Elroq, o único já com o nome e o primeiro a chegar em 2024 (Fotos Skoda)

Small será a porta de entrada da gama e o preço rondará os 25 000€ (Fotos Skoda)

Combi, o formato "obrigatório" da carrinnha não vai faltar (Fotos Skoda)

Space, topo de gama, sete lugares e 4,90 m (Fotos Skoda)

A Skoda vai lançar mais quatro veículos elétricos até 2026, numa ofensiva nunca antes vista na marca checa do Grupo Volkswagen. É uma gama que percorre os grandes segmentos do mercado juntndo-se ao conhecido Enyaq, este mês enriquecido com a versão Coupé. A par disto, não vão ser esquecidos os motores de combustão a Diesel e gasolina e os híbridos Plug-in. Enfim, há mais mundo…

Esta grande campanha de mobilidade elétrica da Skoda, marca que não tem parado de crescer e de afirmar-se, prossegue na linha de evolução de imagem que tem transformado os automóveis checos, designadamente no capítulo do estilo, agora menos frio também no ambiente. E daí a promessa de uma nova linguagem de design, batizada Modern Solid e da responsabilidade de Oliver Stefani, da qual ainda só se conhecem os contornos mas que promete a interpretação bem moderna de uma tradição assente na solidez e na robustez, no fundo ADN do emblema da República Checa.

Isso parece evidente nos estudos de forma – chamam-lhes estátuas – divulgados pela marca, os quais contemplam quatro grandes apostas: Small, futuro modelo de entrada do segmento SUV; Compact, o sucessor puramente elétrico do Karoq e que até já tem nome – Elroq; Combi, a carrinha familiar, formato “obrigatório” na marca; Space, um sete lugares que é a versão de produção do protótipo apresentado em 2022.

As seis formas do futuro elétrico próximo da Skoda, estilo Modern Solid (Fotos Skoda)

Destes, o primeiro a ser lançado será o Elroq, compacto com cerca de 4,5 metros, prometido com um interior muito espaçoso.

Depois é a vez do Small, sub-compacto com cerca e 4,10, bagageira com capacidade idêntica ao versátil Scala, e que pretende ser uma porta de entrada para a mobilidade elétrica através do preço: anuncia-se 25 000€. Chega ao mercado em 2025, ano que reserva outra surpresa, a atualização dos Enyaq, então adaptados ao design Modern Solid.

Será preciso esperar por 2026 para termos a primeira carrinha totalmente elétrica da Skoda, a Combi, que deverá medir 4,70 metros.

Pela mesma altura, aguarda-se o topo de Gama Space, um sete lugares de grandes dimensões, cerca de 4,9 de comprimento!

Aerodinâmica também foi preocupação

No design de todos estes veículos elétricos, além da reinterpretação dos valores tradicionais, houve uma grande preocupação de otimizar a aerodinâmica de modo a conseguir maior eficiência, poupança e aumento da autonomia.

No interior, o conceito continua a privilegiar o espaço e a habitabilidade, além da funcionalidade. A facilidade de utilização é outra preocupação, através do desenvolvimento de controlos intuitivos, com vista a tornar a experiência do utililizador mais simples.

Este abrangente portfólio com seis veículos elétricos, quatro deles novos, atenção ao espaço, versatilidade e facilidade de utilização e tudo associado a uma nova linguagem de design, que empresta modernidade à tradição da marca, e sem esquecer os motores a combustão e os Plug-in, traz a Skoda à crista da onda!

Para lá de acelerar a transição para a mobilidade elétrica, a Skoda continua focada no reforço da sustentabilidadwe do fabrico de automóveis e da sua cadeia de abastecimento. Isto inclui um compromisso de utilização de energia renmovável nas suas instalações, um foco em materiais recicláveis e na reciclagem consistente de baterias de alta voltagem de automóveis.

Björn Kroll, diretor de Marketing de Produtos da Skoda Auto, que veio a Lisboa falar desta ofensiva elétrica, associada ao tema Let´s Explore (vamos explorar), sublinhou que estes lançamentos “irão satisfazer as necessidades de um vasto leque de clientes”, já que serão oferecidas soluções à sua medida em diferentes segmentos. “É a forma – disse – para dar aos nossos clientes os meios para explorar o mundo com estilo – de modo sustentável, seguro e confiante, com produtos que incorporam o ADN da marca e simultaneamente representem a nossanova linguagem de design.”

Mas, como ainda há um longo caminho a percorrer, os modelos com  motores de combustão e os híbridos Plug-in continuarão a ser um pilar da gama. Daí, estarem na calha novas gerações Superb e Kodiaq, bem como os renovados Octavia, Kamic e Scala.

A propósito, Luís Mateus, director geral da Skoda em Portugal, lembrando o crescimento exponencial da marca entre nós, com base numa gama muito variada para todo o tipo de público, promete continuar “com a nova oferta de modelos novos e altamente eficientes com motores convencionais de combustão e propulsores híbridos” a conseguir oferecer “o melhor de dois mundos.”

Enfim, este abrangente portfólio com seis veículos elétricos, quatro deles novos, atenção ao espaço, versatilidade e facilidade de utilização e tudo associado a uma nova linguagem de design, que empresta modernidade à tradição da marca, e sem esquecer os motores a combustão e os Plug-in, traz a Skoda à crista da onda!