Construção e qualidade acima das expetativas, autonomia interessante, 427/525 quilómetros, espaço e conforto o BYD Dolphin é mais um elétrico chinês e outra boa surpresa do construtor que já vai nos cinco milhões de unidades e controla todo o processo produtivo. Os preços dão uma ajuda na promoção do modelo: entre 29 900€ e 37 690€ – um desafio à concorrência.
Construído sobre a mesma plataforma usada no Atto 3, o Dolphin é um hatchback de cinco portas. Apresenta design datado, indiscutível toque asiático, mesmo que procure responder a algumas influências europeias e diferentes gostos. É uma aposta nas formas arredondadas sobre proporções equilibradas. Chamam Ocean à filosofia das formas que dizem influenciadas pelas ondas do mar.
No interior encontramos um curioso compromisso de materiais com bons plásticos, pele sintética e pespontados, num ambiente moderno e jovial. Pequeno painel de instrumentos, ecrã central de 12,8 polegadas com a curiosidade de rodar e poder ser utilizado na horizontal e na vertical. O software é intuitivo e amigável. Interessante também a solução para os comandos, no fundo dois cilindros compostos de anéis para nove funções: no extremo esquerdo o seletor de marcha, também rotativo e incluindo o botão de parque. Colocado no centro da base do tablier, é original.
Na consola flutuante, bem aproveitada, outro cilindro dominado pelo travão de parque e o carregador wireless. Tudo bem aproveitado.
Bons bancos em pele sintética e um volante multifunções bem elaborado e de dimensões reduzidas completam o ambiente em que há ainda outra curiosidade: os puxadores das portas curvos no que pretende ser uma referência às barbatanas do golfinho. É prático, pelo menos.
Preço concorrencial, qualidade acima das expetativas, autonomia e consumos na linha superior do segmento, espaço, conforto, dinâmica apreciável, o BYD Dolphin é mais uma prova de que os chineses estão a aprender muito depressa…
O Dolphin aproveita bem os 2,70 entre eixos para, num segmento C de 4,29 metros de comprimento, proporcionar uma oferta muito honesta em termos de habitabilidade e da valorização do espaço atrás. Menos brilhante a capacidade da mala, também com fundo muito desnivelado da moldura do portão: 345/1301 litros.
Bateria laminar é específica da BYD
Beneficia, claro, de uma plataforma dedicada que integra uma bateria laminar, no caso com fosfato de ferro como material catódico, solução que é apresentada como superior em segurança às baterias convencionais de iões de lítio. É uma tecnologia específica da BYD, limitada a 12 cm de espessura.
Vai contar com baterias de duas capacidades: 60,4 kWh e 44,9 kWh, esta apenas disponível no início de 2024. Tração dianteira, conta com motores de 204 cv para a bateria de maior capacidade (427 km de autonomia WLTP) e de 95 cv (340 km) e 176 cv (310 km) para as escolhas de entrada de gama.
A motorização, síncrona de magneto permanente, passa por um sistema integrado de proporção (chamam-lhe oito em um!) que inclui a unidade de controlo do veículo, sistema de gestão da bateria, unidade de distribuição de energia, motor de tração, controlo do motor, transmissão e carregador de bordo. Segundo a BYD, consegue-se assim uma eficiência de 89 por cento. Todos contam com bomba de calor.
Numa primeira experiência que tive ao volante, em Espanha, na versão mais potente, o Dolphin, tração dianteira que acelera de 0 a 100 em 7 segundos e atinge os 160 km/h em velocidade máxima, registou no computador de bordo um consumo de 16,5 kWh/100 Km, o que equivale a uma autonomia de 366 quilómetros. A marca anuncia um combinado de 15,9 kWh/100 Km e 12 kWk/100 km no percurso urbano, o que vale 565 quilómetros de autonomia. Agora, num pequeno passeio pelos arredores de Lisboa registei o conforto e o silencio de marcha.
A condução é agradável, como comprovei agora nas estradas portuguesas, e o Dolphin revela a agilidade esperada. Contamos com uma direção de bom tato e uma suspensão (multibraços atrás nestsa unidade) equilibrada que revela até resposta muito honesta no nosso empedrado.
A bateria de 60,4 kWh tem uma potência de carregamento de 11 kW AC trifásica. O alto desempenho também é alcançado quando se trata de “atestar”. Um carregador de 100 kW DC pode levar a bateria de 30% a 80% da capacidade em apenas 29 minutos. O carregamento doméstico leva sete horas e 18 minutos numa tomada monofásica e seis horas e 12 minutos numa tomada trifásica e com o carregador de 11 kW, de série na bateria de maior capacidade.
Ainda não foram divulgados mais dados sobre a bateria de 44,9 kWh.
A gama inclui quatro níveis de oferta: Confort e Design para as motorizações de 204 cv; Active e Boost para as versões que chegam em 2024. À exceção da versão de entrada, todos têm suspensão multibraços atrás.
Em termos de equipamento são de série a assistência avançada à condução, bancos em pele sintética com regulação elétrica, câmara de visão panorâmica de 360 graus. As versões mais equipadas contam com bancos dianteiros aquecidos e sistema áudio com seis colunas. O topo de gama distingue-se pela pintura bitom e pelo teto panorâmico. Não faltam deteção de ângulo morto, travagem inteligente, cruise-control adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito, aviso e prevenção de saída da faixa de rodagem e de colisão traseira com travagem automática. As jantes são de 17 polegadas. Um pacote muito razoável.
Quanto a preços: bateria de 44,9 kWh – Active, 95 cv, 29 900€: Boost, 176 cv, 30 690€; bateria de 60,4 kWh – Confort, 204 cv, 35 690€; Design, 204 cv, 37 690€.
Preço concorrencial, qualidade acima das expetativas, autonomia e consumos na linha superior do segmento, espaço, conforto, dinâmica apreciável, o BYD Dolphin é mais uma prova de que os chineses estão a aprender muito depressa…
FICHA TÉCNICA
BYD Dolphin 60,4 kwh/204 cv
Motor: elétrico, síncrono, magneto permanente
Bateria: 60,4 kWh, fosfato de ferro
Potência: 204 cv
Binário máximo: 310 Nm
Transmissão: dianteira, velocidade única
Aceleração 0-100: 7 segundos
Velocidade máxima: 160 km/h
Consumo: combinado – 15,9 kwh/100 km; urbano – 12 kwh/100 km
Autonomia: 427/565 km WLTP
Emissões CO2: 0
Peso: 1 658 kg
Dimensões: c/l/a – 4,29/1,77/1,57 m
Bagageira: 345/1301 litros
Preço: Confort, 35 690€; Design, 37 690€