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e-Niro bate-se na autonomia

Grelha fechada, outras jantes e pouco mais para provar que não é preciso sacrificar o design num automóvel elétrico (Foto Kia)
Perfil não sofre com aumento da altura em 2,5 cm por questões técnicas; o comprimento cresce 2 cm (Foto Kia)
Perfis azuis no para-choques retocado identificam a traseira do e-Niro (Foto Kia)
Consola central marca as diferenças no interior, para receber o grande botão giratório do comando do sentido de marcha na caixa de velocidade única (Foto Kia)
Painel de instrumentos digital mostra informações relativas à bateria, velocidade, avalia a economia conseguida através da regeneração e a percentagem da prática de uma condução mais desportiva (Foto Kia)
No ecrã central tátil tem-se acesso a completa informação, por exemplo localização dos postos de carregamento mais próximos e quantidade das emissões de CO2 poupadas face a um veículo a gasolina (Foto Kia)
Informações sobre o carregamento e o tempo necessário constam também dos recursos do ecrã central (Foto Kia)
e-Niro recebe bancos de acabamento específico com pespontos na cor azul também usada noutros pormenores (Foto Kia)
Habitabilidade traseira continua em nível superior nas diversas medidas de espaço (Foto Kia)
Bagageira de abertura ampla ganha 24 litros face à versão híbrida e atinge os 451 litros de capacidade (Foto Kia)
Cabo de carga fica guardado num compartimento sob o fundo da bagageira, que disponibiliza mais algum espaço; não há roda sobresselente (Foto Kia)
Bancos rebatem na proporção 40x60, o fundo não é plano e a capacidade aumenta para 1405 litros (Foto Kia)
Faróis full-LED com máximos automáticos e luzes diurnas específicas, em forma de flecha (Foto Kia)
Tecnologia LED e efeito 3D nas luzes traseiras que mantêm a assinatura da família Niro (Foto Kia)
Gelha fechada mantém a emblemática forma do nariz de tigre e incorpora a tampa da tomada de carregamento (Foto Kia)
Sistema de tomadas e fichas normal para o carregamento da bateria de 64 kWh (Foto Kia)
Jantes de 17 polegadas têm design específico para favorecer a aerodinâmica (Foto Kia)

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A Kia já vai no segundo elétrico em Portugal. Depois do e-Soul, agora é a vez do e-Niro, proposta bem diferente sob a forma do crossover. Promete 455 quilómetros de autonomia e utiliza uma bateria de 64 kWh que alimenta um motor síncrono a debitar 204 cv e 395 Nm de binário máximo. Versão única, bem equipado, tem um preço de lançamento de 45 500 euros.

O e-Niro é apenas mais um na aposta ambiciosa da Kia nas novas formas  de mobilidade automóvel, a qual vai implicar 25 mil milhões de dólares de investimento até 2025 e o lançamento de 11 modelos elétricos até 2025. Os sul-coreanos pretendem vender um milhão de veículos ecológicos até 2026, metade dos quais eletrificados. Querem alcançar, simplesmente, uma posição de liderança.

A nova oferta completa a gama Niro, que já contava com as versões híbrida e Plug-in. Em relação a esses há ligeiras diferença estéticas, mas a defesa de uma ideia que começa a ganhar força: um automóvel elétrico ou eletrificado não tem de parecer um automóvel saído de filme futurista. A grelha típica “nariz de tigre” é fechada e integra a porta de carregamento, as engradas de ar foram reconfiguradas, como os LED diurnos, elementos de destaque em azul marcam a diferença da motorização. Para-choques redesenhados na traseira e jantes específicas de 17 polegadas marcam também a diferença.

PROPOSTA INTERESSANTE PARA OS ADEPTOS DOS AUTOMÓVEIS CEM POR CENTO ELÉTRICOS, O KIA E-NIRO JUNTA ÀS FORMAS DO CROSSOVER COM ESPAÇO E HABITABILIDADE, MUITO EQUIPAMENTO E UMA AUTONOMIA – 455 QUILÓMETROS – NO TOPO DOS PADRÕES HABITUAIS A ESTE NÍVEL

Por dentro, onde há novos recursos e elementos de design, a consola central destaca-se pela ausência da alavanca do seletor de velocidades, substituído por um seletor rotativo shift-by-wire. E claro, neste caso, não falta o travão de parque elétrico. O resto é o painel de instrumentos digital e o ecrã tátil de sete polegadas e toda a informação própria de um veículo elétrico.

“One pedal” e quatro modos de condução

Como é natural, a travagem regenerativa permite a recarga da bateria, que pode ser doseada em cinco níveis através das patilhas no volante. O modo “one pedal” é o mais efetivo e quando se levanta o pé do acelerador há um efeito de travagem moderado.

Também está disponível um modo de autorregeneração, que permite ao veículo ajustar o nível de regeneração de energia cinética autonomamente (consoante as condições do tráfego), recorrendo às câmaras do sistema de Controlo da Velocidade Inteligente.

Há ainda quatro modos de condução: Eco, Eco+, Normal e Desportivo, este capaz de aumentar a prontidão da resposta, dar outra expressão ao binário (7,8 segundos n aceleração 0-100) e, claro, com custos na carga da bateria….

A bateria está colocada abaixo do nível da bagageira, colocando a maior parte do peso entre os dois eixos.

Outra diferença é a suspensão traseira independente e uma afinação global apurada no sentido de responder ao aumento de peso sem comprometer o comportamento do automóvel.

Equipamento em plano elevado

O e-Niro está equipado de série com o sistema de Gestão da Estabilidade do Veículo (VSM), que proporciona a máxima estabilidade em situações de travagem e de curva. Outros sistemas de segurança ativa disponíveis incluem o Aviso de Colisão Frontal com Assistência de Prevenção de Colisão Frontal, Controlo de Velocidade Inteligente com função Stop & Go, Assistente de Máximos, Aviso de Atenção do Condutor e Assistência à Circulação na Faixa de Rodagem. No caso, trata-se de uma tecnologia de condução autónoma de “Nível Dois”, a qual deteta os veículos que circulam mais à frente no tráfego e identifica as marcações das faixas de rodagem para manter o e-Niro na “linha” quando circula em autoestrada. O sistema controla a aceleração, a travagem e a direção, mantendo assim uma distância segura para os veículos da frente. Funciona entre os 0 e os 130 km/h.

Em matéria de habitabilidade, o e-Niro mantém as cotas conhecidas, e, ao contrário do que acontece normalmente, a bagageira ganha até espaço, sendo a maior entre a concorrência direta, com 451 litros de capacidade ou 1405 com os bancos traseiros rebatidos.

Quanto a tempos de carga, a marca anuncia cinco horas e 50 minutos, com recurso a uma WallBox de 7,2 kW, e 42 minutos num carregador rápido de 100 kW.

O e-Niro beneficia de uma campanha de 4 000 euros no lançamento, o que baixa o preço para os 45 500 euros. Para as empresas, as contas fazem-se sobre 35 800 euros mais IVA.

Em termos dinâmicos, o e-Niro, que tivemos oportunidade de guiar na apresentação internacional, é uma agradável surpresa, como pode ler clicando aqui.

Proposta interessante para os adeptos dos automóveis cem por cento elétricos, o Kia e-Niro junta às formas do crossover com espaço e habitabilidade, muito equipamento e uma autonomia – 455 quilómetros – no topo dos padrões habituais a este nível da oferta.

Como é habitual, o e-Niro beneficia da garantia de sete anos da Kia, aqui extensiva à bateria e ao motor elétrico

FICHA TÉCNICA

Kia e-Niro 64 kWh

Motor: síncrono de ímanes permanentes

Potência: 204 cv/3800-8000 rpm

Binário máximo: 395 Nm/0-3600 rpm)

Bateria: polímero de iões de lítio; 64 kWh (energia); 170 kw (potência); 180 Ah (corrente)

Carregador de bordo: 7,2 KWh

Tempo de carga: 5h50, com wallbox de 7,2 kW; rápida (100 kW), 42 minutos

Transmissão: automática, velocidade única

Aceleração 0-100: 7,8 segundos

Velocidade máxima: 167 km/h

Consumo: média – 159 Wh/km

Emissões CO2: 0

Autonomia: 455 km (WLTP)

Bagageira: 451/1405 litros

Preço: 45 500 euros com campanha de lançamento de 4 000 euros