SRT 800, a versão on road topo da gama - a mais cara trail tem jantes de raios (Foto QJ Motor)

SRK 700, a mais potente (72,4 cv) versão Street (Foto QJ Motor)

SRV 550 (47 cv) a opção clássica do segmento Street (Foto QJ Motor)

Nas SRT é este o aspeto da informação no ecrã LCD (Foto QJ Motor)

Iluminação full LED em toda a gama (QJ Motor)

Seis anos de garantia e uma gama sete motos é a carta de apresentação da QJ Motor, marca chinesa que chega agora ao mercado nacional e se propõe  a cobertura do País em 2023 e duas mil matriculações até 2027. É um dos braços do cada vez mais importante Grupo Geely, e faz questão de o referir como afirmação de força e recursos.

Esta aposta é uma afirmação clara na intenção de provar a qualidade do produto motociclístico chinês, combatendo uma imagem de menos know how no setor que os asiáticos têm procurado contrariar, também adquirindo e desenvolvendo, como o fez o Grupo Geely, marcas como a Volvo, a Polestar e a Lotus, entre outras como a malaia Proton.

A garantia, limitada a 75 mil quilómetros e sem custos adicionais, é transferível, para valorizar a retoma e o mercado de usados, não passa por intermediários e assegura a cobertura durante toda a vigência – o dobro do obrigatório.

A QJ Motor, marca da Qianjin Motorcicle, especializada em I+D de automóveis e motos, motores e componentes, inclui no seu universo a histórica Benelli, pormenor não negligenciável. Tem 30 anos, presença em 130 países e é representada entre nós pela MB Motor Portugal, integrada numa estrutura ibérica liderada pelos catalães da Bordoy, há muito ligados ao mundo das duas rodas.

SRT 550 (47 cv), a menos potente e mais barata das Adventure (Foto QJ Motor)

Toda a gama tem transmissão por corrente, caixa de seis velocidades, injeção e ignição eletrónicas e travões de disco com ABS, iluminação full LED e quadro de instrumentos em LCD

Com presença em três segmentos do mercado – Adventure, Street e Custom – a QJ Motor, sedeada em Águeda, promete estender a sua influência a todas as gamas de produto em 2025, o que passa pelas scooters a partir dos 50 cc, e, a prazo, pelos inevitáveis modelos com motorização elétrica.

Motores bicilíndricos e um monocilíndrico

Com motores bicilíndricos entre os 300 e os 800 cc e um monocilíndrico de 125 cc, potências desde os 15 cv aos 75,1 cv, as motos da marca chinesa apresentam imagem moderna, acabamento cuidado e não será por aí, parece-me, que podem ser penalizadas, mesmo que os gostos sejam o que são. O tempo se encarregará do resto!

No topo da oferta, estão as escolhas Adventure, QJ SRT 800, 75,1 cv, com versões off road (com jantes de raios) e on  road, esta também proposta com motor de 550 cc e 47 cv

As três versões Street têm a designação SRK e apresentam dois perfis, agressivos e modernaços na SRK700 (72,4 cv) e SRK400 (47 cv), e a clássica e vistosa SRV550 (47cv).

Enfim, as duas custom propõem as duas motorizações menos potentes, SRV300 (30,3 cv) e SRV125 (15 cv), a única monocilíndrica da família.

Toda a gama tem transmissão por corrente, caixa de seis velocidades, injeção e ignição eletrónicas e travões de disco com ABS, iluminação full LED e quadro de instrumentos em LCD.

Em matéria de preços, são os seguintes:

Adventure – SRT 550, on road, 6 590€; SRT 800, on road (35 kW ou full power), 9 990€; SRT 800X, off road (35 kw ou full power), 10 490€;

Street –SRK 400, 5 790€; SRK 700 (35 kW ou full power), 7 190€; SRV 550 6 690€

Custom – SRV 300, 5 190€.