Um número recorde de inscritos marca a 38ª edição do Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal em que 20 jornalistas vão eleger o sucessor do Toyota Corolla. Estão inscritos 35 modelos, dos quais 27 são candidatos ao título.
Com adesão inequívoca das marcas, e são 17 a participar num período particularmente difícil também para a indústria automóvel, o concurso continua a eleger os melhores modelos do ano em seis classes: Citadino, Familiar, Desportivo/Lazer, SUV Compacto, Elétrico e Híbrido. Mantém-se o Prémio Tecnologia e Inovação, que tem em vista distinguir um dispositivo inovador e tecnologicamente avançado que tenha contribuído para beneficiar diretamente a condução e o condutor.
A iniciativa decorrerá nos moldes habituais, com a escolha de sete finalistas por votação direta, em meado de Fevereiro, e depois um julgamento, pontuado e sujeito a ponderação, que atende, designadamente, a aspetos como estética, performances, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental. E tudo numa perspetiva que visa a escolha dos modelos mais adequados para o automobilista português. Os vencedores serão anunciados na primeira quinzena de Março.
Organização do semanário Expresso e da SIC Notícias, o Carro do Ano /Troféu Volante de Cristal é votado por um júri constituído por representantes dos principais meios de comunicação do país, entre os quais, pela Global Notícias, o Motor24, além do Diário de Notícias.
A lista dos concorrentes aos títulos de 2021 é a seguinte:
Candidatos a Carro do Ano
Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio
Audi A3
Cupra Formentor
Citroën C4
Ford Kuga
Ford Puma
Fiat 500
Hyundai i10
Hyundai i20
Honda e
Honda Crosstar
Hyundai Tucson
Hyundai Kauai
Hyundai i30
Honda Jazz
Jeep Renegade
Mazda MX-30
Peugeot 2008
Renault Captur
Seat Leon
Škoda Kamiq
Škoda Octavia
Suzuki Swift Sport
Toyota Yaris
Volkswagen Golf
Volkswagen ID.3
Citadino do Ano
Hyundai i10 1.0 T-Gdi N-line
Hyundai i20 1.2 Mpi 84cv Confort
Honda e Advance
Toyota Yaris Hybrid Premier Edition
Desportivo / Lazer do Ano
Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio 2.9 V6 Bi-Turbo 510 Cv AT8 Q4
Cupra Formentor 2.0 TSI 310 Cv
Suzuki Swift Sport 1.4 Boosterjet Mild Hybrid 48V
Volkswagen Golf GTI
Elétrico do Ano
Citroën e-C4 Shine
Fiat 500 Elétrico Cabrio 87kW 118 Cv la Prima
Kia e-Niro
Mazda MX-30 e-Skyactiv (35,5 kWh) 145 Cv First Edtion
Opel Corsa-e Elegance
Peugeot e-2008 GT
Volkswagen ID.3 Plus
Familiar do Ano
Audi A3 30 TFSI S-Line
Citroën C4 1.2 Puretech 130 EAT8 Shine
Hyundai i30 SW 1.0 TGDI N-Line
Honda Jazz 1.5 HEV Executive
Škoda Octavia Break 2.0 TDI STYLE 150 cv DSG
Seat Leon 1.5 eTSI FR DSG 7v 150 Cv
SUV / Compacto do Ano
Ford Kuga 2.0 MHEV Diesel ST-Line X
Ford Puma ST- LINE 1.0 Ecoboost 125 Cv
Hyundai Tucson 1.6 TGDI 48v MT Vanguard
Hyundai Kauai 1.0 TGDi Premium 2020
Škoda Kamiq 1.0 TSI STYLE 116 Cv DSG
Híbrido do Ano
Honda Crosstar 1.5 HEV Executive
Jeep Renegade Limited 1.3 Plug In Hybrid 190 Cv
Kia Xceed PHEV 1.6 Gdi 6DCT PHEV First Edition
Hyundai Tucson HEV Vanguard
Opel Grandland X Hybrid Ultimate
Renault Captur E-TECH PHEV
Seat Leon 1.4 PHEV 204 Cv DSG
Toyota Yaris Hybrid Premier Edition
Volkswagen Golf GTE