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Toyota Corolla é Carro do Ano

Gama alargada, com duas motorizações híbridas para o Toyota Corolla; ao meio o hatchback, premiado também enquanto o melhor eletrificado (Foto Newsroom Toyota)
Outra plataforma e linhas renovadas num estilo muito próprio (Foto Newsroom Toyota)
Peugeot 208, um citadino que promete colecionar títulos (Foto Peugeot Media Center)
Skoda Scala, compromisso de estilo e espaço à medida do familiar (Foto SIVA Newsroom)
XCeed, o SUV compacto da gama mais alargada da Kia é afirmação de uma marca em alta (Foto Kia)
Tarraco, o grande SUV da SEAT promete uma boa carreira (Foto SEAT Media Center)
Muito mais do que o estilo marcante no BMW 840d xDrive Cabrio (Foto BMW Media)
Hyundai Ionic um percurso de consolidação no mundo dos cem por cento elétricos (Foto Hyundai Media)
Cabeça de motor do Skyactiv-X que valeu à Mazda o prémio Tecnologia e Inovação (Foto Mazda Media Center)
José Ramos, administrador do Grupo Salvador Caetano e presidente e CEO da Toyota Caetano Portugal, distinguido como Personalidade do Ano

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O Toyota Corolla é o Carro do Ano em Portugal e também o melhor entre os híbridos. A vitória do best-seller nipónico, que sucede ao Peugeot 508, significa o primeiro grande êxito no concurso nacional de uma gama que privilegia a solução eletrificada. A marca não era distinguida desde 1993, quando o Carina E conquistou o júri nacional.

Peugeot 208 (citadino), Skoda Scala (familiar), Kia X-Ceed (SUV compacto) SEAT Tarraco (grande SUV), BMW 840d xDrive Cabrio (desportivo), Toyota Corolla hatchback (híbrido) e Hyundai Ionic (elétrico) saíram vencedores nos sete segmentos a concurso.

A votação final atendeu a critérios como estética, performances, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental, sujeitas a fatores de ponderação que visaram favorecer uma escolha adequada ao mercado nacional.

Símbolo do sucesso da Toyota, o novo Corolla é um automóvel disponível numa gama alargada, bem construído e com duas evoluídas motorizações híbridas (1.8 e 2.0), tecnologia em que a marca tem grande experiência e alcançou liderança global incontestada

E, neste quadro, num momento também em que se olha para o futuro com outros olhos e muitas dúvidas, a eleição de um híbrido representa um sinal dos novos tempos. Há compromissos – e o automóvel híbrido é um deles – em relação aos quais os automobilistas devem estar cada vez mais atentos, face aos constrangimentos impostos a uma indústria em mudança e que as autoridades têm vindo a “empurrar” para a eletrificação total.

O consumo à frente das prestações

O Toyota Corolla Hybrid – a 12ª geração de uma automóvel com 50 anos de história – recorre a uma solução em que a marca nipónica aposta há muitos anos e tecnologia em que a sua liderança global é incontestada. Símbolo de sucesso do emblema japonês, o novo Corolla, assente sobre nova plataforma, é um automóvel bem construído, tem família diversificada e equilibrada, com pormenores interessantes, modernismo assumido até no estilo mais conservador do sedan. Conta com um motor 1.2 Turbo a gasolina e duas evoluídas versões híbridas – 1.8 e 2.0 – merecedoras de todo o destaque, nas quais a questão dos consumos – indiscutivelmente baixos para um motor a gasolina – é valorizada face às performances.

O reparo habitual feito ao Corolla pela generalidade da informação automóvel tem a ver com a caixa de velocidades automática de variação contínua, solução transversal na Toyota. As críticas, porém, não têm beliscado o grande sucesso comercial dos híbridos da marca e do outro emblema do gigante nipónico, a mais luxuosa Lexus.

A organização da SIC Notícias e do Expresso apoiada pela Essilor atribuiu ainda os prémios Tecnologia e Inovação, concedido aos motores Skyactiv-X da Mazda – solução que aproxima motores a gasolina do funcionamento dos Diesel –, e Personalidade do Ano, este, da responsabilidade da Comissão Organizadora, para consagrar José Ramos, administrador do Grupo Salvador Caetano e presidente e CEO da Toyota Caetano Portugal. Trata-se de uma figura de relevo no panorama do setor automóvel nacional que vê assim reconhecida uma vida de dedicação à empresa criada por Salvador Caetano, a qual ajudou a crescer e a elevar a patamar cimeiro.

A vitória no Carro do Ano Troféu Essilor Volante de Cristal foi disputada por 28 modelos, dos quais sete chegaram à votação final através de uma primeira escolha da responsabilidade de 19 jornalistas ligados à informação automóvel que integraram o júri. Foram eles: BMW Série 1, Kia XCeed, Mazda3 HB, Opel Corsa, Peugeot 208, Skoda Scala eToyota Corolla.

Além destes, num concurso com adesão inequívoca das marcas – houve 16 a concurso – a lista de concorrentes integrou ainda: Audi Q3 Sportback , Audi e-tron quattro, Bentley Continental GTC, BMW X7 , BMW série 8, DS3 Crossback, Citroën C5 Aircros , Kia ProCeed, Lexus UX 250h Luxury, Lexus ES 300h Luxury,Honda CR-V, Mazda CX-30, Nissan Juke, Toyota RAV4, Toyota Corolla, Seat Tarraco, Volkswagen T-Cross, Volkswagen Passat.

Duas novidades em sete categorias

No que respeita aos melhores nos diversos segmentos do mercado foram concorrentes:

Familiar do Ano: BMW 116d, Kia ProCeed 1.6 CRDi GT Line, Mazda3 HB 2.0 SKYACTIV-X 180 cv Excellence, Škoda Scala 1.0 TSI 116 cv Style DSG, Toyota Corolla Touring Sports 2.0 Hybrid Luxury Black

Híbrido do Ano: Hyundai Kauai HEV 1.6 GDI Premium MY20 + Navi + Vision, Lexus ES 300h Luxury, Toyota Corolla Hatchback 1.8 Hybrid Exclusive, Volkswagen Passat GTE

SUV/Compacto do Ano:Audi Q3 Sportback 35 TDI 150 cv S Tronic, Citroën C5 Aircross Shine 1.5 BlueHDi 130 EAT8, Honda CR-V Hybrid 2.0 Lifestyle, Kia XCeed 1.4 T-GDI Tech, Lexus UX 250h Luxury, Mazda CX-30 2.0 SKYACTIV-G 122 cv Evolve Pack i-ActiveSense, Nissan Juke 1.0 DIG-T 117 cv N-Connecta, Toyota RAV4 2.5 Hybrid Dynamic Force Square Collection 4×2, Volkswagen T-Cross 1.0 TSI 115 cv DS

Desportivo: Bentley Continental GTC, Hyundai i30 Fastback N 2.0 TGDi MY19 275 cv, BMW 840d xDrive Cabrio

Grande SUV do Ano: BMW X7 M50d, Seat Tarraco 2.0 TDI 150 cv XCellence

Elétrico do Ano:Audi e-tron quattro, DS3 Crossback e-Tense Grand Chic, Hyundai Ioniq EV MY20 + Pack Pele

Citadido do Ano: Opel Corsa 1.2 Turbo 130 cv GS Line, Peugeot 208 GT Line 1.2 PureTech 130 EAT8

As categorias Elétrico e Híbrido do Ano foram novidade no concurso e pretenderam acompanhar a tendência do mercado contribuindo, desta forma, para que o tema da ecologia e as novas formas de mobilidade fossem debatidas pelos membros do júri, 19 jornalistas representando outros tantos meios de comunicação social, entre eles o Motor 24.

Uma história com 36 protagonistas

O Carro do Ano nasceu em 1985 e desde então teve os seguintes vencedores:

1985 – Nissan Micra ; 1986 – Saab 9000 Turbo 16; 1987 – Renault 21 ; 1988 – Citroën AX ; 1989 – Peugeot 405; 1990 – Volkswagen Passat; 1991 – Nissan Primera ; 1992 – SEAT Toledo; 1993 – Toyota Carina E; 1994 – Seat Ibiza; 1995 – Fiat Punto ; 1996 – Audi A4; 1997 – Volkswagen Passat; 1998 – Alfa Romeo 156; 1999 – Audi TT; 2000 – SEAT Toledo; 2001 – SEAT Leon; 2002 – Renault Laguna; 2003 – Renault Mégane; 2004 – Vokswagen Golf; 2005 – Citroën C4; 2006 – Volkswagen Passat; 2007 – Citroën C4 Picasso; 2008 – Nissan Qashqai; 2009 – Citroën C5; 2010 – Volkswagen Polo; 2011 – Ford C-Max; 2012 – Peugeot 508; 2013 – Volkswagen Golf; 2014 – SEAT Leon; 2015 – Volkswagen Passat; 2016 – Opel Astra; 2017 – Peugeot 3008; 2018 – SEAT Ibiza: 2019 – Peugeot 508; 2020 – Toyota Corolla

Para ler o ensaio do Toyota Coroll Touring Sports 1.8 HSD clique aqui