Uma série especial que se assume como topo de gama em toda a família Alfa Romeo e pretende ser a expressão máxima da desportividade da marca é a novidade do emblema de Arese. Recebe a sugestiva designação de Tributo Italiano.
Suspensão ativa e condução autónoma de nível 2 não faltam na oferta dos Tonale, Giulia e Stelvio desta série, que vão oferecer equipamento enriquecido e apresentam apenas as três cores da bandeira italiana – vermelho, branco e verde –, com o tejadilho negro e a icónica grelha tratada com acabamentos especiais em negro.
Por fora, destacam-se as coloridas pinças Brembo, vermelhas, nas sempre bonitas jantes dos Alfa Romeo e que são de 21 polegadas, no Stelvio, 19 no Giulia e 20 no Tonale, este, pela primeira vez com as inserções laterais dos para-choques, guarda-lamas e saias na cor da carroçaria. O mais pequeno dos Alfa conta ainda com soleiras e frisos laterais e dianteiros escuros e com acabamento mate. Sem dúvida, imagem mais desportiva.
O C-SUV é, aliás, o modelo mais beneficiado nesta série Tributo Italiano, recebendo um novo painel de instrumentos com “design carbono” e com o logótipo da marca, iluminação ambiente. No vitaminado Q4 Plug-in Hybrid, não faltam faróis Full-LED Matrix e ponteiras de escape duplas cromadas.
A abordagem desportiva é comum no trio Alfa, destacando-se novos bancos desportivos em pele preta perfurada com apontamentos em vermelho e os respetivos apoios de cabeça bordados com o logótipo exclusivo Tributo Italiano. No interior, são ainda novidade os pespontos com linha vermelha no tablier, bancos e painéis das portas.
Em matéria de equipamento, atenção ao conforto e aos toques de requinte: sistema multimédia Connect 10,25″ NAV Multitouch e sistema de infotainment sofisticado, volante aquecido, patilhas de alumínio integradas na coluna de direção, portão da bagageira com abertura inteligente (sem mãos), bancos dianteiros ventilados e aquecidos e sistema de som premium Harman Kardon dotado de 14 altifalantes, incluindo um subwoofer.
No que respeita às ajudas à condução, sistemas ADAS para a já referida condução autónoma de nível 2; câmara de alta resolução que oferece visão de 360° semelhante à de um drone em redor de todo o automóvel; deteção de veículos no ângulo morto e de tráfego cruzado na retaguarda.
A gama não sofre alterações: Giulia e Stelvio Tributo Italiano oferecem os motores a gasolina 2.0 Turbo de 280 cv ou o Diesel 2.2 Turbo de 210 cv, ambos com transmissão automática de oito velocidades e tração integral Q4. Também está disponível o Diesel 2.2 Turbo de 160 cv com tração traseira. Já o Tonale assume a essencial vertente eletrificada, com o motor híbrido 1.5 de 160 cv (gasolina/elétrico) com transmissão automática TCT de sete velocidades ou com o inovador Q4 Plug-In Hybrid: 280 cv e uma autonomia elétrica anunciada de 80 quilómetros.
Quanto a preços, o Tonale arranca nos 53 960€, Giulia e Stelvio a partir, respetivamente, de 65 600€ e 76 500€.