Ligeiras alterações, a mesma filosofia (Foto VW)

Óticas traseiras, outra diferença (Foto VW)

Tecido no tablier ameniza o ambiente (Foto Renault)

Ter em atenção o que dizem os clientes, apurar, prosseguir no caminho da sustentabilidade foi o que a VW fez para retocar o ID.3, Não pode dizer-se que mudou muito, mas ganhou mais do que parece o modelo da primeira linha da marca alemã na batalha, cada vez mais acesa, dos automóveis elétricos. Preço de entrada: 42 460€.

Preocupação primeira, “livrar” o ID.3 de uma imagem mais simpática do que robusta. E os novos para-choques, as aberturas de ar retocadas e o desaparecimento da faixa negra sob o para-brisas, dando outra projeção ao capô fazem a sua diferença. Um dos resultados da operação foi a melhoria da aerodinâmica, através de um melhor fluxo de ar em torno das rodas dianteiras,

Os faróis IQ LED Matriz, unidos pelo filamento luminoso foram redesenhados, estão mais agressivos, o perfil peder a identificação das versões e ficou mais limpo, a moldura na linha do tejadilho e as luzes traseiras foram também redesenhadas

A filosofia não difere mas a imagem ganha peso, com a ajuda das grandes jantes (podem chegar às 19″) que assentam bem no ID.3 e ajudam a vê-lo como um automóvel de pisar firme e seguro.

Retocado e melhorado para uma nova fase na batalha dos automóveis elétricos, o VW ID.3 continua igual a si próprio nas qualidades, mas a não conseguir a supremacia na outra guerra – os preços.

No interior, a diferença mais significativa é a adopção de materiais de maior qualidade. Sempre na perspetiva do sustentável. Há mais superfícies macias e o pespontado em cores contrastantes reforça a sensação de qualidade. É utilizado, explica a VW “material em microfibra Artvelours Eco para os frisos das portas e coberturas dos bancos, um tecido que é 71% reciclado. Esta é uma matéria-prima secundária que é obtida através da reciclagem de plástico que foi anteriormente eliminado como resíduo pelo menos uma vez. A Artvelours Eco tem as mesmas características em termos de aspeto, tato e durabilidade que os materiais convencionais novos.”

Respostas aos reparos dos clientes

Numa resposta às críticas dos clientes, os frisos das portas foram remodelados e apresentam superfícies maiores e mais macias.

O visor compacto do condutor com uma diagonal de ecrã de 13,4 centímetros (5,3 polegadas) é operado no volante multifunções. O centro da consola acomoda agora um ecrã táctil de 30,5 centímetros (12 polegadas) para o sistema de navegação, funções telefónicas, meios de comunicação, sistemas de assistência e configurações do veículo. A disposição tornou-se mais clara, e o menu de carregamento está agora localizado no primeiro nível do ecrã tátil.

O visor opcional de realidade aumentada (head-up display) projeta informações tais como a velocidade do veículo e instruções dinâmicas de navegação no para-brisas. Para o condutor, esta informação parece estar a dez metros à frente do veículo – mostrada com a perspetiva correta e claramente reconhecível.

O novo ID.3 estará disponível nas versões PRO com 58 kWh e PRO S com 77 kWh, ambas com 204cv. A versão GTX estará disponível no decorrer do ano 2024.

Vem equipado com app Connect por wireless, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, cruise control adaptativo, ar condicionado automático, faróis dianteiros em LED, luz ambiente 10 cores, Light assist, voice control, lane assist, keyless go, e jantes em liga leve de 18 polegadas. À versão PRO S acrescem as jantes em liga leve de 19’, estofos em artVelours e ajustamento elétricos nos bancos dianteiros com sistema de massagem.

Autonomias de 428 e 559 quilómetros

No que respeita a autonomia, promete 428 km na versão PRO e 559 na versão PRO S, a lançar em 2024. A capacidade de carga para ambas as versões é de 11 kw em corrente AC e em DC é de 120 kW e 170 kW respetivamente. Quanto aos tempos de carga, dos 0% aos 100% em corrente AC é de seis horas e um quarto na versão PRO, e sete horas e meia na versão PRO S. Em DC, dos 5% aos 80%, o tempo de carga é de 35minutos na versão PRO e meia hora na versão PRO S.

Plug & Charge – em que o veículo se autêntica e inicia o processo de carregamento quando o cabo é ligado a uma estação de carregamento – e o inteligente Electric Vehicle Route Planner – são outras tecnologias associadas. Além da assistência de viagem opcional com swarm data. Em combinação com cruise adaptativo para controlo longitudinal do veículo desde 0 km/h até à velocidade máxima e o Lane Assist para controlo lateral, este sistema de assistência ao condutor pode fazer uso de dois sistemas comprovados que estão totalmente integrados um com o outro no novo ID.3. Se estiverem disponíveis swarm data e Travel Assist é preciso apenas de uma marcação de faixa de rodagem identificada para manter o veículo na faixa ao conduzir em estradas rurais.

Retocado e melhorado para uma nova fase na batalha dos elétricos, o VW ID.3 continua igual a si próprio nas qualidades, mas a não conseguir a supremacia na outra guerra – os preços.

O preço da versão PRO 58 kWh 204cv é de 42 460€ e o PRO S 77 kWh 204cv custa 48 415€.