Dianteira mais limpa perdeu os air-flaps (Foto Hyundai)

Grupos ópticos baixos e filamento LED (Foto Hyundai)

O "Z" na ilharga remete-nos para o Tucson (Foto Hyundai)

Maior mas bem proporcionado (Foto Hyundai)

Grande ecrã duplo domina o tablier simples (Foto Hyundai)

Seletor de marcha atrás do volante liberta espaço na consola (Foto Hyundai)

Não faltam botões físicos (Foto Hyundai)

Bancos cómodos em pele sintética (Foto Hyundai)

Espaço não falta, apesar da consola intrusiva (Foto Hyundai)

Bagageira referencial com 466 litros de capacidade (Foto Hyundai)

Sob o capô espaço para os cabos de carregamento (Foto Hyundai)

Faróis puxados para os extremos e barra de luz no capô (Foto Hyundai)

Traseira replica solução luminosa da frente (Foto Hyundai)

Designação em relevo no grande portão traseiro (Foto Hyundai)

Carga rápida até 102,3 kWh (Foto Hyundai)

Faltava a versão 100% elétrica no novo Hyundai Kauai. Já chegou e junta ao SUV que soube crescer o pormenor que melhor complementa a diferença: mais autonomia. As baterias são duas, uma de 48,4 kWh, que permitirá percorrer entre 377 e 512 quilómetros; outra de 65,4 kWh para a qual se anuncia entre 514 e 683 quilómetros. Quanto a preços, respetivamente, 43 990€ e 48 750€.

Muito bem recebido mundo fora e no mercado nacional na sua primeira proposta, o Kauai é hoje um SUV com outro estilo e estatuto, por via do crescimento que eleva a oferta a outro nível. Bem maior, 4,35 metros, nem parece um SUV do segmento B, onde agora sobe ao degrau mais alto aproximando-se mesmo da oferta superior.

Dianteira mais limpa, distingue-se da versão térmica pela perda dos air-flaps e o surgimento da porta de carregamento, a qual, para mim, merecia menos proeminência, talvez surgir “mascarada” em qualquer elemento decorativo. Pontifica o filamento de luz em LED de ponta a ponta no bordo do capô a compor assinatura luminosa retomada com tecnologia pixelizada.

De resto, salta à vista o vinco inclinado que deixa perceber o “Z” que marca a silhueta dos novos modelos da marca sul-coreana e remete-nos para alguma identidade com o Tucson. As jantes de 18 polegadas dão aquele toque que marca um SUV mais afirmativo na estrada, robusto e mesmo mais adulto.

O novo Hyundai Kauai continua a ser um 100% elétrico com qualidades para continuar na senda dos bons resultados. Baterias de 48,4 e 65,4 kWh, autonomias interessantes, prestações à altura, boa dinâmica passa a oferecer mais espaço e uma bagageira referencial. O nível de qualidade dispensa reparos. Os preços não são de saldo…

Os 14 centímetros a mais no comprimento permitem uma distância entre eixos aumentada e quotas de habitabilidade que, atrás, significam mais espaço para as pernas e também uma bagageira com 466 litros de capacidade, um crescimento na casa dos 25%. Bom para um 100% elétrico que, como de costume, ainda dispõe de uma caixa sob o capô dianteiro com 27 litros, o suficiente para arrumar os cabos de carregamento.

A bordo as novidades vão para a passagem do seletor de marcha para trás do volante e junto à maioria dos comandos. Tudo mais prático, numa solução que permitiu libertar a consola e ganhar espaço. No mais, o grande monitor com dois ecrãs de 12,3 polegadas de efeito panorâmico, com grafismo atraente e toda a informação necessária num automóvel elétrico. Não falta o Hed-up-display

Em termos de qualidade, os sul-coreanos já conquistaram galões de reconhecimento, e o nível do produto responder cabalmente, seja no domínio da construção, como no acabamento e mesmo nos materiais, ainda que não falte o plástico no habitáculo.

Câmara pode intervir na condução e imobilizar o Kauai

Quanto a conectividade, de novo regista-se um sistema de navegação em tempo real e as atualizações do software over the air. No domínio da segurança a novidade é uma câmara no habitáculo que detecta cansaço ou distração no rosto do condutor e além de avisá-lo pode mesmo intervir na condução e imobilizar o veículo.

O novo Kauai, como já referimos, tem duas opções de bateria, 65,4 kWh e 48,4 kWh, a primeira anuncia 518 quilómetros de autonomia, a segunda 377. Os valores em trânsito urbano podem chegar, respectivamente, a 512 e 663 quilómetros. Quanto a motores, montados à frente, as potências são de 156 e 218 cv para o mesmo binário de 255 Nm. De modo a criar outro ambiente e mais envolvência na condução, há um sistema de sonoridade ativa que até pode ser personalizado.

No que respeita a eficiência, a Hyundai promete 14,6 kwh/100 km para a versão standard e valores entre 14,7 e 16,6 kWh/100 km para o Long Range. Quanto a prestações, o mais potente acelera de 0 100 em 7,8 segundos e atinge os 172 km por hora. A versão standard consegue 8,8 segundos de 0 a 100 e a velocidade máxima é de 162 km por hora.

Um primeiro contacto com o Kauai, na versão com a bateria menos potente, serviu para confirmar que estes valores envolvem sempre algum optimismo. No meu caso, com três pessoas a bordo, numa viagem de 132 quilómetros com maior parte do percurso em autoestrada percorrida a 120 km/h confirmados pelo cruise-control, o consumo indicado no computador de bordo foi de 16,6 kWh. Significa isto uma autonomia de 291 quilómetros!

Surpresa, nem por isso, mesmo rolando em modo ECO, porque o Kauai rola fácil e mesmo em estradas nacionais tem tendência a “esticar-se” na velocidade. O binário é o suficiente para uma ultrapassagem mais confiante, mas faz a sua diferença recorrer ao máximo da potência disponibilizado no modo Sport e até no Nornal faz diferença.

Para ajudar na condução, não falta o i-pedal, com desaceleração considerável e que pode chegar à imobilização. Para melhorar o carregamento dinâmico, há também regeneração inteligente, com capacidade para se adaptar ao fluxo do tráfego e tirar disso o máximo rendimento.

O novo Kauai recebe carga rápida até 102,3 KWh, o que significa a possibilidade de levar a bateria maior dos 10 aos 80% da carga em 41 minutos. A 11 kWh, serão precisas cinco horas e 40 minutos para o pleno do Long Range e quatro horas para a bateria de menor capacidade.

Há um nível de acabamento para cada bateria: Premium para a menos potente, Vanguard para o Long Range. Desde a primeira oferta, carregamento trifásico de 11 kW, iluminação Full LED, Supervision Cluster com ecrã tátil de 12,3 polegadas, navegação, retrovisores retráteis, sensores de estacionamento; o mais equipado acrescenta radar de ângulo morto, assistente de prevenção de colisões no estacionamento à retaguarda, aviso de saída do veículo em segurança e carregador sem fios para smartphone.

O novo Hyundai Kauai continua a ser um 100% elétrico com qualidades para continuar na senda dos bons resultados. Baterias de 48,4 e 65,4 kWh, autonomias interessantes, prestações à altura, boa dinâmica passa a oferecer mais espaço e uma bagageira referencial. O nível de qualidade dispensa reparos. Os preços não são de saldo…