Inconfundível e aqui em versão de inspiração naval (Foto Stellantis)

Crossover a namorar um SUV urbano (Foto Stellantis)

Tejadilho elétrico em lona, outra mais valia (Foto Stellantis)

Compacto como poucos destas dimensões (Foto Stellantis)

Pele branca e a imagem da madeira compõem o ambiente (Foto Stellantis)

Bancos debruados e com o imprescindível 500 gravado (Foto Stellantis)

Simples tecla para abrir e fechar o tejadilho (Foto Stellantis)

Exclusividade estampada na carroçaria (Foto Stellantis)

É uma edição especial, mais uma do Fiat 500 X, esta com o motor 1.0 de três cilindros e 120 cv que continua aí para as curvas com a imagem de crossover conseguido e vistoso a namorar o SUV urbano. O ambiente do Yatch Club Capri faz toda aquela diferença com o “toque” naval. Claro, tem um custo e é para exclusivistas: 31 865€…

Azul Veneza, forte e brilhante, que lhe fica muito bem, e nem dispensa as jantes na mesma cor, estofos em pele branca, debruada, e naqueles bancos sui-generis, gravados com o imprescindível 500, tablier a lembrar a nogueira dos iates, tejadilho de abrir elétrico em lona também azul e um pacote bem rico de equipamento para o nível da oferta.

Óbvio, esta “fartura” tem de ajudar a carregar o preço… A saber: painel de instrumentos digital, ecrã tátil de sete polegadas com navegação e compatibilidade Apple CarPlay e Android Auto, ar condicionado automático, apoio de braços dianteiro, retrovisores elétricos com desembaciamento, travão de parque elétrico, sensores de luz, chuva e estacionamento, câmara traseira, vidros escurecidos, cruise control, reconhecimento de sinais de trânsito, aviso de transposição da faixa de rodagem, faróis dianteiros full LED, volante desportivo, jantes de 18 polegada. Eu diria que só é pena faltar o volante em madeira…

No mais é a mesma ideia que alguém um dia me disse ao entrar nele: “parece um grande vestido de pequeno!” Acrescento que a inversa é verdadeira. Espaço razoável, para quatro claro, não exageremos, uma bagageira com plano de carga elevado mas honesta na capacidade (350/1000 litros) complementada com a modularidade do costume. Uma oferta equilibrada.

Crossover simpático, neste caso recheado com elementos para fazerem a diferença,  o FIAT 500 X Yatch Club Capri faz pagar a exclusividade do requinte e do equipamento a juntar ao espaço e conforto razoáveis. A máquina é honesta, os consumos deixam a desejar

Também, apesar do aprimoramento, já se sabe, muito, mesmo muito plástico mas, valha a verdade, uma construção que convence e leva crer que até nem vamos ser atormentados por aqueles ruídos parasitas que desmoralizam qualquer um. Sob esse prisma, grande salto deu a Fiat e que esforço tem feito para se situar noutro plano da oferta entre os seus pares. É prova disso este 500 X (que eu achava mais adequado chamar-se 600, no reconhecimento da importância de outra das genialidades da FIAT no mundo dos carros pequenos… – se quiser saber as razões da opinião clique aqui).

Três cilindros generoso

A máquina deixa perceber que é um três cilindros, generoso, com uma caixa de seis velocidades bem escalonada ao ponto de suportar relações mais altas a baixa velocidade. A partir daí, recuperar, e sobretudo a subir, já se sabe não há milagres. Mesmo noutro registo, nunca se revela repentista e precisa de algum “embalo” para fazer jus aos 120 cv e ao binário simpático de 190 Nm. No entanto, é capaz de alguma rebeldia nos regimes elevados que o deixam mostrar como se porta com galhardia em curva, mesmo que a altura da carroçaria se faça sentir. Muito ágil, como seria e esperar, sempre bem mandado, não abusa do alargamento das trajetórias e nota-se pouco a intervenção do ESP. Interessante!

De todo o modo, é um rolador honesto, quem viaja atrás não se queixa, o compromisso de suspensão é equilibrado, a direção está muito bem calibrada para a oferta e os travões não comprometem.

No aspeto dos consumos está entre aqueles três cilindros que não brilham na economia. A FIAT anuncia um combinado de 6,1 litros aos 100 km. Com quatro pessoas a bordo, em autoestrada, a 120 km/h, até consegui ler um registo de 6 litros aos 100 km, mas a média final andou pelos 8,3 litros/100 km, valor que não impressiona.

Crossover simpático, neste caso recheado com elementos para fazerem a diferença,  o FIAT 500 X Yatch Club Capri faz pagar a exclusividade do requinte e do equipamento a juntar ao espaço e conforto razoáveis. A máquina é honesta, os consumos deixam a desejar.

A FIAT dá uma garantia de quatro anos sem limite de quilómetros.

FICHA TÉCNICA

FIAT 500 X Yatch Club Capri 1.0 FireFly Turbo 120 cv

Motor: 999 cc, três cilindros, injeção direta, turbo, intercooler

Potência: 120 cv/7 500 rpm

Binário máximo: 190 Nm/1 750 rpm

Transmissão: caixa manual de seis velocidades

Aceleração 0-100 km/h: 10,9 s

Velocidade máxima: 188 km/h

Consumo: combinado – 6,1 litros/100 km/h

Emissões CO2: 146 g/km

Peso: 1 450 kg

Dimensões: c/l/a – 4,264/1,796/1,595 m

Bagageira: 370/1000 litros

Preço: 31 865€; 29 438€, campanha com retoma