Retoque de agressividade reforça imagem desportiva do Tonale (Foto Stellantis)

Tejadilho preto em contraste com o vermelho Alfa (Foto Stellantis)

Filosofia desportiva e bom nível de qualidade (Foto Stellantis)

Pormenor requintado na iluminação interior (Foto Stellantis)

Logótipo exclusivo bordado nos apoios de cabeça (Foto Stellantis)

Uma série especial que se assume como topo de gama em toda a família Alfa Romeo e pretende ser a expressão máxima da desportividade da marca é a novidade do emblema de Arese. Recebe a sugestiva designação de Tributo Italiano.

Suspensão ativa e condução autónoma de nível 2 não faltam na oferta dos Tonale, Giulia e Stelvio desta série, que vão oferecer equipamento enriquecido e apresentam apenas as três cores da bandeira italiana – vermelho, branco e verde –, com o tejadilho negro e a icónica grelha tratada com acabamentos especiais em negro.

Por fora, destacam-se as coloridas pinças Brembo, vermelhas, nas sempre bonitas jantes dos Alfa Romeo e que são de 21 polegadas, no Stelvio, 19 no Giulia e 20 no Tonale, este, pela primeira vez com as inserções laterais dos para-choques, guarda-lamas e saias na cor da carroçaria. O mais pequeno dos Alfa conta ainda com soleiras e frisos laterais e dianteiros escuros e com acabamento mate. Sem dúvida, imagem mais desportiva.

O C-SUV é, aliás, o modelo mais beneficiado nesta série Tributo Italiano, recebendo  um  novo  painel  de  instrumentos com “design carbono” e com o logótipo da marca, iluminação ambiente. No vitaminado Q4 Plug-in Hybrid, não faltam faróis Full-LED Matrix e ponteiras de escape duplas cromadas.

A abordagem desportiva é comum no trio Alfa, destacando-se novos bancos desportivos em pele preta perfurada com apontamentos em vermelho e os respetivos apoios de cabeça bordados com o logótipo exclusivo Tributo Italiano. No interior, são  ainda  novidade os  pespontos com linha vermelha  no tablier, bancos e painéis  das  portas.

Em matéria de equipamento, atenção ao conforto e aos toques de requinte: sistema  multimédia Connect  10,25″ NAV  Multitouch e sistema de infotainment sofisticado,  volante  aquecido, patilhas  de  alumínio  integradas  na coluna de direção, portão  da  bagageira com abertura  inteligente  (sem  mãos), bancos  dianteiros ventilados e aquecidos e sistema de som premium Harman Kardon dotado de 14 altifalantes, incluindo um subwoofer.

No que respeita às ajudas à condução, sistemas ADAS para a já referida condução  autónoma  de  nível 2; câmara de alta resolução que oferece visão de 360° semelhante à de um drone em redor de  todo o automóvel; deteção de veículos no ângulo morto e de  tráfego cruzado na retaguarda.

A gama não sofre alterações: Giulia e Stelvio Tributo Italiano oferecem os motores a gasolina 2.0 Turbo de 280 cv ou o Diesel 2.2 Turbo de 210 cv, ambos com transmissão automática de oito velocidades e  tração integral Q4. Também está disponível o Diesel  2.2 Turbo  de  160  cv  com tração traseira. Já o Tonale assume a essencial vertente eletrificada, com  o motor híbrido 1.5 de 160  cv (gasolina/elétrico) com transmissão  automática TCT de  sete velocidades ou com o  inovador Q4 Plug-In Hybrid: 280 cv e  uma autonomia  elétrica anunciada de  80 quilómetros.

Quanto a preços, o Tonale arranca nos 53 960€, Giulia e Stelvio a partir, respetivamente, de 65 600€ e 76 500€.