Robustez e agressividade num novo caminho do design (Foto KIA)

Tudo simples e uma linha de continuidade no "bloco" central do portão traseiro (Foto KIA)

Quando o simples é, afinal, bem elaborado (Foto KIA)

Volante com quatro braços "encaixa" a solução dos Fómula 1 (Foto KIA)

Consola central flutuante continua a ser boa solução (Foto KIA)

Evidência do cuidado posto na combinação de materiais (Foto KIA)

Ambiente sugestivo e desafogo na dianteira (Foto KIA)

Muito espaço para quem viaja na segunda fila (Foto KIA)

Faróis retangulares ao alto, solução bem integrada (Foto KIA)

"Mapa das estrelas" nas luzes traseiras, pelo menos invulgar (Foto KIA)

Longa superfície vidrada "areja" o ambiente (Foto KIA)

Não falta o tejadilho panorâmico (Foto KIA)

cavas enormes, grandes jantes com preocupação aerodinâmica (Foto KIA)

É impossível não reparar no KIA EV9 se o virmos na rua. As dimensões impressionam ainda mais pelas formas quadralizadas, impactantes pela diferença feita de imponência quase marcial. A robustez é mesmo quase bélica neste SUV elétrico de sete lugares. Chega em meados deste mês, com uma bateria de 99,8 kwh, pode fazer até 583 quilómetros e tem preços desde 77 000€.

À primeira vista, perecerá um carro destinado ao mercado norte americano. Mas desenganem-se, não faltam encomendas por cá, sem surpresas por parte das empresas que não desperdiçam benefícios fiscais (IVA dedutível e 0% de tributação autónoma). Para elas, o EV9 acabará por custar 60 990€ e é difícil encontrar parecido por este preço.

Os faróis verticais naquela frente (Diigital Tiger Face) que parece um bloco ligeiramente burilado com uma grelha inferior e duas entradas de ar, austera de tão simples e agressiva, e as luzes traseiras ao género de mapa das estrelas são os pormenores que podem destacar-se do design de um SUV que parece romper com todas as convenções. Mas, atenção, falta pouco para confirmarmos que este é o caminho para muitas outras marcas e nem todas asiáticas…

O KIA EV9, tem cinco metros de comprimento, quase dois de largura e é mais alto do que a maioria dos portugueses: 1,75 m. Se a isto juntarmos a plataforma plana com as baterias integradas e uma distância entre eixos de 3,10 m deduzimos, facilmente, que sob aquelas formas, afinal tão simples, está um habitáculo que é um mar de espaço.

O KIA EV9 é um grande SUV elétrico que aponta novo caminho na conceção destes veículos. Tudo a partir de muito espaço e conforto, dinâmica interessante para as dimensões, aproveitando tudo quanto uma plataforma dedicada pode dar, incluindo uma bateria capaz de garantir 563 quilómetros de autonomia

E quando se abrem as grandes portas e se toma consciência da grandiosidade daquele interior não pode evitar-se a surpresa. É mesmo grande, muito grande este SUV familiar com todas as letras no que respeita a espaço. Tudo é mais impressivo na versão se cinco lugares, já que permite contar com uma mala com 828 (!) litros de capacidade. Com os sete lugares. Apenas 333 litros.  Há ainda uma caixa sob o capô com capacidade para 90 0u 52 litros, consoante o sistema de tração. Já lá iremos.

Têm classe estes sul-coreanos

O estilo e o ambiente interior respeitam o “corte” da carroçaria, são o “forro” que qualquer grande alfaiate escolheria. É o seguimento do trabalho notável que a KIA tem desenvolvido nesta área, com níveis de construção em patamar elevado e um acabamento que junta design cuidado e rigorosa escolha de materiais que criam um ambiente de requinte sem necessidade de exuberância. Têm classe estes sul-coreanos.

O tablier tem uma conceção que projeta a largura do automóvel, integrando os ventiladores na horizontal e um monitor – Panoramic Wide Display – que é a junção de três ecrãs: dois de 12,3 polegadas para a instrumentação e o infoentretenimento, um terceiro, mais pequeno (5,3”), para a climatização, o que sempre facilita. Um volante multifunções ligeiramente quadralizado, com a curiosidade de ter quatro braços o que simula que o aro tem encaixado um volante de Fórmula 1, na metade inferior. Original, sóbrio e racional.

Como de costume, há uma consola flutuante que serve de cómodo apoio de braços e inclui o carragamento wireless do telemóvel e um porta copos com tampa de correr. O seletor de marcha está na coluna de direção.

Os bancos, com bom apoio, são confortáveis e o design encaixa bem naquela imagem de qualidade que marca o habitáculo.

Nem sempre é fácil conseguir proporções equilibradas em cinco metros de SUV, o EV9 sai bem da prova (Foto KIA)

Duas versões e tração integral

O KIA EV9 está disponível em duas versões, ambos com a bateria de 99,8 kWh e 800 V, o Firtst Edition, tração traseira com 250 cv e 350 Nm de binário. Acelera de 0 a 100 em 9,4 segundos atinge 185 km/h em velocidade de ponta. A marca anuncia um consumo de 20,2 kWh e uma autonomia capaz de chegar aos 563 quilómetros.

No topo de gama, está o GT-Line, tração integral com um motor por eixo (192 cv cada) e uma potência combinada de 385 cv e 700 Nm de binário. Faz 5,3 segundos de 0 a 100 km/h e atinge os 200 km/h. O consumo será de 22,8 kWh e a autonomia na cada dos 505 quilómetrros. Esta versão é, naturalmente mais cara: 88 900€ (67 949€, para as empresas)

Os modos de condução para o Firts Edition são três: Eco, Normal e Sport. No GT Line acresce o Terrain Mode Select para usar fora de estrada (a distância ao solo é de 17,7 cm).

Os motores utilizados são todos síncronos de imanes permanentes e a bateria é de iões de lítio.

O carregamento beneficia dos 800 V e é possível conseguir, segundo a marca, 249 quilómetros numa carga ultrarrápida de 15 minutos.

Na apresentação em Portugal, tive ocasião de guiar um First Edition e as primeiras impressões foram agradáveis. É evidente que as dimensões influenciam a condução, mas o comportamento em curva convence dentro das naturais limitações. A filosofia é de estradista, com binário suficiente para uma condução desembaraçada e uma resposta impressiva apesar do peso (2 426 kg). A agilidade é maior do que poderia esperar-se, só as manobras de estacionamento são mais condicionadas, tanto pelo comprimento como pela largura do EV9

Sempre muito equipamento

Em termos de equipamento, e como é costume na KIA, o pacote está muito bem recheado. Será o primeiro da marca a apresentar o Highway Driving Pilot (HDP) da Kia, disponível a partir de meados de 2025, inicialmente na Alemanha. Juntamente com o AutoMode, o HDP fornecerá ao EV9 condução autónoma condicional de nível 3.

Os inúmeros sistemas presentes de série incluem funcionalidades como cruise control adaptativo, apoio à mudança de faixa, correções de trajetória, aviso de baixa atenção do condutor e iluminação inteligente. O Smart Parking Assist 2 permite que o EV9 estacione sem intervenção do condutor, dentro ou fora do veículo, sendo o procedimento iniciado através da chave inteligente da Kia. Adicionalmente, a chave do EV9 pode ser integrada com o smartphone, conhecida como Digital Key 2, passando esse a ser utilizado para abrir/fechar o veículo e ligá-lo. Há ainda um sistema de visualização de 360 graus e o conhecido Blind View Monitor que ativa as câmaras para apresentar nos mostradores do painel de instrumentos a vista lateral traseira quando o sinal de mudança de direção é acionado, oferecendo assim uma visibilidade adicional durante as mudanças de faixa.

O KIA EV9 é um grande SUV elétrico que aponta novo caminho na conceção destes veículos. Tudo a partir de muito espaço e conforto, dinâmica interessante para as dimensões, aproveitando tudo quanto uma plataforma dedicada pode dar, incluindo uma bateria capaz de garantir 563 quilómetros de autonomia.