É a receita habitual, um retoque para justificar a designação GR Sport, em mais um modelo da alargada gama Toyota. Agora foi o bem sucedido Yaris Cross e a receita assenta-lhe bem, mesmo que importante seja tudo o mais que faz deste SUV híbrido uma proposta muito interessante. Custa 33 280€, um preço que não convence todos…
Suspensão alterada, direção influenciada por isso, outras jantes e pneus, o normal para proporcionar um “feeling” diferente na condução, não muito é verdade, mas o suficiente para explorar, se necessário, temperamento mais “picante”. E depois os logos GR Sport, no fundo para deixarem transparecer a personalidade de quem está ao volante… Pelo menos, a imagem.
Daí, também, grelhas diferenciadas à frente e atrás, novo difusor traseiro, jantes maquinadas de 18 polegadas e apenas uma combinação de cores cinza dinâmico com o negro associado ao tejadilho night sky. No interior pontificam os bancos desportivos em alcantara, pespontados a vermelho, com logos GR nos recostos de cabeça dianteiros, no volante e no botão da ignição, enfim pedaleira exclusiva.
Gostos valem o que valem, mas a convicção resulta e parece-me daquelas escolhas consensuais, também porque a dimensão das jantes empresta outro “peso” ao Yaris Cross, conseguida evolução na procura da imagem SUV sobre a mesma plataforma do dois volumes mas bem maior e mais alto. E sobretudo com uma imagem de robustez assinalável. A motorização é o mesmo três cilindros 1.5 Hybrid com 116 cv, potência bastante, parece-me, para a maioria dos compradores, ainda que dissonante da designação GR Sport. Mas é uma opção que não é exclusivo da Toyota…
Imagem muito personalizada
Proporções equilibradas, apesar dos 24 cm a mais do que o Yaris, mais distante do solo (17 cm, mais 2,5 cm) não é daqueles SUV que parecem suspensos nas rodas, no caso jantes de 18 polegadas que sempre ajudam a reforçar a imagem.
No interior, a inspiração do Yaris, outro painel de instrumentos, a posição de condução mais elevada, um ambiente adequado e a costumada qualidade de construção e acabamento que até perdoa alguns materiais que, face ao conjunto, podiam ter outro nível. Registo para o esforço de melhoria do sistema de infoentretenimento, que já conta com conetividade sem fios, mas ainda não ultrapassou as questões da rapidez e do cinzentismo da apresentação gráfica no ecrã tátil de nove polegadas.
A imagem do Toyota Yaris Cross ganhou força rapidamente e agora junta a quanto de positivo se sabia do seu motor, economia, comportamento e qualidade habitual uma versão com uma imagem GR Sport um nadinha mais desportiva. Sempre bem equipado, só o preço merece discussão.
Em termos de espaço, com a mesma distância entre eixos do Yaris, não surpreende mas também não compromete. E, por exemplo, atrás, o espaço para as pernas está dentro do razoável, ajuda a altura dos bancos dianteiros que permitem a fácil mobilidade dos pés e facilitam a encontrar posição confortável.
A grande vantagem está na bagageira que ganha capacidade 390 litros (mais 104! do que o Yaris) e beneficia ainda de grande modularidade com a possibilidade de se jogar com as duas placas que cobrem o fundo falso, além, naturalmente, da exploração do rebatimento do banco traseiro (60×40).
Falámos de conforto e importa referir que há outra taragem e curso nos amortecedores, mas o facto é que esse enrijecimento, agora até reafinado não penaliza a comodidade do rolamento, tão pouco o balanceamento da carroçaria nas transferências de massas, nunca de molde a complicar a condução.
Condução agradável e comportamento que inspira segurança
Neste capítulo, o Yaris Cross GR Sport até deixa muito boa impressão, com uma frente muito bem mandada e comandada por uma direção agora mais direta para um veículo deste tipo e no qual experimentamos aquela sensação de segurança que se regista sempre com agrado. No percurso que sempre repito, portou-se com garbo e provou que até pode ser objeto para alguma diversão.
Verdade que as coisas só podem fazer-se depressa com este Yaris Cross Hybrid embalado. A solução que combina o três cilindros 1.5 de 90 cv e o motor elétrico de 80 cv e que vale a potência combinada de 116 cv não pode assegurar muito nervo. A aceleração 0-100 em 11,2 segundos deixa perceber isso (172 km/h em velocidade de ponta – 130 em modo elétrico) e as recuperações, acrescento, estão na mesma linha de comportamento, com uma progressão calma na subida de rotações. Nem o recurso ao modo Power (o outro é o ECO) abrilhanta as coisas, embora se note ligeira diferença e, claro, também a musicalidade gerada pela caixa e-CVT, que, em condição normal, sobretudo em cidade, dá muito boa conta do recado e passa despercebida na gestão criteriosa daquilo que o motor precisa. A propósito de musicalidade, registe-se que a aerodinâmica não consegue evitar a interferência dos retrovisores e um leve silvo em autoestrada.
O sistema híbrido, esse continua ao nível da referência com a luz do modo elétrico a acender muitas vezes (até com o cruise control ligado!) e o indicador de carga da bateria sempre muito vivo, numa condução descansada mesmo em bom ritmo. Não é surpresa e o pioneirismo da Toyota nesta solução foi sempre mais do que isso – evolução constante.
Em matéria de consumos, a solução continua a não deixar os seus créditos por mãos alheias. Em ritmo de passeio, com duas pessoas a bordo o Yaris Cross consumiu 5,2 l/100, fez mais de um terço do percurso em modo elétrico e o computador de bordo assinalava que a condução tinha sido 67% eficaz. Em autoestrada, com o cruise control nos 120 km/h, ficou abaixo dos 6 litros.
Completo pacote de equipamento
Um B-SUVconvincente este Toyota Yaris Cross GR Sport que assume as diferenças estéticas com personalidade própria e sobriedade. A versão 1.5 Hybrid, com caixa e-CVT e 116 cv continua a proporcionar bons consumos. As prestações ficam-se pela normalidade, mas a dinâmica ajuda a tornar a condução muito agradável. Pena, o preço acima da expetativa.
A versão GR Sport, em termos de equipamento, contempla acesso mãos livres, botão de arranque, ar condicionado automático bizona, bancos dianteiros aquecidos e com ajuste lombar elétrico para o condutor, iluminação interior azul, head-up-display, volante multifunções, travão de parque elétrico, reconhecimento de sinais, cruise control adaptativo, deteção de ângulo morto e da aproximação traseira de veículos, sistema pré-colisão, alerta de saída de faixa, ecrã central com sistema de som JBL, conectividade sem fios, navegação, bluetooh, câmara de marcha atrás com guias, portão traseiro elétrico, máximos automáticos. A pintura é bicolor e as jantes exclusivas maquinadas e brilhantes de 18 polegadas.
A imagem do Toyota Yaris Cross ganhou força rapidamente e agora junta a quanto de positivo se sabia do seu motor, economia, comportamento e qualidade habitual uma versão com uma imagem GR Sport um nadinha mais desportiva. Sempre bem equipado, só o preço merece discussão.
FICHA TÉCNICA
Toyota Yaris Cross 1.5 Hybrid GR Sport
Motor: 1490 cc, três cilindros, injeção direta, ciclo Atkinson
Potência: 90 cv/5500 rpm
Binário máximo: 120 Nm/3800 rpm
Motor elétrico: síncrono magneto permanente (AC)
Potência: 80 cv
Binário: 141 Nm
Bateria: híbrida, iões de lítio (0,5 kWh)
Potência combinada: 116 cv
Transmissão: caixa e-CVT
Aceleração 0-100: 11,2 segundos
Velocidade máxima: 170 km/h (130 km/h em modo elétrico)
Consumo: média – 4,5 l/100 km (WLTP)
Emissões CO2: 101/113g/km (WLTP)
Dimensões: (c/l/a) 4172/1765/1560 mm
Peso: 1 150 kg
Bagageira: 390 litros
Preço: 33 280€