima da desportividade da marca é a novidade do emblema de Arese. Recebe a sugestiva designação de Tributo Italiano.

Suspensão ativa e condução autónoma de nível 2 não faltam na oferta dos Tonale, Giulia e Stelvio desta série, que vão oferecer equipamento enriquecido e apresentam apenas as três cores da bandeira italiana – vermelho, branco e verde –, com o tejadilho negro e a icónica grelha tratada com acabamentos especiais em negro.

Por fora, destacam-se as coloridas pinças Brembo, vermelhas, nas sempre bonitas jantes dos Alfa Romeo e que são de 21 polegadas, no Stelvio, 19 no Giulia e 20 no Tonale, este, pela primeira vez com as inserções laterais dos para-choques, guarda-lamas e saias na cor da carroçaria. O mais pequeno dos Alfa conta ainda com soleiras e frisos laterais e dianteiros escuros e com acabamento mate. Sem dúvida, imagem mais desportiva.

O C-SUV é, aliás, o modelo mais beneficiado nesta série Tributo Italiano, recebendo  um  novo  painel  de  instrumentos com “design carbono” e com o logótipo da marca, iluminação ambiente. No vitaminado Q4 Plug-in Hybrid, não faltam faróis Full-LED Matrix e ponteiras de escape duplas cromadas.

A abordagem desportiva é comum no trio Alfa, destacando-se novos bancos desportivos em pele preta perfurada com apontamentos em vermelho e os respetivos apoios de cabeça bordados com o logótipo exclusivo Tributo Italiano. No interior, são  ainda  novidade os  pespontos com linha vermelha  no tablier, bancos e painéis  das  portas.

Em matéria de equipamento, atenção ao conforto e aos toques de requinte: sistema  multimédia Connect  10,25″ NAV  Multitouch e sistema de infotainment sofisticado,  volante  aquecido, patilhas  de  alumínio  integradas  na coluna de direção, portão  da  bagageira com abertura  inteligente  (sem  mãos), bancos  dianteiros ventilados e aquecidos e sistema de som premium Harman Kardon dotado de 14 altifalantes, incluindo um subwoofer.

No que respeita às ajudas à condução, sistemas ADAS para a já referida condução  autónoma  de  nível 2; câmara de alta resolução que oferece visão de 360° semelhante à de um drone em redor de  todo o automóvel; deteção de veículos no ângulo morto e de  tráfego cruzado na retaguarda.

A gama não sofre alterações: Giulia e Stelvio Tributo Italiano oferecem os motores a gasolina 2.0 Turbo de 280 cv ou o Diesel 2.2 Turbo de 210 cv, ambos com transmissão automática de oito velocidades e  tração integral Q4. Também está disponível o Diesel  2.2 Turbo  de  160  cv  com tração traseira. Já o Tonale assume a essencial vertente eletrificada, com  o motor híbrido 1.5 de 160  cv (gasolina/elétrico) com transmissão  automática TCT de  sete velocidades ou com o  inovador Q4 Plug-In Hybrid: 280 cv e  uma autonomia  elétrica anunciada de  80 quilómetros.

Quanto a preços, o Tonale arranca nos 53 960€, Giulia e Stelvio a partir, respetivamente, de 65 600€ e 76 500€.