Desportiva e sóbria e agora também 100% elétrica (Foto Stellantis)

Musculada, elegante e bem "agarrada" à estrada (Foto Stellantis)

Por dentrto nada muda: o Pure Panel e o rigor alemão (Foto Stellantis)

Bagageira vai dos 516 aos 1 553 litros, bom para um elétrico (Foto Stellantis)

Portão foi bem resolvido, é largo e boa a distância ao solo (Foto Stellantis)

Jantes de 18" nas duas versões e negras nos GS (Foto Stellantis)

Está na hora das carrinhas 100% elétricas e agora chegou a vez da Opel Astra Sports Tourer. Chega em Abril/Maio a Portugal, com motor de 156 cv e uma bateria de 54 kWh que permite anunciar uma autonomia de 413 quilómetros. Terá duas versões e preços a partir de 41 070€.

Sem surpresa, esta Astra partilha a plataforma com a Peugeot 308, o que significa  baterias em dois blocos no pavimento e tração dianteira. Relativamente ao hatch-back ganha seis centímetros da distância entre eixos e mais 27 cm no comprimento (4,64 m no total), alterações que se refletem principalmente na bagageira, a qual oferece uma capacidade de carga que vai dos 516 aos 1 553 litros, com o banco traseiro rebatido.

São números a considerar numa carrinha 100% elétrica que beneficia da versatilidade própria de uma solução que tem contado com a concorrência dos SUV, mas foi sempre popular nas opções dos portugueses. Aliás, a Opel conta que a Sports Tourer – tradicionalmente das mais vendidas no seu segmento – seja a escolha preferida na oferta.

As encomendas estão abertas e as Sport Tourer Electric estarão disponíveis em Abril/Maio. A juntar ao preço inicial de 41 070€ há propostas de renting de 399€ por mês e 420€ para empresas

A Opel Astra Sports Tourer Electric, face ao hatch-back só muda na traseira, um portão bem elaborado esteticamente, largo e com entrada a 60 cm do solo que dá acesso a uma superfície de fundo plano. O banco é tripartido (40x20x40). No mais a imagem conhecida do novo rosto da marca alemã da Stellantis, com a distintiva barra negra do Opel Vizor, para-choques desportivo e uma linha muito germânica, sóbria, elegante também e a privilegiar a habitual ideia de robustez.

No interior, nada muda e, neste caso, a imagem moderna e tecnológica do Pure Panel, solução que combina painel de instrumentos e ecrã tátil num monitor, orientado para o condutor (são duas peças unidas), tudo digital, claro, mas salvaguardando a existência de vários botões de atalho, designadamente para a climatização.

Desportiva e sóbria, ar robusto, bem agarrada ao chão a Opel Astra Sports Tourer Electric tem boa imagem (Foto Stellantis)

A nova geração de sistemas de informação e multimédia pode ser conectada aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto através de uma ligação sem fios.

No que respeita à qualidade, o padrão Opel, com recurso a materiais que privilegiam o plástico e lhe trazem alguma frieza, ainda que com um nível de acabamento próprio da “escola” alemã.

Três modos de condução e carregamento rápido

Em termos de motor, a carrinha Opel 100% elétrica conta com uma unidade capaz de debitar 156 cv e o binário de 270 Nm o que, num automóvel com 1760 kg, permite atingir a velocidade máxima de 170 km/h. A aceleração 0-100 km/h não é anunciada.

Os modos de condução são três e permitem gerir outros tantos níveis de potência, e com eles, consumos, autonomia e prestações. A saber: Eco, 108 cv; Normal, 136 cv; Desportivo, 156 cv. De todo o modo,  basta acelerar a fundo, em qualquer opção, para dispor de toda a potência e binário e, por exemplo, ultrapassar com mais facilidade.

Preparada para carregamento rápido até 100 kW, a Astra Sports Tourer pode chegar dos 20 aos 80% da carga em 26 minutos. Vem equipada de série com um carregador trifásico de 11 kW que funciona com uma wallbox doméstica.

As versões são duas: Edition e GS. A primeira, com preços desde 41 070€, inclui faróis full LED, ar condicionado eletrónico, volante em pele sintética e jantes em liga leve de 18 polegadas. A versão GS, que custa mais 3 500€, acrescenta bancos desportivos aquecidos, como o volante, visão de 360 graus, tejadilho, jantes e emblemas em negro.

A Opel definiu ainda packs práticos para o Astra Sports Tourer Electric, com um portfólio que vai desde o Pack Tecnologia com Intelli-Lux LED® Pixel Light, carregamento sem fios e barras de tejadilho, até ao Pack Conforto com bancos e volante aquecidos ou tejadilho de abrir elétrico em vidro, para-brisas ThermaTec® aquecido e porta da bagageira controlada por sensor.

Em opção, está disponível o Intelli-Drive 2.0 com inúmeros assistentes eletrónicos e combina-os, pela primeira vez, com a mudança de faixa semiautomática e a adaptação inteligente da velocidade. Informações over-the-air e iluminação Intelli-Lux LED® Pixel Light, com 168 elementos LED também integram a lista.

As encomendas estão abertas e as Sport Tourer Electric estarão disponíveis em Abril/Maio. A juntar ao preço inicial de 41 070€ há propostas de renting de 399€ por mês e 420€ para empresas.

A gama continua a integrar motores a gasolina, e Diesel, com 130 cv e  a versão híbrida plug-in, com 180 cv. O topo de gama GSe está equipado com um grupo propulsor híbrido plug-in de 225 cv. A caixa de velocidades de série nos motores a gasolina é uma transmissão manual de seis velocidades, sendo proposta em opção uma transmissão automática de oito velocidades, também de série nos motores Diesel e nos híbridos plug-in, neste caso, eletrificada.