Jantes e capas negras nos retrovisores distinguem o CX-5 Homura (Foto Mazda)

Interior mantém design mas oferece nova decoração (Foto Mazda)

Bancos em pele pespontados a vermelho (Foto Mazda)

Edição especial para celebrar 100º aniversário e evocar o 360 (Foto Mazda)

Jantes BBS em opção e capota bordeaux para marcar diferença (Foto Mazda)

Agora mais potente, o e-Skyactiv X chega ao Mazda 3 e ao CX-30 (Foto Mazda)

CX-30 com três escolhas de motorização a gasolina (Foto Mazda)

Mazda 3 também com opção 186 cv mild-hybrid (Foto Mazda)

Depois dos primeiros mild-hybrid , da estreia do emissões zero, o MX-30, e enquanto espera pelo alargamento da gama de eletrificados, com os desejáveis híbridos e Plug-in a Mazda caça com gato em 2021. Aproveita o balanço dos SUV, a tecnologia do seu motor “diesolina”, o e-Skyactiv X, e explora o inesgotável filão do MX-5 que tem mais uma edição especial, agora para celebrar o centenário da marca.

Sem vida facilitada em função da cilindrada dos seus motores, penalizada em Portugal, – só o MX-5 tem um 1.5, depois a gama assenta em blocos 2.0 e até num 2.5 a gasolina e nos 2.2  Diesel –  a aposta do emblema japonês para o imediato passa por valorizar a oferta SUV. E, para isso, alarga a oferta do CX-5 com uma versão especial, mais bem recheada, e equipa o CX-30 e o Mazda 3 com o motor e-Skyactiv X, que surge com mais potência e binário, 186 cv e 240 Nm respetivamente.

Este motor é mais uma aposta da marca nipónica no apuramento da tecnologia, no caso da compressão por ignição que procura trazer para um motor a gasolina valores mais próprios de um Diesel. Um sistema designado SPCCI (Ignição por Compressão Controlada por Faísca) permite, explica o construtor, “que o motor alterne, sem que seja percetível, entre a ignição por faísca convencional e a combustão através de ignição por compressão, recorrendo a uma faísca para desencadear ambos os processos de combustão”.

MX-5 apresenta uma edição especial do 100º aniversário da Mazda que propõe a opção de jantes BBS de 16 ou 17 polegadas, e uma combinação de cores exclusiva: branco pérola, capota, alcatifa, tapetes e bancos em cabedal de cor bordeaux

O Skyactiv X implica a utilização de uma vela especial e consegue que o motor opere durante período significativo num modo muito eficiente, de que temos informação através da indicação “SPCCI” no painel de instrumentos. Só no arranque a frio, nas fases de aquecimento e, claro, em cargas muito elevadas, o sistema não funciona. Quando isso acontece, e sem que ao volante se dê conta de qualquer alteração, o motor entra em funcionamento normal.

Tecnologia acompanha solução mild-hybrid de 24 V

Neste versão do e-Skyactiv X, trabalhou-se no aumento da proporção entre o ar e o combustível. Para o efeito, houve que recorrer à denominada queima pobre (lean burn), na qual se queimam maiores quantidades de ar.

É esta tecnologia que agora oferecem o CX-30 e o Mazda 3 anunciados com melhorias de consumo interessantes e que a marca afirma poder chegar a poupanças da ordem dos 0,5 litros nas médias aos 100 quilómetros e menos 10 gramas nas emissões de CO2.

No CX 30, o e-Skyactiv está disponível em três versões de potência, 122, 150 e 186 cv, todos mild hybrid (24 V) e os dois primeiros com desactivação de cilindros. A transmissão é assegurada por caixas manuais ou automáticas de seis velocidades e a tração integral está disponível em opção. Os preços variam entre os 29 938€ e os 40 620€

No Mazda 3, disponível nas versões Sedan e hatch back as características técnicas são as mesmas em termos de motorização. Quanto a preços, o hatch back vai dos 28 514€ aos 37 657€; e o sedan custa 28 542€.

Edições especiais para CX-5 e MX-5

No CX-5, que representa 30 por cento das vendas da marca entre nós, a novidade é a versão especial Homura (fogo), que conta com acabamentos personalizados, designadamente jantes de 19 polegadas negras como as capas dos retrovisores  e interiores exclusivos.

A bordo, por isso, apresenta painéis exclusivos em preto, com desenho ninho de abelha gravado no tabliê e painéis das portas, e costuras em vermelho vivo no aro do volante, comando da caixa de velocidades, consola central e caixa de consola e apoios de braço das portas. A pedido, os bancos em couro podem contar com painéis  centrais em camurça artificial ‘Gran Luxe’, igualmente com costuras a vermelho.

No equipamento passa a assurgir uma câmara de 360 graus e um ecrã de 10,25 polegadas, com novo software e sempre controlado pelo prático comando rotativo do sistema MMI. A travagem de emergência em cidade e o cruise control stop&go passam a ser de série.

As motorizações continuam a passar pelos 2.2 (165 cv) e 2.5 (194 cv) a gasolina, e duas versões do Diesel 2.2 (150 e 184 cv).

No que respeita a preços,  33 276€, para a versão de entrada a gasolina e 37 003€ para o Homura: 49 993€ para o 2.5 4×4; os diesel, arrancam nos 41 982€ e o Homura custa 45 229€.

Enfim, o icónico MX-5 apresenta uma edição especial do 100º aniversário da Mazda que propõe a opção de jantes BBS de 16 ou 17 polegadas, e uma combinação de cores exclusiva: branco pérola, capota, alcatifa, tapetes e bancos em cabedal de cor bordeaux numa evocação ao primeiro automóvel de passageiros da Mazda, o Mazda R360 Coupé lançado em 1960.

Disponível com as duas motorizações 1.5 (132 cv) e 2.0 (184) tem preços a partir dos 37 172€ até aos 37 577€. A versão RF com o tejadilho rígido amovível elétrico, custa entre 31 549€ e 48 844€.