É um compromisso interessante e proposta equilibrada para os adeptos dos crossovers, o novo Ford Focus Active. A imagem é sugestiva, o ambiente a bordo agradável e, no caso, o três cilindros 1.0 EcoBoost na versão de 125 cv assenta-lhe bem e favorece o preço, nesta versão a partir dos 24 mil euros. Os consumos não surpreendem. 

A solução nada tem de original na lógica do desenvolvimento dos crossovers: um Focus de cinco portas com suspensão elevada (+30 mm à frente e + 34 mm atrás), pneus com perfil mais alto em jantes de 17 polegadas, e, claro, maquilhagem apropriada – e no caso vistosa. Grelha específica, pára-choques retocados, na traseira com saída de escape dupla, alguns apêndices, a indispensável bordadura plástica nos guardas lamas e, no fundo, a toda a volta do Focus Active, enfim as barras negras no tejadilho.

Transformação sugestiva para promover a imagem do automóvel de lazer e a abrir caminho às escapadelas com um toquezinho de aventura no fora-de-estrada. E aí, surpresa, a Ford não foi muito longe propondo um automóvel com uma distância ao solo de 16,3 cm, o que, convenhamos, não é muito e limita um pouco a capacidade sugerida e impõe certos cuidados fora do alcatrão, apesar de não faltarem as ajudas eletrónicas.

A imagem ajuda o Ford Focus Active, não permite tudo quanto sugere, mas este crossover é um carro bem construído, espaçoso e confortável. Um chassis muito bem equilibrado permite fazer brilhar o 1.0 tricilíndrico de 125 cv que não surpreende em termos de consumos

No interior, houve também o cuidado de reforçar o almofadado dos bancos, os quais aliás, com as costuras em azul, se enquadram muito bem num ambiente, importa sublinhar, de qualidade a alinhar pelo topo da oferta do género. Somos transportados para uma nova imagem da Ford, pelo design, primeiro, pela simplificação no plano prático, depois, na linha do que começa a ser comum: menos botões, ecrã tátil de oito polegadas e volante multifunções cada vez mais presentes ao serviço dos comandos… Bom trabalho, mesmo que nem tudo seja muito intuitivo!

Bem construído e robusto

De tudo isto resulta um conjunto que tem de ser olhado como modelo de construção convincente, boa montagem, materiais de qualidade e bem combinados. É um crossover que marca pontos na robustez e apresenta um nível que, para mim, justificava outra expressão da Ford no mercado nacional. Mas, manda quem compra!

No que respeita a habitabilidade – há mais 5 cm para os joelhos de quem viaja atrás face ao Focus anterior –, uma oferta ao nível da média do segmento, mais impressiva do que a bagageira com 375 litros, gerível em termos de modularidade por um banco traseiro que rebate na proporção 60×40 e permite chegar aos 1364 litros de capacidade. Não falta o pneu sobresselente de dimensões reduzidas a substituir o kit anti-furo.

Em termos dinâmicos, as alterações na suspensão, que incluem outra taragem das molas (mais firme) não se reflete no comportamento – nem no conforto – do Focus Active. A eficácia em curva, fruto do equilíbrio de um chassis muito elogiado, continua a ser impressiva. A direção, com aquele “peso” típico ajuda a desfrutar de uma assertividade que inspira confiança e transmite segurança: a frente vai mesmo para onde se “pede”, a traseira dá uma ajuda e é preciso forçar a nota para dar pela intervenção, sempre “serena”, do controlo de estabilidade. Bem engraçado!

A condução é adaptável através dos três modos habituais, Normal Eco e Sport aos quais, neste caso, acrescem mais dois: “Slippery”, que ajusta controlos de estabilidade e tração nos pisos de baixa aderência e reduz a patinagem das rodas; “Trail”, o qual ajuda a manter o andamento nos pisos moles, ajusta o ABS para permitir maior deslizamento e configura o controlo de tração de modo a aumentar a rotação das rodas – em qualquer deles a resposta do acelerador é mais passiva.

No que respeita ao três cilindros 1.0 EcoBoost com capacidade para desativar o cilindro central, continua a ser um motor interessante. Nesta versão de 125 cv tem até prestações interessantes – 10,3 de 0 a 100 e 196 km/h em velocidade de ponta. Para explorar a sua vivacidade importa não o deixar cais as rotações. Nos baixos regimes, lembra-nos que não há milagres e se houver quatro pessoas a bordo pode tornar-se mais frequente o recurso à caixa de seis velocidades – obviamente de relações longas para defesa dos consumos. E estes não surpreendem: consegui uns razoáveis 6,1 litros aos 100 com quatro passageiros em ritmo de passeio, mas é fácil chegar aos sete quando se procura um andamento mais vivo. O computador de bordo, aliás, marcava 7,5 de média para cerca de 1200 quilómetros de muitas experiências. Nada que surpreenda nos motores do género, entre os quais este continua a figurar entre as referências e marca pontos em termos de silêncio a bordo e ausência de vibrações sensíveis.

Consumos vulgares mesmo em… dois cilindros

O Ford Focus Active tem um nível de equipamento interessante que inclui forro do tejadilho cinzento, ecrã tátil de oito polegadas, incluindo navegação, volante multifunções em couro, consola central com apoio de braços, botão Ford Power, travão de mão elétrico, cruise control adaptativo, sensores de estacionamento à frente e atrás, travagem ativa autónoma com deteção de peões e ciclistas, assistência à manutenção em faixa e seleção de modos de condução. A pintura metalizada custa 508 euros, carregador sem fios, 152 euros e a navegação Premium associada ao sistema áudio B&0, mais 305 euros. A versão ensaiada carregava, além disto, mais 4 711 euros de extras que acrescentavam, entre outros argumentos importantes, estofos com bandas em pele, aquecidos à frente e com comando elétrico para o condutor, ar condicionado automático, head-up display, deteção de ângulo morto, câmara de marcha atrás, reconhecimento de sinais, faróis LED antiencandeamento adaptativos e com máximos automáticos, jantes de liga com 18 polegadas.

A imagem ajuda o Ford Focus Active, não permite tudo quanto sugere, mas este crossover é um carro bem construído, espaçoso e confortável. Um chassis muito bem equilibrado permite fazer brilhar o 1.0 tricilíndrico de 125 cv que não surpreende em termos de consumos.

Até ao final de Junho, a Ford oferece um desconto de 3 200 euros e mais 800 euros de equipamento à escolha. O apoio à retoma acrescenta 1000 euros à poupança.

FICHA TÉCNICA

Ford Focus Active 1.0 EcoBoost Active 5p

Motor: três cilindros (central desativável), 999 cc, injeção direta, turbo, intercooler

Potência: 125 cv/6000

Binário máximo: 170 Nm (200 overboost)/1400-4500 rpm

Transmissão: caixa manual de seis velocidades

Aceleração 0-100: 10,3 s

Velocidade máxima: 196 km/h

Consumos: média: 4,9 litros/100; estrada – 4,3; urbano – 6

Emissões CO2: 110 g/km (WLTP)

Mala: 375/1374 litros

Preço: versão ensaiada, 29 950 euros; desde, 24 283 euros