É o exemplo acabado de que a Hyundai confirma o direito a jogar noutro campeonato. Já muito elogiado, o Kauai juntou o Diesel à oferta e revela outra novidade: também nos consumos, até aqui uma pecha, os coreanos começam a ter pouco para a aprender. Para quem gosta de pequenos SUV e não teme o futuro do combustível  “maldito”, esta é uma daquelas propostas que importa considerar!

Rendi-me ao Kauai logo na sua apresentação estática e senti-me secundado pelas centenas de jornalistas que me acompanharam em Turim. Se dúvidas houvesse, era outra” Hyundai, a marca moderna e a par dos tempos que este SUV nos trazia. E não hesitei em escrever aqui tratar-se de um automóvel “com o toque de Midas”.

Mais de um ano volvido, ao volante de um 1.6 Diesel juntei à surpresa daquele momento a certeza de que a marca sul-coreana fizera mais do que um automóvel capaz de conquistar apenas pela imagem e que aquele embrulho acrescentava à jovialidade e ousadia do interior o mais que faltava para um produto conseguido.

Sei há muito que gostos não se discutem mas ao meu somava a convicção de que este pequeno SUV agradável de conduzir, assentava esta caraterística prazenteira naquele conjunto de virtudes que convencionamos considerar um automóvel equilibrado do ponto de vista dinâmico.

Despachado q.b.

O diesel de 115 cv e 275 Nm de binário, como estes números deixam claro e as prestações confirmam (10,7 segundos de 0 a 100 e 183 km/h em velocidade de ponta), não pode ser uma maquinazinha, mas a verdade é que nos embala num despacho que até faz da sua condução algo de divertido. Antes de mais, porque quando é preciso ultrapassar, está lá a alma suficiente para que todos quantos não se sintam pilotaços em potência façam a manobra com facilidade e dispensando muitas contas de cabeça…. A elasticidade do motor merece elogios, o crescendo é natural e uma caixa de seis velocidades suave nas passagens e pronta quanto baste nas respostas ajuda as coisas. Um motor generoso, redondinho – e bem insonorizado quando nos lembramos que estamos face a um produto do segmento B.

SUV muito interessante este Hyundai Kauai 1.6 CRDI, imagem jovem e vistosa a vestir um nível de qualidade convincente, generoso na habitabilidade e menos brilhante na mala, equilibrado do ponto de vista dinâmico, prestações e consumos aceitáveis. Enfim, preço competitivo e cinco anos de garantia

Mas há mais! O compromisso de suspensão assenta numa relação conforto eficácia que até surpreende. Verdade que a frente pode alargar um pouco a trajetória, mas a resistência ao balanceamento nas transferências de massas (e é altinho…1,55 m), por um lado, a direção, direta e precisa, por outro, contagiam-nos pela agilidade digna de registo e transportam-nos para uma patamar de confiança que nos faz sentir aos comandos de um produto pronto para desafiar a comparação com os seus iguais na base da honestidade. Quer isto dizer, muito simplesmente, insisto, que pode sentir-se prazer e gozo ao volante do Kauai sem lhe pedir que seja o carro excitante. Nem é isso que ele pretende ser e quem queira mais até tem outras opções na gama…

Melhoria nos consumos

Seguidor atento da evolução da indústria automóvel sul-coreana, tenho considerado que na sua rápida aprendizagem lhes falta ainda algo mais em matéria de consumos. Pois bem, este Kauai, mesmo sem ser paradigma, representa evolução importante. Consegui consumo de 5,5 litros aos 100 em auto-estrada à velocidade legal; em estrada, com quatro pessoas a bordo e numa noite em que a chuva aconselhava a usar a caixa de velocidades, o computador de bordo oscilou entre 5,7/5,8, o mesmo que no chamada percurso urbano. Haverá melhor na concorrência, provavelmente até se consegue menos, mas parecem-me valores aceitáveis e melhores do que é costume nos modelos do grupo.

Jovem e apelativo nem tudo são virtudes no Kauai. O aspeto mais penalizador será a bagageira, 361 litros (vai até aos 1143 com os bancos rebatidos – 60×40 – os quais não formam uma superfície plana), capacidade abaixo da expetativa. Depois vem a habitabilidade traseira, generosa mas sem o desafogo de outras propostas no espaço para as pernas, e, claro, lugares para cinco, conforto para quatro. Já na frente, nada a dizer, não há “conflito de cotovelos” e a posição ao volante – regulável em altura e alcance – é agradável.

O ambiente revela-se conseguido, num exercício que conjuga muito bem plásticos de qualidade razoável e, sobretudo montagem convincente ao ponto de pensarmos que o tempo não vai presentear-nos com aqueles incómodos ruídos parasitas.

Em termos de estilo, o Kauai, com 4,16 de comprimento (2,60 m entre eixos) tem uma frente original, dominada pela grelha em cascata que se tornou imagem de marca, mas em que pontifica a novidade dos faróis em três níveis: os LED diurnos rasgados em posição elevada junto ao termo do capô, as ópticas em posição média, associadas às proteções dos guarda-lamas, enfim, as luzes de nevoeiro chegadas ao limite inferior da carroçaria, rematada por uma curiosa solução para o defletor aerodinâmico. Diferente, moderno, desportivo – conseguido!

De perfil, tem elegância, cintura bem definida, elevada e em cunha, e revela um trabalho bem feito na transmissão da força que se associa ao conceito, seja pela bordadura escura do contorno, como pelo músculo que acompanha a “entrada” dos guarda lamas. Pára-brisas bem inclinado e um tejadilho com o toque de coupé acentuam a desportividade.

A traseira constitui projeção do estilo, incluindo outra vez as óticas nas proteções dos guarda lamas, muito esculpidos e a passar uma ideia impressiva de dinâmica, a rematar postura exemplar em estrada (a distância ao solo é de 17 cm).

Quanto a equipamento, um pacote interessante na versão Premium: volante multifunções em pele, ar condicionado automático, regulação elétrica do apoio lombar no banco do condutor, cruise-control, chave inteligente e botão de ignição, ecrã de sete polegadas, bluetooth, portas USB e AUX, câmara traseira, sensores de luz, chuva e estacionamento, luzes diurnas em LED, faróis de nevoeiro, alarme de fadiga do condutor, aviso de manutenção na faixa de rodagem e jantes de 18 polegadas.

SUV muito interessante este Hyundai Kauai 1.6 CRDI, imagem jovem e vistosa a vestir um nível de qualidade convincente, generoso na habitabilidade e menos brilhante na mala, equilibrado do ponto de vista dinâmico, prestações e consumos aceitáveis. Enfim, preço competitivo e cinco anos de garantia

FICHA TÉCNICA

Hyundai Kauai 4×2 Premium 1.6 CRDI 115 cv*

Motor: 1598 cc, turbodiesel, injeção direta, start/stop

Potência: 115 cv/4000 rpm

Binário máximo: 275 Nm/2000-2250 rpm

Transmissão: 4×2, caixa manual de seis velocidades

Aceleração 0-100: 10,7 s

Velocidade máxima: 183 km/h

Consumos: misto – 4,2 litros/100; estrada – 3,9; urbano – 4,9

Emissões CO2: 112 g/km

Mala: 361/1143 litros

Preço: 25 700 euros

*Concorrente ao Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal (categoria SUV Compacto)