Modernizada mas fisionomia sempre familiar (Foto Ford)

Portão bem amplo, como é habitual (Foto Ford)

Já não surpreende o ambiente na cabina dos comerciais (Foto Ford)

Painel de instrumentos digital bem apresentado (Foto Ford)

Três lugares e espaço suficiente (Foto Ford)

Espaço de carga pode chegar aos 1 758 kg de carga útil (Foto Ford)

Seletor rotativo para a caixa automática (Foto Ford)

Tomada de carregamento integrada na grelha (Foto Ford)

Aquele que é o furgão mais vendido do mundo também já se rendeu à eletrificação e todos quantos utilizam a Transit no seu quotidiano passam a contar com o emblemático comercial da Ford na oferta que vai ganhando espaço também entre os comerciais na Europa. Imagem modernizada, tem 25 variantes com pesos brutos entre as 3,5 e as 4,25 toneladas. Os preços arrancam nos 71 990€ e vão até 78 547€.

Com uma bateria de 68 kW e duas opções de potência, 184 ou 269 cv, e para ambas um binário de 430 Nm, a Ford E-Transit, é esta a designação, promete uma autonomia até 317 km no ciclo WLTP. Preparada para carregamento rápido (34 minutos dos 0 aos 80% a 115 kW); precisará de oito horas para “atestar” num carregamento normal (AC-240V).

Disponível enquanto furgão simples e duplo, chassis simples e chassis cabina e com dois níveis de equipamento, Base e Trend, a E-Transit chega aos 1 758 kg de carga máxima útil.

A pergunta óbvia pelo utilizador deste tipo de veículos é o que ganham com a eletrificação relativamente ao Diesel? Pois bem, a Ford promete “além de poupanças significativas nos custos de combustível” custos de manutenção e de reparação “40% mais baixos do que nas versões correspondentes com motor diesel”.

Haverá mais outros quatro modelos elétricos: o furgão Transit Custom de uma tonelada e o veículo multiusos Tourneo Custom, em 2023, seguindo-se, em 2024, os multiusos de menores dimensões Transit Courier e Tourneo Courier

De acordo com os dados da Ford Pro, a E-Transit tem os custos mais baixos tanto no Reino Unido como na Alemanha, face aos concorrentes diretos. Há um intervalo de revisões de um ano e quilometragem ilimitada e uma garantia de oito anos ou 160 000 km para todos os componentes elétricos de elevada voltagem, incluindo a cobertura para degradação excessiva, bem como um pacote de assistência em viagem de um ano para veículos elétricos, incluindo carregamento de emergência.

Muito equipamento

A E-Transit apresenta um equipamento de série  com  sistemas inteligentes de assistência ao condutor e de segurança, assinalados na classificação da EuroNCAP. A versão Base inclui o controlo eletrónico da temperatura do ar, arranque sem chave, bancos aquecidos, para-brisas Quickclear e espelhos elétricos aquecidos. Introduz ainda o sistema de comunicações e informação SYNC 4 na gama de veículos comerciais da Ford na Europa com o dobro da potência de computação do SYNC 3, sendo controlado através de um ecrã tátil de 12 polegadas, antirreflexos. A gama Trend adiciona funcionalidades para aumento de produtividade, como o Ford Connected Navigation System 5, que permite planear a rota mais eficiente e atualizar o condutor nas informações sobre carregamento, tráfego, disponibilidade de estacionamento em tempo real, bem como o sistema Intelligent Range, apresentando valores mais precisos no domínio da distância até vazio. Também disponível está o controlo de voz melhorado e a incorporação da plataforma Amazon Alexa 6, ajudando os condutores a receber as informações de que precisam sem tirar os olhos da estrada.

A E-Transit também integra a inédita solução ProPower Onboard, que gera até 2,3 kW na cabina e na área de carga, para alimentação de conversões e equipamentos, como ferramentas, enquanto se encontra em trabalho.

Em complemento, todas as E-Transit vêm equipadas de série com um modem FordPass Connect 7 que permite uma conectividade sempre ligada com o ecossistema Ford Pro e atualizações de software Ford Power-Up para fornecer funcionalidades e benefícios adicionais. As tecnologias disponíveis incluem assistência pré-colisão com deteção de peões, cruise control adaptativo Inteligente com reconhecimento de sinais de trânsito,  deteção de ângulo morto com aviso de mudança de faixa e ajuda, alerta de saída de faixa, ajuda à manutenção de faixa, e assistência em cruzamentos.

Entre as novidades incluem-se a assistência à travagem em marcha-atrás,  que utiliza uma câmara e sensores para detetar peões, ciclistas e obstáculos podendo gerar um aviso antes de imobilizar automaticamente o veículo caso o condutor não reaja.

Os condutores beneficiam igualmente de uma nova câmara de 360 graus, com visão olho de peixe, mostrando a periferia da envolvente da E-Transit no ecrã do painel de instrumentos de 12 polegadas, ajudando a evitar obstáculos quando de manobras em espaços com visibilidade  mais limitada.

Na sequência da introdução da E-Transit, haverá mais outros quatro modelos elétricos: o furgão Transit Custom de uma tonelada e o veículo multiusos Tourneo Custom, em 2023, seguindo-se, em 2024, os multiusos de menores dimensões Transit Courier e Tourneo Courier.

A E-Transit é produzida na Turquia e o projecto passa pela criação neste país de uma das maiores instalações de produção de baterias para veículos comerciais.