Grelha, mesmo fechada, continua a assumir influência na imagem (Foto SIVA Newsroom)

Proporções equilibradas num SUV com excelente aerodinâmica (Foto SIVA Newsroom)

Traseira, com um spoiler longo, complementa bem a imagem dinâmica (Foto SIVA Newsroom)

Outro design, imagem moderna e qualidade em alta no habitáculo (Foto SIVA Newsroom)

Volante multifunções bem dimensionado e de boa pega (Foto SIVA Newsroom)

Digitalização é total e o painel de instrumentos assume diversas configurações (Foto SIVA Newsroom)

Ganhou dimensão (13") o ecrã táctil central com muita informação (Foto SIVA Newsroom)

Design cuidado para os cómodos bancos em pele e consola flutuante (Foto SIVA Newsroom)

Espaço, como é tradição, é o que não falta no SUV da marca checa (Foto SIVA Newsroom)

Grellha de origem mantém estilo de família mas é fechada (Foto SIVA Newsroom)

Crystal Face, a grelha opcional com 130 LED que funcionam com os médios (Foto SIVA Newsroom)

Iluminação contempla a solução Full LED Matrix (Foto SIVA Newsroom)

Jantes em liga vão das 19 às 21 polegadas (Foto SIVA Newsroom)

Carregamento rápido é possibilidade no primeiro elétrico Skoda (Foto SIVA Newsroom)

Tem a imagem inconfundível da marca e oferece o espaço em que a marca checa pede meças o primeiro Skoda elétrico a que o Grupo Volkswagen deu honras de estrear a plataforma MEB (Modular Electrification Toolkit), que vai estender-se na sua família de automóveis de emissões zero. Sem surpresa é um SUV, dimensões generosas e um competidor muito sério neste mercado em crescimento com preços a partir dos 35 812€. Chama-se Enyaq iV e merece ser visto com muita atenção.

Três baterias, 55, 62 e 82 kWh potências de 148, 180 e 204 CV, tração traseira ou integral possível na versão mais potente, autonomias (WLTP) prometidas entre os 355 e os 537 quilómetros são os números a ter em conta e, no fundo, a carta de apresentação que se espera de um elétrico. E estamos perante valores interessantes para um familiar capaz de cumprir o seu papel com eficácia. Pelo espaço, antes de mais, habitabilidade, desafogo à frente, conforto para respirar à vontade atrás, admitindo mesmo os cinco passageiros, mesmo que quem vá ao meio possa sentir-se mais constrangido. Espaço que não é só habitabilidade mas, para manter a tradição, também uma bagageira com  capacidade referencial: 585 litros que podem chegar aos 1 710 com os bancos rebatidos. A plataforma MEB é fundamental para isso, uma vez que a bateria está incorporada no piso.

Com três baterias e três níveis de potência, autonomia considerável o Enyaq iV, que abre as portas da eletrificação total à Skoda é um SUV com tudo quanto a marca pode oferecer de melhor, tanto em matéria dinâmica como na qualidade e na tradição do espaço referencial

Dimensões aproximadas do Kodiaq (4,64 m), para mim mais conseguido nas formas, bem proporcionado, este é um daqueles SUV que combinam o toque de modernidade que a Skoda vem, paulatinamente, imprimindo aos seus modelos e uma sobriedade muito própria das suas raízes. Tem uma grelha plástica fechada, a qual, a prazo, contemplará uma originalidade, a chamada Crystal Face, solução de lamelas verticais translúcidas equipada com 130 LED que trabalham em conjugação com os médios.  O sistema tem animação com a aproximação ou o afastamento do condutor… Modernismo a mais? Chinesice? Vamos a ver…

Construção cuidada e imagem apurada

O interior continua a ser um exemplo de construção cuidada e a imagem começa, também ela, a ser mais apurada, mesmo naquele estilo teutónico feito de rigor, mas com continuadas concessões ao modernismo dos tempos e a soluções que se repetem e parecem vir para ficar, como a consola suspensa, combinação do prático com a criação de espaço adicional.

A personalização não foi esquecida e foram criadas outras ofertas no que respeita aos níveis de equipamento com recurso a materiais naturais, processados e reciclados de forma sustentável. Por exemplo, os estofos podem ser num exclusivo couro curtido eco Olive, em tom Cognac, com detalhes contrastantes em Stone-Bege. Em vez de produtos químicos, é utilizado no processo de curtimento um extrato de folhas de oliveira para tornar a produção mais ecológica.

No que respeita à conectividade, o Enyaq iV conta com um ecrã de 13 polegadas e está sempre online. O sistema opcional de infotainment com sistema de navegação oferece, explica a Skoda, novas possibilidades e conectividade de alto nível. Do comando por toque ou reconhecimento de gestos, pode-se operar o dispositivo via “Laura”, a assistente digital. Este novo sistema de comando por voz aperfeiçoado e online pode responder a perguntas sobre uma ampla variedade de temas, além de seguir comandos. Por exemplo, permitir iniciar a navegação para um destino desejado, encontrar a música favorita ou ditar um SMS. O sistema responde não apenas a comandos de voz predefinidos, mas ao próprio comportamento de linguagem natural do utilizador.

Não falta o head-up display incluindo realidade aumentada. Toda a instrumentação é digital e o painel de instrumento permite diferentes configurações.

Muitas soluções de carregamento

No que respeita a carregamento, a Skoda anuncia três versões de Wallbox para carregamento em casa. Utilizando o cabo especial, o proprietário pode recarregar o seu ENYAQ iV também em postos de carregamento rápido. A bateria pode ser carregada por corrente alternada (AC), até uma saída de carga de 11 kW, ou por corrente contínua (DC), até uma saída de carga de 125 kW.

São muitas, porém, as formas de carregar o ŠKODA Enyaq iV. A ficha está situada no local onde se encontra normalmente o depósito de combustível – por trás dos passageiros. Dependendo do método de carregamento (CA/CC) e da capacidade da bateria, é possível recarregar a bateria (até 80%) em apenas 35 minutos. Usando o cabo Modo 3, fornecido de série, é possível carregar com potência máxima de 11 kW por hora em estações públicas de carregamento CA (corrente alternada). A solução universal de carregamento CA vem com o Carregador Universal iV, que funciona como um carregador de parede móvel e permite carregar com potência de saída até 11 kW, a partir de qualquer tomada e em qualquer lugar. Em estações de carga CC (corrente contínua) de alta potência, o ENYAQ iV pode ser carregado, de série, com potência de saída máxima de 50 kW.

Experiência prometedora ao volante

Um primeiro contacto com a versão de 82 kWh e 204 cv revelou um SUV equilibrado, até capaz de um mordacidade assinalável em curvas sem que se notasse penalização do conforto. A sua filosofia, obviamente, aponta para outro tipo de condução e a capacidade de despacho que lhe garante o binário (310 Nm) torna a condução agradável e segura, pela confiança que inspira, por exemplo, quando se trata de ultrapassar. O ambiente a bordo é muito agradável e ajuda a estabelecer empatia com o Enyaq iV.

O Skoda elétrico pode vir equipado com Controlo Dinâmico do Chassis, que avalia e reage continuamente a várias situações de condução (travagem, aceleração, curva), adaptando as características de amortecimento e direção. Enquanto componente do menu de infotainment, permite selecionar um de seis modos diferentes de condução, em função dos seus requisitos específicos: Eco, Eco+, Comfort, Normal, Sport e Individual. Além disso, o cursor guia pode ser usado para definir a intensidade de amortecimento entre os modos, de Comfort+ a Sport+.

A velocidade máxima de todos eles é de 160 km/h. A versão de 52 kWh e 148 cv tem 220 Nm de binário e acelera de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos; quanto a autonomia: 355 km. As versões com baterias de 62 kWh (180 cv) e 82 KWh (204 cv) têm ambas o binário de 310 Nm, aceleram de 0 a 100 em 8,6 e 8,7 segundos e a autonomia é, respetivamente, de 413 e 537 km. Chegarão mais tarde as versões 4X4, com potências de 265 cv e 306 cv para o RS.

Com três baterias e três níveis de potência, autonomia considerável o Enyaq iV, que abre as portas da eletrificação total à Skoda é um SUV com tudo quanto a marca pode oferecer de melhor, tanto em matéria dinâmica como na qualidade e na tradição do espaço referencial.

No que respeita a preços: Enyaq 50 iV – 35 812; Enyaq 60 iV – 39 839€; Enyaq 80 iV –  46 440€.