Quem sabe não esquece. Em matéria de fazer bem no seu reino, os carros pequenos, a Fiat confirma os bons princípios com o 500X. A prova surgiu ao volante de um elaborado S-Design, motorizado pelo 1.3 a gasolina de 150 cv e caixa automática. Não será um SUV urbano particularmente económico, mas há coisas que se pagam. Neste caso, alma a preço razoável. Desde 26 565 euros.

Este 500 S-Design, com a sua cor verde tropa mate (verde Alpi na designação), jantes negras e um interior aprimorado tem o toque para fazer dele um produto notado. Eu acrescento conseguido, mas gostos são o que são. Agressivo, bem robustecido, é um exemplo de proporções acertadas. E isto, apesar da considerável altura ao solo que não nos impede olhar para ele como um carro de postura exemplar, bom pisar.

Quem entra nele tem uma opinião curiosa: “ parece um grande vestido de pequeno!” – disseram-me. Acrescento que a inversa é verdadeira. Espaço razoável, para quatro claro, não exageremos, uma bagageira com plano de carga elevado mas razoável na capacidade (350/100 litros) e a oferecer a modularidade do costume.

Depois, apesar do aprimoramento, já se sabe, muito, mesmo muito plástico mas, valha a verdade uma construção que convence e leva crer que até nem vamos ser atormentados por aqueles ruídos parasitas que desmoralizam qualquer um. Sob esse prisma, grande salto deu a Fiat e que esforço faz para se situar noutro plano da oferta entre os seus pares.

Um SUV urbano de imagem bem conseguida, este Fiat 500 X S-Design, Motor 1.3 Turbo a gasolina com 150 cv e caixa automática. espaço razoável, despachado e bem mandado, suspensão “rijinha”. consumos menos brilhantes, Bom equipamento e preço competitivo

O ambiente a bordo é agradável, dominado pelo negro e neste caso marcado por mundo de informação digital com grafismo sugestivo e numa linha jovem e desportiva como é apanágio do emblema de Turim. O ecrã central tátil é uma moldura meio encaixada no tablier, peça reduzida a dois blocos, solução que explicará um pouco do que dissemos antes sobre a construção e a mitigação de eventuais ruídos.

Bons bancos, com apoio satisfatório à frente, menos convincentes atrás, pela dureza da espuma e uma conceção menos recetiva do que seria desejável num automóvel que vamos descobrir de suspensão muito firme e menos branda para quem viaja nos lugares da retaguarda, onde se lamenta a falta de um apoio de braços central. Convém não esquecer a que nível estamos

Escolha preniada…

Mas quem compra “este” S-Design com 150cv fez escolha especial… E a potência é mais um elemento que nos remete para as melhores tradições da Fiat, motores que têm na vivacidade caraterística emblemática. Ora este 500X sem ser uma “máquina” tem prestações interessantes e é, no mínimo, despachado. Se isso agrada, surpreende depois a capacidade dinâmica do “brinquedo” com 4,269 metros que curva como poucos SUV urbanos. Inclinar-se-á um nadinha, mesmo um nadinha (tem quase 1,60 m de altura), mas o equilíbrio é tanto que até parece ajuda naqueles caminhos onde a agilidade notável não se paga com baldões no interior em resposta às mais rápidas transferências de massas. A suspensão é “durinha” claro (e como já dissemos isso faz-sentir entre os passageiros do banco traseiro), mas o 500X mostra-se sempre bem mandado, e tanto que nem se nota a intervenção do ESP. Nota positiva para a direção, compromisso interessante, e para o “afinco” dos travões (discos perfurados à frente) que completam uma receita interessante a partir de um motor 1.3!

A caixa automática de dupla embraiagem e seis velocidades (solução de que sou adepto confesso) favorece a agradabilidade de condução, responde de forma satisfatória na aceleração, e valoriza o estradista ou o citadino, mas é menos brilhante e notam-se algumas hesitações nestas situações de mais “aperto”, sobretudo quando caem as rotações. Pode recorrer-se ao comando sequencial no seletor, mas a rapidez, nada que surpreenda – afinal, o 500X não é um desportivo.

O que pode ser é um bom companheiro nas escapadas fora de estrada, com interessantes valores tanto para a distância ao solo como para os ângulos que facilitam a sua utilização nesse meio. Mas, claro, é apenas um SUV…

Consumos menos brilhantes

Um dos aspetos menos impressivos deste 500X com caixa automática são os consumos. Com quatro pessoas a bordo, entre estrada e via-rápida o computador de bordo registou 7,3 litros aos 100 indicando ainda 90% de aproveitamento. Em autoestrada, só com duas pessoas, cruise-control nos 120 km/h o resultado foi de 7,6. O balanço final ficou-se pelos 8,7 litros aos 100 em 302 quilómetros. Havia mais 260 de autonomia.

O 500X S-Design tem faróis full-LED, luzes de nevoeiro com função de curva, cruise-control, volante multifunções em pele, aviso de sinais de trânsito e de transposição de faixa, painel de instrumentos TFT, travão de mão elétrico, ecrã tátil compatível com Apple Car Play e Android Auto, vidros escurecidos atrás. Tinha ainda 3250 euros de opcionais, a saber: painel de instrumentos a cores, deteção de ângulos mortos, deteção traseira de veículos, travagem autónoma de emergência (500 euros), ar condicionado automático bizona, acesso mãos-livres, banco do condutor com regulação elétrica, câmara e sensores de estacionamento (1000 euros), sensor de luz (150 euros), sistema áudio Hi.Fi Beats (800 euros), cruise-control adaptativo (150 euros), jantes de 18 polegadas negras com detalhes acobreados (440 euros).

Um SUV urbano de imagem bem conseguida este Fiat 500X S-Design, motor 1.3 Turbo a gasolina com 150 cv e caixa automática. Espaço razoável, despachado e bem mandado, suspensão “rijinha”. Consumos menos brilhantes. Bom equipamento e preço competitivo.

A Fiat dá cinco anos de garantia ou 75 000 quilómetros com manutenção incluída para este 500 que podia muito bem chamar-se 600… Se quiser saber os motivos deste opinião, clique aqui.

É assim que a Fiat promove o Fiat 500X S-Design

Loading the player...

FICHA TÉCNICA

Fiat 500X 1.3 FireFly Turbo 150 cv DCT S-Design

Motor: 1332 cc, gasolina, turbo,intercooler, injecção direta, start/stop

Potência: 150 cv/5250 rpm

Binário máximo: 270 Nm/1850 rpm

Transmissão: caixa automática de dupla embraiagem e seis velocidades

Aceleração 0-100: 9,1 segundos

Velocidade máxima: 200 km/h

Consumos: misto – 6,5; estrada – 5,9; urbano – 7,4

Emissões CO2: 155 g/km

Bagageira: 350/1000 litros

Preço: 27 986 euros, versão ensaiada com campanha de 3 000 euros; desde, 26 565 euros