Publicidade Continue a leitura a seguir

Um artista com azar

Colagem brilhante e chamativa em branco imaculado, o "Muro de Peças" da Lexus de Masamichi Katayama, exposto no aeroporto de Bruxelas, tem um pequeno deslize para o mundo do automóvel (Foto sp/milhas)
À esquerda, aquilo que a colagem apresenta quase em posição central: a harmonização artística dos anéis dos segmentos deu o emblema da Audi na vertical (Foto Lexus Media Service)
O Lounge by Lexus São 700 metros quadrados para 175 pessoas e disponibiliza vários ambientes, desde o espaço isolado às áreas de trabalho (Foto Lexus Media Service)
Altura do teto, iluminação, materiais de decoração e cores variam de acordo com as diferentes zonas (Foto Lexus Media Service)
Apresentação inspira-se nos princípios de design L-finesse da Lexus, adaptando uma filosofia de estilo que reflete o compromisso da marca com o design, a tecnologia e a precisão nos acabamentos artesanais (Foto Lexus Media Service)
Luzes translúcidas suspensas na área do bar incluem lâmpadas de cristal de Iris, criadas por Sebastian Scherer e apresentadas nos Design Lexus Award de 2014 (Foto Lexus Media Service)
Grande ecrã de vídeo tem também o seu espaço num ambiente fértil em elementos de design contemporâneo (Foto Lexus Media Service)
Uma das peças-chave do lounge é a cadeira Take a Line for a Walk, desenhada por Alfredo Häberli e produzida pela Moroso, luxuoso fabricante de móveis italiano (Foto Lexus Media Service)
Duas divisões abertas exibem temas de design e artesanato Takumi e tecnologia e performance (Foto Lexus Media Service)
Hoverboard, uma forma de skate, desenvolvida pela Lexus, que flutua silenciosamente rente ao solo e pode ser controlado apenas por adultos, está em exposição no lounge (Foto Lexus Media Service)
"Muro de Peças", que pesa quase uma tonelada, enquadra uma grande mesa integrada na área de trabalho (Foto Lexus Media Service)
Grafismo simples anuncia o espaço especial para passageiros habilitados da Brussels Airlines e Star Alliance (Foto Lexus Media Service)

Publicidade Continue a leitura a seguir

As peças de arte com erros e mensagens ocultas são várias e algumas famosas. Como o Moisés com cornos de Miguel Ângelo, que se encontra no túmulo do Papa Julio II, na Basílica de São Pedro. Ou a sombra da mão que se vê na “Ronda da Noite” de Rembrandt, no fantástico Rijksmuseum de Amesterdão. Agora, noutra escala, temos uma curiosidade que envolve automóveis…

A Lexus acaba de “emprestar” o seu nome ao Longe da Brussels Airlines, no aeroporto da capital belga. Trata-se, no fundo, de uma operação de “naming sponsor” que visa associar a marca nipónica a um “espaço inovador (…) mais do que simplesmente um lugar para os viajantes relaxarem”. E que “serve igualmente como experiência envolvente para as abrangentes atividades e feitos da Lexus enquanto marca global de lifestyle de luxo, proporcionando a melhor hospitalidade omotenashi – princípio de boas vidas e respeito dado a um convidado em casa de amigos ou familiares – dentro da melhor tradição japonesa.”

Mais ou menos marketing, o trabalho deste cenário começa logo na “fachada” do Lounge by Lexus – assim se chama o espaço que serve os passageiros da Star Alliance, logo também da TAP – a qual espelha uma interpretação subtil da grelha fusiforme, um dos elementos elementos de design de autor dos Lexus. E o pormenor vai mais longe: a grelha foi processada em bambu perfurado, de cores intensas, também usado nos interiores dos modelos Lexus.

Então não é que naquela arte feita do amontoado de minúcia, colagem incrível e harmónica, o rigor da aplicação dos anéis dos segmentos “plantou” o emblema da Audi, ainda que na vertical, em lugar de destaque… num mundo Lexus

A arte não podia faltar num espaço que integra SPA, quartos de dormir, cadeiras relaxantes com massagem, sala de som com o melhor da Mark Levinson, pequena biblioteca automóvel e memórias da capacidade Lexus, como a bicicleta em fibra de carbono, e miniaturas do superexclusivo LFA e do Sport Yatch.

Por isso, em lugar de destaque está exposto o chamado “Muro de Peças”, que é mesmo “um elemento marcante”, como refere a marca, criado inteiramente a partir de peças usadas em veículos Lexus, reunidas num arranjo artístico e com acabamentos em branco uniforme. Bem feito e muito conseguido!

A instalação, idealizada em Tóquio por Masamichi Katayama – que “queria transformar o simples ato de relaxar num salão numa oportunidade de experienciar a emoção da marca Lexus” – é composta por dezenas de peças e componentes individuais – grelhas, escapes, rodas, volantes, cabeças de motor, de tudo um pouco num conjunto muito impressivo que pesa mais de uma tonelada.

“A forma como foram dispostas numa única instalação cria uma fusão entre arte e engenharia de modo a prestar homenagem à perícia artesanal e às tecnologias avançadas aplicadas nos veículos Lexus”, dizem-nos. E é verdade. Sou um admirador confesso deste género de criações e considero o trabalho brilhante, aliás foi aquilo que imediatamente me chamou a atenção no espaço muito agradável do Lounge. E não só a mim… Retive, no entanto, o olhar onde outros, jornalistas ligados ao automóvel como eu, ficaram focados. Surpreendidos, incrédulos e, por fim, com um sorriso contemporizador estampado no rosto. Então não é que naquela arte feita do amontoado de minúcia, colagem incrível e harmónica, o rigor da aplicação dos anéis dos segmentos “plantou” o emblema da Audi, ainda que na vertical, em lugar de destaque… num mundo Lexus.

É azar. E eu nem sei se Masamichi Katayama estava informado de que um dos concorrentes assumidos do Lexus ES, que ia ser apresentado a seguir, é o Audi A6.

Quando voltar a Bruxelas tentarei ir ao Lounge by Lexus, onde até se está mesmo muito bem, para ver se o artista cedeu ou a Lexus (os responsáveis foram chamados a ver) pediu a Katayama para dar outra volta na sua criatividade.

Loading the player...