Na pista, o protótipo testa soluções que podem servir os DS para todos os dias (Foto Stellantis)

Design da dianteira é tido como base de solução identitária (Foto Stellantis)

Traseira combina aerodinâmica com rasto de luz inovador (Foto Stellantis)

Estilo muito peculiar para protótipo de super desportivo (Foto Stellantis)

Pintura tão aparatosa com o grafismo do "E" (Foto Stellantis)

Identificação e imagem de marca muito trabalhadas (Foto Stellantis)

Aerodinâmica apurada e jantes exclusivas de 21 polegadas (Foto Stellantis)

Único, acelera nas pistas, mas nunca será mais do que um protótipo. O espetacular DS E-Tense Performance é o laboratório com rodas da marca francesa e uma montra do que de mais avançado pode fazer-se num automóvel elétrico. Impressiona também por aquilo que não se vê e dá uma ideia do que o futuro reserva… Notável!

Produto da DS Performance e muito ligado aos Fórmula E que têm feito brilhar as cores francesas e dado muito ao desenvolvimento dos modelos de série do emblema agora do grupo Stellantis, este protótipo foi mostrado em Lisboa. Oportunidade rara, deu para saber que, no mínimo, o DS E-Tense Performance desvenda pistas sobre o design dos futuros DS, pelo menos na sua peculiar dianteira, rosto original e futurista.

Do resto, muito possivelmente, haverá resultados transpostos para os carros de todos os dias da DS que, em 2026, terá um 100% elétrico em todos os modelos da gama, a par com as soluções térmicas… “A ideia – diz a marca – é encontrar soluções para reduzir custos, torná-las mais fáceis de produzir e aplicá-las em modelos de série.”

Este protótipo é um verdadeiro mostruário da tecnologia de ponta associada ao automóvel elétrico, em parte já testada nos monolugares da Fórmula E. Daí a estrutura monocoque em carbono e a mecânica. Por isso, não surpreende que a geometria da suspensão, como acrescenta a DS, seja “capaz de garantir a melhor aderência possível à estrada, tal como nos circuitos de corridas urbanas” da Fórmula E.

Compacta, alojada numa estrutura em material compósito de alumínio e carbono a bateria está colocada em posição central traseira. A sua capacidade é de apenas 25 kWh, no entanto, com performances ultra elevadas. A partir de um carregador de 350 kW bastam cinco minutos (!) para o pleno da carga

O DS E-Tense Performance é alimentado por dois motores elétricos, um por eixo, que debitam a potência combinada de 815 cv (340 à frente, 475 atrás) e o binário impressionante de 8 000 Nm (!) que, obviamente, é transmitido às quatro rodas. Por isso, aproveitando também dos 1200 kg de peso, 2 segundos de 0 a 100 km/h e 230 em velocidade de ponta, com certeza limitados.

O rendimento dos motores é acompanhado por uma capacidade de regeneração que a DS anuncia “sem precedentes”: 600 kW! Apenas o sistema de regeneração é utilizado para a travagem, apesar de o protótipo contar com um sistema tradicional de discos e patilhas. Assim, é dada prioridade à melhor utilização possível de energia.

E neste particular, a bateria assume papel de relevo. Foi também inspirada nas corridas de monolugares e desenvolvida em conjunto com a TotalEnergies e a sua subsidiária Saft. Passa por uma química inovadora e um sistema de arrefecimento imersivo para as células, em rutura com as tecnologias atuais.

O prótótipo DS E-Tense Performance e o Fórmula E a partir do qual foi desenvolvido (Foto Stellantis)

Compacta, alojada numa estrutura em material compósito de alumínio e carbono está colocada em posição central traseira. A sua capacidade é de apenas 25 kWh, no entanto, com performances ultra elevadas. A partir de um carregador de 350 kW bastam cinco minutos (!) para o pleno da carga.

O DS Design Studio de Paris é o responsável pela conceção da espetacular carroçaria do protótipo, pintado num verde rotulado como interferencial efeito besouro, uma daquelas soluções em que somos confrontados com a sensação de várias cores, conforme a luz. Não faltam superfícies em preto brilhante que se estendem até ao capô. As jantes têm 21 polegadas e estreiam um perfil aerodinâmico com inserções únicas.

A frente dispensa a grelha, exibe o logótipo ds DS em efeito tridimensional e, enfim, novas e espetaculares luzes diurnas, rasgadas na carroçaria numa solução original que permite ampliar a extensão da zona iluminada num sistema que comporta 800 LED. No lugar dos faróis há câmaras para recolha de dados.

O habitáculo  tem acesso complicado, conta com duas baquets em pele e um volante de Fórmula E. A instrumentação inclui um painel tech screen e um ecrã central de dez polegadas. A DS deu um toque de luxo ao ambiente com inserções em couro preto e montou um sistema de som Focal Utopia com colunas exclusivas na cor do protótipo…

Resta dizer que o protótipo mede 4,75 e está a 11 centímetros do solo.

Para a DS Portugal, que celebra em Junho os dez anos da marca, o protótipo, “state of the art” do construtor, dá uma ideia do caminho percorrido e do que aí vem para o emblema premium francês da Stellantis.