Único, acelera nas pistas, mas nunca será mais do que um protótipo. O espetacular DS E-Tense Performance é o laboratório com rodas da marca francesa e uma montra do que de mais avançado pode fazer-se num automóvel elétrico. Impressiona também por aquilo que não se vê e dá uma ideia do que o futuro reserva… Notável!
Produto da DS Performance e muito ligado aos Fórmula E que têm feito brilhar as cores francesas e dado muito ao desenvolvimento dos modelos de série do emblema agora do grupo Stellantis, este protótipo foi mostrado em Lisboa. Oportunidade rara, deu para saber que, no mínimo, o DS E-Tense Performance desvenda pistas sobre o design dos futuros DS, pelo menos na sua peculiar dianteira, rosto original e futurista.
Do resto, muito possivelmente, haverá resultados transpostos para os carros de todos os dias da DS que, em 2026, terá um 100% elétrico em todos os modelos da gama, a par com as soluções térmicas… “A ideia – diz a marca – é encontrar soluções para reduzir custos, torná-las mais fáceis de produzir e aplicá-las em modelos de série.”
Este protótipo é um verdadeiro mostruário da tecnologia de ponta associada ao automóvel elétrico, em parte já testada nos monolugares da Fórmula E. Daí a estrutura monocoque em carbono e a mecânica. Por isso, não surpreende que a geometria da suspensão, como acrescenta a DS, seja “capaz de garantir a melhor aderência possível à estrada, tal como nos circuitos de corridas urbanas” da Fórmula E.
Compacta, alojada numa estrutura em material compósito de alumínio e carbono a bateria está colocada em posição central traseira. A sua capacidade é de apenas 25 kWh, no entanto, com performances ultra elevadas. A partir de um carregador de 350 kW bastam cinco minutos (!) para o pleno da carga
O DS E-Tense Performance é alimentado por dois motores elétricos, um por eixo, que debitam a potência combinada de 815 cv (340 à frente, 475 atrás) e o binário impressionante de 8 000 Nm (!) que, obviamente, é transmitido às quatro rodas. Por isso, aproveitando também dos 1200 kg de peso, 2 segundos de 0 a 100 km/h e 230 em velocidade de ponta, com certeza limitados.
O rendimento dos motores é acompanhado por uma capacidade de regeneração que a DS anuncia “sem precedentes”: 600 kW! Apenas o sistema de regeneração é utilizado para a travagem, apesar de o protótipo contar com um sistema tradicional de discos e patilhas. Assim, é dada prioridade à melhor utilização possível de energia.
E neste particular, a bateria assume papel de relevo. Foi também inspirada nas corridas de monolugares e desenvolvida em conjunto com a TotalEnergies e a sua subsidiária Saft. Passa por uma química inovadora e um sistema de arrefecimento imersivo para as células, em rutura com as tecnologias atuais.
Compacta, alojada numa estrutura em material compósito de alumínio e carbono está colocada em posição central traseira. A sua capacidade é de apenas 25 kWh, no entanto, com performances ultra elevadas. A partir de um carregador de 350 kW bastam cinco minutos (!) para o pleno da carga.
O DS Design Studio de Paris é o responsável pela conceção da espetacular carroçaria do protótipo, pintado num verde rotulado como interferencial efeito besouro, uma daquelas soluções em que somos confrontados com a sensação de várias cores, conforme a luz. Não faltam superfícies em preto brilhante que se estendem até ao capô. As jantes têm 21 polegadas e estreiam um perfil aerodinâmico com inserções únicas.
A frente dispensa a grelha, exibe o logótipo ds DS em efeito tridimensional e, enfim, novas e espetaculares luzes diurnas, rasgadas na carroçaria numa solução original que permite ampliar a extensão da zona iluminada num sistema que comporta 800 LED. No lugar dos faróis há câmaras para recolha de dados.
O habitáculo tem acesso complicado, conta com duas baquets em pele e um volante de Fórmula E. A instrumentação inclui um painel tech screen e um ecrã central de dez polegadas. A DS deu um toque de luxo ao ambiente com inserções em couro preto e montou um sistema de som Focal Utopia com colunas exclusivas na cor do protótipo…
Resta dizer que o protótipo mede 4,75 e está a 11 centímetros do solo.
Para a DS Portugal, que celebra em Junho os dez anos da marca, o protótipo, “state of the art” do construtor, dá uma ideia do caminho percorrido e do que aí vem para o emblema premium francês da Stellantis.