Três carroçarias e equipamentos diversos para dois motores (Foto Toyota Newsroom)

Versão hatchback promete continuar a estar entre as preferidas (Foto Toyota Newsroom)

Bem proporcionado e "colado" à estrada (Foto Toyota Newsroom)

Traseira continua a ser bem esculpida (Foto Toyota Newsroom)

Interior mantém qualidade e imagem (Foto Toyota Newsroom)

A carrinha divide as preferências com o dois volumes (Foto Toyota Newsroom)

Espaço para bagagens não falta na Touring Sports (Foto Toyota Newsroom)

Mais conservador, o sedan tem sido o menos vendido da família (Foto Toyota Newsroom)

Dez anos de garantia, um período até aqui sem igual, é o que a Toyota anuncia com o lançamento do renovado Corolla. É uma prova de confiança nos galões do carro mais vendido no mundo que agora estreia a quinta geração de um sistema híbrido que continua a ser referencial. Três carroçarias, dois motores (1.8 e 2.0) e preços a partir de 33 830€.

As mudanças no Corolla que agora chega ao mercado nacional são poucas, como a justificar aquela ideia de que em equipa que ganha não se mexe. E o facto é que também em Portugal a performance da família do best-seller da marca nipónica continuou em alta.

Mudou a grelha, que ganha presença e refinamento, novas luzes de nevoeiro e é o bastante de notável. Nada que impeça a afirmação de que o Corolla continua inconfundível, sejamos ou não apreciadores das formas que vestem também  novas cores.

Por dentro, prevalece a qualidade num estilo que não muda, mas, segundo a Toyota mais moderno e tecnológico. O ecrã multimédia é agora de 10,5 polegadas apresenta gráficos de alta-definição e tem um tratamento antibrilho, assegurando uma melhor leitura em todas as condições de iluminação interior. A partir da versão Comfort, o painel de instrumentos do condutor é um ecrã digital multi-informação de 12,3 polegadas que pode ser personalizado de acordo com a preferência do condutor em quatro modos diferentes.

O carro mais vendido do mundo continua o seu caminho e a aposta pioneira no híbrido atinge agora A quinta geração de um sistema referencial que torna oS Toyota Corolla mais potentes e mais eficientes, em especial o bloco 1.8, o mais acessível do novo campeão das garantias

Novidade e gratuito por quatro anos é o Toyota Smart Connect ou Toyota Smart Connect+ (de acordo com a versão do modelo), proporcionando acesso à navegação cloud, em ligação permanente à internet para informações de trânsito e viagem atualizadas em tempo real.

Motores mais potentes e grande incremento no bloco 1.8

A evolução surge com a quinta geração do sistema híbrido, ainda assente nos blocos 1.8 e 2.0. Ambos receberam melhorias ao nível do motor e do sistema elétrico, as quais garantem mais potência e melhor desempenho e resposta. A unidade de controlo de potência e a caixa híbrida foram redesenhadas e a bateria de iões de lítio é mais potente, mais pequena e mais leve.

A motorização 1.8 passa a oferecer a potência de 140 cv (+14%) e superior capacidade xe aceleração, agora 9,2 segundos de 0 a 100 km/h, menos 1,7 segundos, o que é impressivo. As emissões de CO2 mantêm-se em 101 g/km.

Quanto ao 2.0 litros, beneficia também de um aumento de potência, 196 cv e na aceleração o-00 km/h consegue 7,5 segundos. A Toyota espera uma redução de 3 g/Km nas emissões de CO2 em ciclo combinado, que devem descer opara 103 g/km.

O tato do acelerador foi recalibrado pra uma sensação mais intuitiva, para o que a velocidade di motor é reduzida durante a aceleração. O ruído em aceleração, alvo de muitas críticas, foi reduzido.

O renovado Corolla conta com o sistema T-Mate, que combina o conjunto de sistemas Toyota Safety Sense de última geração com outros sistemas ativos de assistência à condução e ao estacionamento. As melhorias de software irão manter as funções atualizadas e permitir que outras sejam adicionadas à medida que ficam disponíveis durante a vida útil do veículo.

Preferências dos portugueses têm apontado para a carrinha e o hatchback (Foto Toyota Newsroom)

Disponível com as conhecidas carroçarias Touring Sport, Hatchback e Sedan o renovado Corolla será declinado em cinco níveis de equipamento, de acordo com a oferta. Comfort, Comfort Plus, GR Sport e Exclusive. Logo de entrada é proposto ar condicionado  bizona, retrovisores elétricos e aquecidos, painel de instrumentos TFT, câmara traseira, luzes em LED, faróis de nevoeiro e volante em pele. O Confot Plus já tem feróis bi—LED. vidros escurecidos e sistema smsrt entry e& Start. A partir do GR Sport, botão Push&Start, carregador sem fios para smartphone, entrada sem chave e tejadilho Night Sky. O Exclusive tem bancos em pele parcial,tejadilho +anorâmico e porta da bagageira com sensores de movimento.

No que respeita a preços, o hatchback, custa, no mínimo 33 830€ (1.8) ou 38 250€ (2.0). Quanto à Touring Sport, temos, respetivamente, 35 230€ (1.8) e 39 650€ (2.0). O Sedan, está disponível apenas na versão 1.8 com preços a partir dos 34 380€. As pinturas metalizadas ou especial acrescentam 580€ ou 800€ ao preço.

O carro mais vendido do mundo continua o seu caminho e a aposta pioneira no híbrido atinge agora a quinta geração de um sistema referencial que torna os Toyota Corolla mais potentes e mais eficientes, em especial o bloco 1.8, o mais acessível do novo campeão das garantias.

Toyota Relax a aposta de confiança

Os dez anos de garantia Toyota ou 200 mil quilómetros são um programa a iniciar hoje que acrescenta aos três anos de garantia legal de fábrica uma renovação anual até 10 anos, a qual, obviamente entra no ano seguinte.

São elegíveis tanto os veículos novos como aqueles que se encontram em circulação, A fidelização faz-se através de uma revisão na rede Toyota para aqueles clientes que não tenham essa prática corrente. Única limitação, o programa abrange veículos com 10 anos ou menos de 200 mil quilómetros realizados.