Enquanto aposta no casamento da eletrificação com a economia e atribuindo menos importância às prestações, o Kia XCeed PHEV é a jogada rentável. Até o preço, na casa dos 33 mil euros, contribui para que deva analisar-se com olhos de ver este crossover sul-coreano que junta as formas da moda a uma imagem muito jovem.

Para motorizar o XCeed PHEV a Kia não precisou de grande trabalho, recuperando a solução utilizada na carrinha Ceed e no Niro. Assim, temos um 1600 a gasolina associado a um motor elétrico e a uma bateria de iões de lítio com 8,9 kWh (360 V), o que combinado significa a potência de 141 cv e o binário  de 265 Nm. A transmissão continua a estar confiada à caixa automática de dupla embraiagem com seis velocidades.

As prestações –11 segundos de 0 a 100 e 188 km/h em velocidade de ponta (120 para o modo elétrico – são vulgares e normais neste tipo de proposta, com a tal filosofia de considerar que, primeiro, está a economia e o ambiente.

Para quem quer um PHEV de imagem jovem, bem equipado e económico – claro, se o carregar todos os dias – o Kia XCeed pode ser boa proposta, até pelo preço. Mas não lhe exijam, grandes prestações ou temperamento desportivo, mesmo que ele seja ágil, curve a preceito e se mexa muito bem

Mas vamos à prática, sem deixar de referir, uma vez mais, que a rentabilidade de um PHEV está diretamente ligada ao seu carregamento diário. Se não o pode fazer, opte por outra escolha para não perder dinheiro!

Média de 4,6 em 100 quilómetros com “borla” da bateria

A KIA promete 59 quilómetros em modo elétrico, ora eu fiquei longe disso, 37 quilómetros (a bateria, no entanto, estava a 94%), bem sei que sem a preocupação de melhorar o resultado à custa de retardar o trânsito… Conduzi normalmente e, depois de esgotada a carga da bateria, mantive o mesmo tipo de andamento, num percurso suburbano com alguma cidade, cumprindo os primeiros 100 quilómetros com a média de 4,6 registada no computador de bordo. Razoável, mesmo que a KIA anuncie 1,4 litros aos 100, para mim otimismo excessivo.

Na condução em modo híbrido, que manteve a bateria com cerca de 10% da carga, consegui 5,2 l/100 em autoestrada, com o cruise-control nos 120 km/h e os mesmo  4,6 no percurso suburbano, resultado que, aliás, foi a média geral para cerca de 190 km/h.

Ligar o modo Sport, traz algum nervo ao XCeed PHEV, mas nunca em termos de poder falar-se de uma resposta desportiva. Experimentei-o numa zona que pede condução mais empenhada, encadeado de curvas exigentes e o comportamento foi satisfatório. Mais pesado e com centro de gravidade mais baixo do que as versões a gasolina e Diesel, mantém compromisso equilibrado entre eficácia e conforto, fazendo jus a uma boa plataforma. Cumpre, inspira confiança, é seguro e não recorre em demasia ao ESP quando se impõe ritmo mais forte. Uma nota para o ruído do conjunto caixa-motor em modo Sport, que não peca por excesso de decibéis.

Grelha fechada faz a diferença na imagem

A versão PHEV do crossover da família Ceed distingue-se apenas pela grelha fechada e recorre aos para-choques das versões GT Line, de perfil mais desportivo. No interior as diferenças restringem-se à informação própria de um veículo eletrificado, as quais contemplam um painel de instrumentos digital específico que permite saber o nível de carga da bateria, a autonomia em modo elétrico e acompanhar o fluxo de funcionamento do sistema.

O ecrã tátil, com 10,25 polegadas, dotado de um sistema compatível com o AndroidAuto e o Apple CarPlay informa, por exemplo, quais os postos de carregamento mais próximos ou ao longo do percurso traçado pela navegação. Permite também a programação dos carregamentos, para aproveitar as tarifas mais baixas.

Em termos de espaço a oferta pauta-se pela mediania. Posição de condução elevada, claro, habitabilidade normal à frente, o quando baste atrás, favorecido pela altura dos bancos dianteiros (com bom apoio), que ampliam o espaço para os pés dos passageiros da retaguarda, neste nível de oferta com ar condicionado a partir da parede da consola e apoio de braços central. E também costas do banco um pouco duras, segundo quem viajou atrás. O acesso não é referencial, mesmo sem o tejadilho ser muito inclinado.

As baterias montadas sob os bancos, minimizam a perda de capacidade da bagageira. A volumetria é assim de 291 litros (menos 12 do que as versões térmicas). Não há espaço para o pneu sobressalente, substituído pelo kit anti-furo.

Cinco horas de carga numa tomada doméstica

No que respeita ao carregamento (o carregador interno é de 3,3 kWh), o XCeed PHEV precisa de cinco horas numa tomada doméstica para atingir o pleno; recorrendo a uma wallbox, a operação varia entre as duas horas e meia e as três horas. Os dois cabos estão incluídos no preço.

O nível de equipamento é considerável, contemplando luzes em LED e faróis de nevoeiro, cruise-control, sistema de manutenção na faixa de rodagem, travão de mão elétrico, seletor de modos e condução, sensores de chuva, luz, e estacionamento, câmara de marcha atrás, ar condicionado automático (com função económica que distribui ar apenas para o condutor), chave inteligente e botão start/stop, porta bagagens de abertura automática, ligação USB, tomada de 12V e carregador wireless, bancos em pele e tecido, vidros traseiros escurecidos e  jantes em liga de 16 polegadas.

Para quem quer um PHEV de imagem jovem, bem equipado e económico – claro, se o carregar todos os dias – o Kia XCeed pode ser boa proposta, até pelo preço. Mas não lhe exijam, grandes prestações ou temperamento desportivo, mesmo que ele seja ágil, curve a preceito e se mexa muito bem.

A garantia é a tradicional na KIA, sete anos ou 150 mil quilómetros, também para a bateria.

FICHA TÉCNICA

Kia XCEED 1.6 Gdi 6DCT PHEV First Edition

Motor: 1580 cc, gasolina, injeção direta, start/stop; motor elétrico (44,5 kw)

Potência combinada: 142 cv

Binário máximo combinado: 265 Nm

Bateria:  8,9 kWh (360 V), iões de lítio

Transmissão: caixa automática de dupla embraiagem com seis velocidades

Aceleração 0-100: 11 segundos

Velocidade máxima: 188 km/h (120 em modo elétrico)

Consumo: combinado – 1,4 litros/100 km

Emissões CO2: 32 g/km

Dimensões: (C/L/A) – 4 395/1 826/1 495 mm

Bagageira: 291 litros

Peso: 1594 kg

Preço: 33 240€