A mais recente ousadia da Kia já integra a oferta da marca em Portugal, o ProCeed, uma shooting-break bem conseguida que aposta ainda num nível de equipamento a condizer com a imagem. Três motores a gasolina e um diesel, potência dos 120 aos 204 cv e sempre a opção da caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades. Os preços, durante a campanha de lançamento, arrancam nos 25 114 euros, para 0 1.0 de três cilindros e 120 cv.
Desenvolvido a pensar na Europa e aqui fabricado (vem da Eslováquia), o ProCeed, como já aqui escrevi, tem presença, estilo irreverente e marcante e a imagem com a força capaz de vencer aquilo que para muitos ainda será o óbice do emblema sul-coreano.
Compromisso entre o coupé e a carrinha, imagem desportiva, a Kia conseguiu uma solução capaz de assegurar versatilidade interessante. A habitabilidade e a acessibilidade são ligeiramente penalizadas atrás, por via da inclinação do tejadilho, mas um passageiro de estatura média não terá aquela sensação de viajar encolhido. Destaque merece a bagageira pelos 594 litros de capacidade, ainda com uma zona de arrumação sob o piso, a que se junta um plano de carga de acesso fácil. O rebatimento dos bancos dá origem a uma superfície completamente plana.
Primeira incursão de uma marca generalista na ainda pouco difundida oferta shooting-break, o Kia Proceed é nova aposta da marca sul-coreana por caminhos onde muitos não a admitiriam tão depressa nem, provalmente, tão bem. Um Diesel para três opções a gasolina parece indicar também o rumo
Assente sobre a base do Ceed – apenas mais comprido 5 mm do que a carrinha, mais baixo 4,3 cm e rebaixado outros 5 mm – recupera o estilo do interior, no caso valorizado pelo facto de em Portugal estarem disponíveis apenas as versões GT Line e GT, esta exclusivo do mais performante da gama, o 1.6 turbo de 204 cv.
Equipamento à altura da imagem
Esta decisão implica que o ProCeed se faça acompanhar de um interessante nível de equipamento, justificado num modelo que, claramente, pretende afirmar-se pela imagem e procura outro posicionamento. Vem daí a considerável diferença de preço para a carrinha, mas num carro assim não se dispensam os bancos desportivos em pele e alcantara, faróis full-Led com assistente de máximos, jantes em em liga de 17 polegadas (18” no GT), navegação com ecrã de 8 polegadas, câmara de estacionamento traseira, abertura elétrica do portão traseiro. Ainda, chave inteligente com botão de arranque, cruise-control, ar condicionado automático, volante multifunções em pele (perfurada no GT), faróis de nevoeiro, luzes diurnas em LED, sensores de luz e chuva, carregador wireless para o telemóvel, forro do tejadilho preto, pedaleira em alumínio.
Isto a juntar a uma oferta que, em termos de ajudas à condução, inclui a previsão de colisões frontais e a assistência à manutenção na faixa de rodagem e pode ser enriquecido com um pacote (1600 euros) que inclui cruise-control inteligente com stop & Go e as tecnologias que permitem a condução autónoma de “Nível Dois”, aqueles 15 segundos em que o carro é praticamente senhor dele próprio, além do detetor de ângulo morto e alerta de tráfego à retaguarda e estacionamento automático.
Do ponto de vista dinâmico, o ProCeed, construído na base da suspensão independente da família, foi trabalhado para ser capaz de um comportamento mais assertivo. Para isso, ao rebaixamento da carroçaria acresce uma afinação da suspensão traseira, com molas e barra estabilizadora mais rígidas, No GT, a Kia foi mais longe, estendendo a solução à suspensão dianteira e, na versão de caixa automática, a opção pelo modo desportivo altera ainda a resposta da direção, tornando-a mais comunicativa. Para tornar a condução mais divertida, o controlo de estabilidade (aqui designado ESC) é mais permissivo e os travões são maiores. Nas duas versões, a suspensão baixa 10 mm em relação aos Ceed de cinco portas e Sportswagon.
Primeira incursão de uma marca generalista na ainda pouco difundida oferta shooting-break, o Kia Proceed constitui nova aposta da marca sul-coreana por caminhos onde muitos não a admitiriam tão depressa nem, provalmente, tão bem. Um Diesel para três opções a gasolina parece indicar também o rumo.
Um primeiro contacto com o GT, 204 cv e caixa automática com patilhas no volante, revelou-se experiência interessante e deu para perceber que as qualidades já reconhecidas no Ceed saíram reforçadas: este ProCeed “pisa” muito bem, é ágil, despachado, eficaz em curva e reage bem às provocações.
Quase com metade da potência, o tricilíndrico, apenas com caixa manual, tem a vida a que estes motores nos habituaram e, também, bastante sensibilidade ao acelerador em termos de consumo. É o mais barato!
O ProCeed estará nos concessionários da Kia já no fim de semana e, como acontece com a generalidade dos modelos da marca sul-coreana, mantém-se a garantia de sete anos ou 150 mil quilómetros.
Ainda este ano, será lançado o Crossover da gama Ceed, o qual em 2020 terá uma versão PHEV, a exemplo da carrinha, enquanto o cinco portas proporá um mild-hybrid.
Filme da Kia deixa perceber onde a marca quer chegar com o ProCeed
FiICHAS TÉCNICAS
Kia ProCeed 1.0 T-GDI GT Line
Motor: 998 cc, três cilindros, turbo, gasolina
Potência: 120 cv/6000 rpm
Binário máximo: 172 Nm/1500-4000 rpm
Transmissão: caixa manual de seis velocidades
Aceleração 0-100: 11,1 segundos
Velocidade máxima: 190 km/h
Consumos: média – 5,4 litros/100 km; estrada – 4,8; cidade – 6,3
Emissões CO2: 127 g/km (NEDC)
Bagageira: 594 litros
Preço: 25 090 euros (com campanha de 4650 euros)
Kia ProCeed 1.4 T-GDI GT Line
Motor: 1353 cc, turbo, gasolina
Potência: 140 cv/6000 rpm
Binário máximo: 242 Nm/1500-3200 rpm
Transmissão: caixa manual de seis velocidades ou automática de dupla embraiagem com sete velocidades*
Aceleração 0-100: 9,1 (9,4) segundos
Velocidade máxima: 210 (205) km/h
Consumos: média – 5,9 (5,7) litros/100 km; estrada – 5 (5); cidade – 7,5 (6,7)
Emissões CO2: 132 g/km (127) – NEDC
Bagageira: 594 litros
Preço: 31 090 euros (com campanha de 4650 euros)
*Opção automática mais 1300 euros
Entre parêntesis consumos com caixa automática
Kia ProCeed 1.6 T-GDI GT
Motor: 1591 cc, turbo, gasolina
Potência: 204 cv/5500 rpm
Binário máximo: 265 Nm/1500-3200 rpm
Transmissão: caixa manual de seis velocidades ou automática de dupla embraiagem com sete velocidades*
Aceleração 0-100: 7,6 (7,5) segundos
Velocidade máxima: 230 (225) km/h
Consumos: média – 6,8 (6,2) litros/100 km; estrada – 5,8 (5,7); cidade – 8,4 (7,1)
Emissões CO2: 155 g/km (152) – NEDC
Bagageira: 594 litros
Preço: 31 090 euros (com campanha de 4650 euros)
*Opção automática mais 1300 euros
Entre parêntesis valores com caixa automática
Kia ProCeed 1.6 CRDI GT Line
Motor: 1582 cc, turbodiesel
Potência: 136 cv/4000 rpm
Binário máximo: 280 Nm/1500-3200 rpm (320/2000-2250)
Transmissão: caixa manual de seis velocidades ou automática de dupla embraiagem com sete velocidades*
Aceleração 0-100: 10,2 (9,9) segundos
Velocidade máxima: 200 km/h
Consumos: média – 4,3 (4,3) litros/100 km; estrada – 4 (4,1); cidade – 4,7 (4,6)
Emissões CO2: 108 g/km (110) – NEDC
Bagageira: 594 litros
Preço: 31 090 euros (com campanha de 5300 euros)
*Opção automática mais 1300 euros
Entre parêntesis consumos com caixa automática