Um número recorde de inscritos marca a 38ª edição do Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal em que 20 jornalistas vão eleger o sucessor do Toyota Corolla. Estão inscritos 35 modelos, dos quais 27 são candidatos ao título.

Com adesão inequívoca das marcas, e são 17 a participar num período particularmente difícil também para a indústria automóvel, o concurso continua a eleger os melhores modelos do ano em seis classes: Citadino, Familiar, Desportivo/Lazer, SUV Compacto, Elétrico e Híbrido. Mantém-se o Prémio Tecnologia e Inovação, que tem em vista distinguir um dispositivo inovador e tecnologicamente avançado que tenha contribuído para beneficiar diretamente a condução e o condutor.

A iniciativa decorrerá  nos moldes habituais, com a escolha de sete finalistas por votação direta, em meado de Fevereiro, e depois um julgamento, pontuado e sujeito a ponderação, que atende, designadamente, a aspetos como estética, performances, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental. E tudo numa perspetiva que visa a escolha dos modelos mais adequados para o automobilista português. Os vencedores serão anunciados na primeira quinzena de Março.

Organização do semanário Expresso e da SIC Notícias, o Carro do Ano /Troféu Volante de Cristal é votado por um júri constituído por representantes dos principais meios de comunicação do país, entre os quais, pela Global Notícias, o Motor24, além do Diário de Notícias.

A lista dos concorrentes aos títulos de 2021 é a seguinte:

Candidatos a Carro do Ano

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio

Audi A3

Cupra Formentor

Citroën C4

Ford Kuga

Ford Puma

Fiat 500

Hyundai i10

Hyundai i20

Honda e

Honda Crosstar

Hyundai Tucson

Hyundai Kauai

Hyundai i30

Honda Jazz

Jeep Renegade

Mazda MX-30

Peugeot 2008

Renault Captur

Seat Leon

Škoda Kamiq

Škoda Octavia

Suzuki Swift Sport

Toyota Yaris

Volkswagen Golf

Volkswagen ID.3

Citadino do Ano     

Hyundai i10 1.0 T-Gdi N-line

Hyundai i20 1.2 Mpi 84cv Confort

Honda e Advance

Toyota Yaris Hybrid Premier Edition

Desportivo / Lazer do Ano        

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio 2.9 V6 Bi-Turbo 510 Cv AT8 Q4

Cupra Formentor 2.0 TSI 310 Cv

Suzuki Swift Sport 1.4 Boosterjet Mild Hybrid 48V

Volkswagen Golf GTI

Elétrico do Ano

Citroën e-C4 Shine

Fiat 500 Elétrico Cabrio 87kW 118 Cv la Prima

Kia e-Niro

Mazda MX-30 e-Skyactiv (35,5 kWh) 145 Cv First Edtion

Opel Corsa-e Elegance

Peugeot e-2008 GT

Volkswagen ID.3 Plus

Familiar do Ano        

Audi A3 30 TFSI S-Line

Citroën C4 1.2 Puretech 130 EAT8 Shine

Hyundai i30 SW 1.0 TGDI N-Line

Honda Jazz 1.5 HEV Executive

Škoda Octavia Break 2.0 TDI STYLE 150 cv DSG

Seat Leon 1.5 eTSI FR DSG 7v 150 Cv

 SUV / Compacto do Ano    

Ford Kuga 2.0 MHEV Diesel ST-Line X

Ford Puma ST- LINE 1.0 Ecoboost 125 Cv

Hyundai Tucson 1.6 TGDI 48v MT Vanguard

Hyundai Kauai 1.0 TGDi Premium 2020

Škoda Kamiq 1.0 TSI STYLE 116 Cv DSG

Híbrido do Ano

Honda Crosstar 1.5 HEV Executive

Jeep Renegade Limited 1.3 Plug In Hybrid 190 Cv

Kia Xceed PHEV 1.6 Gdi 6DCT PHEV First Edition

Hyundai Tucson HEV Vanguard

Opel Grandland X Hybrid Ultimate

Renault Captur E-TECH PHEV

Seat Leon 1.4 PHEV 204 Cv DSG

Toyota Yaris Hybrid Premier Edition

Volkswagen Golf GTE