Crossover de estilo arrojado tem originalidades como o capô em forma de concha (Foto Hyundai)

Plataforma permite rodas puxadas aos extremos e três metros entre eixos (Foto Hyundai)

Traseira é marcada pela faixa que integra as luzes (Foto Hyundai)

Estilo high-tech num habitáculo espaçoso, cómodo e muito luminoso (Foto Hyundai)

Cada ecrã tem 12,3 polegadas e não falta informação (Foto Hyundai)

Ecrãs com bom grafismo garantem elevada definição (Foto Hyundai)

À frente viaja-se com toda a comodidade (Foto Hyundai)

Espaço atrás está ao nível de ofertas do segmento superior (Foto Hyundai)

Bagageira oferece 527 litros de capacidade (Foto Hyundai)

Assinatura luminosa inédita com sistema de LED (Foto Hyundai)

Solução parecida para a iluminação traseira também em LED (Foto Hyundai)

Ao centro da faixa traseira a designação do que passa a ser submarca (Foto Hyundai)

Consola central tem movimento longitudinal permitindo jogar com o espaço à frente (Foto Hyundai)

Capô esconde uma caixa que permite guardar os cabos de carregamento (Foto Hyundai)

Jantes de 19 polegadas são de série (Foto Hyundai)

Porta de carregamento aceita os postos ultrarrápidos (Foto Hyundai)

Tejadilho solar custa 3 000€ e pode garantir mais 1500 km de autonomia (Foto Hyundai)

Numa altura em que os automóveis elétricos seguem um rumo mais definido e assente em raízes próprias, o Hyundai Ioniq 5 comprova a maturidade da marca sul-coreana neste domínio. É fácil dizer que estamos perante um automóvel bem feito, proposta de peso para resistir neste universo sempre em evolução e com mais ofertas que ultrapassam a solução de “remendo”. Um familiar bem conseguido, espaçoso e confortável, com estilo atrevido, potência q.b. (217 cv) e autonomia bastante (481/686 km) para combater a ansiedade. Tem preços desde os 50 990€.

Já tinha guiado o Ioniq 5 num breve contacto e guardava boa impressão. Agora construí dele uma imagem muito positiva, tanto que o coloco entre os melhores do seu “nicho”, aqueles familiares elétricos desenvolvidas sobre as plataformas próprias de uma nova realidade nessa corrida tornada obrigatória para todos os construtores.

O  modelo coreano é um combinado com conta, peso e medida. Atinge um plano que leva aqueles que nem foram ainda conquistados pela solução elétrica, seja por “deformação”, ideais ou questões práticas e logísticas, a admitir que as coisas evoluíram muito. Não é o único, verdade, mas está na linha dos melhores, entre uma nova geração de automóveis que obriga a olhar os elétricos com outros olhos…

Ganhar 33 quilómetros em 270

Sentei-me ao volante do Ioniq 5 com a bateria a 100 por cento e a indicação de que dispunha de 403 quilómetros de autonomia. Conduzi pouco em cidade, socorri-me da regeneração máxima, que me remeteu para um sistema de i-pedal em modo Eco (os outros são Normal e Sport), percorri 267 quilómetros, muitos em autoestrada, entre os 100 e os 110 km/h, e, no final, o computador de bordo registava uma média e 15,4 kWh e prometia 169 quilómetros de autonomia. Ora, fazendo as contas, conseguiria, pelo menos, mais 33 quilómetros além do que tinha garantido à partida. Interessante. Nunca tive problemas de ansiedade e resisti à tentação de perder algum tempo (e já nem era muito) para “encher” mais as baterias num posto rápido.

Combinado com conta, peso e medida, o novo Hyundai Ioniq 5 posiciona-se entre os melhores da nova geração de automóveis elétricos nascidos sobre plataformas próprias. Estilo arrojado, espaço, conforto, equipamento, prestações, consumos e autonomia razoáveis tem preços a partir dos 50 990€

Ainda não há muito, custava-me aceitar evolução assim. Eu sei que a bateria desde Ioniq 5 tem 72,6 kw , capacidade considerável, mas assumo que quem comprar um elétrico convictamente não pensará em menos. Para mim, pelo menos, não faz sentido se o automóvel não servir apenas para para a viagem de casa para o emprego, ir às compras e fazer o passeio de fim de semana.

Familiar no conceito e no feitio

A apresentação mais pormenorizada do Ioniq 5 já aqui foi feita, agora importa considerar que o familiar sul-coreano é isso mesmo – um familiar! Desde  logo pelo espaço e conforto que proporciona, beneficiando da plataforma plana que permite potenciar o aproveitamento integral do habitáculo. Estamos num crossover do segmento C que oferece atrás o espaço próprio dos automóveis da oferta acima – há três metros de distância entre eixos. E até a bagageira, com 527 litros (pode chegar aos 1 587) oferece capacidade generosa.

Familiar também no temperamento da máquina. Tração traseira, 217 cv, o Inoiq 5 proporciona aquele despacho próprio dos elétricos com 350 Nm de binário, que despertável logo ao toque no acelerador e calcula-se o que isso significa de simplificação numa ultrapassagem. Aliás, os números do arranque, 7,4 segundos de 0 a 100 são elucidativos e a velocidade máxima, 185 km/h, não é de pastelão – os custos disso é que já se sabe…

Mas familiar, ainda, porque, apesar disto, o conforto está em primeiro lugar neste Hyundai, silencioso, claro, e bem insonorizado ao ponto de nem nas zonas marítimas mais ventosas se dar pelos comuns ruídos aerodinâmicos  e sopros que, às vezes, incomodam na paz dos elétricos. É um pormenor a considerar na agradabilidade e condução, só que, com uma suspensão muito suave e absorvente o Ioniq 5 não tem temperamento desportivo, brilha menos nas zonas sinuosas se lhe pedirmos agressividade e comportamento assertivo a curvar. Ora, nessas situações até a direção menos direta não ajuda e o melhor é levantar o pé e fruir aquilo que o automóvel tem de melhor. Que não é pouco!

Invejável pacote de equipamento

E para isso não lhe faltam argumentos complementares ao nível do equipamento: condução autónoma de nível 2 com assistência de mudança de faixa de rodagem, cruise control Inteligente, assistência de acompanhamento da faixa de rodagem, luzes full LED sistema de manutenção à faixa de rodagem, sistema de Informação da velocidade máxima, controlo automático dos máximos, detetor de ângulo morto, alerta de fadiga do condutor, travagem autónoma de emergência  com deteção de veículos, peões e ciclistas. Não falta o head-up display de realidade aumentada, a câmara de marcha atrás com guias, nem o carregador wireless  mas a compatibilidade com o Android Auto e o Apple CarPlay ainda exige fios. Ainda chave inteligente, ar condicionado automático com saídas para a traseira, puxadores das portas embutidos, portão elétrico, sistema áudio Bose, bancos em pele aquecidos e também refrigerados e com comando elétrico à frente, jantes de 19 polegadas.

E beneficiar de tudo isto é ainda mais simpático naquele interior que é um verdadeiro salão de imagem high-tech, com dois ecrãs de 12,3 polegadas suspensos ao longo de mais de metade do tablier, um volante multifunções interessante e a curiosidade, prática, da consola móvel.

Carregamento ultrarrápido: 100 km em cinco minutos

A plataforma do Ioniq 5oferece, de série, uma capacidade de carregamento ultrarrápido de 800 V, e um carregamento de 400 V, sem a necessidade de componentes adicionais ou adaptadores. Com um carregador de 350 kW, carrega dos 10% aos 80% em apenas 18 minutos e alcança 100 km de autonomia com apenas cinco minutos de carregamento. Além disso, fornece uma função inovadora Vehicle-to-Load (V2L), que permite aos condutores carregar qualquer equipamento elétrico, servindo, assim, como um carregador sobre rodas.

A versão Vanguard, a única comercializada, tem preços desde 50 990 euros e paga mais três mil euros quem optar por um teto solar, o qual melhora a eficiência energética, previne o descarregamento da bateria e, segundo a Hyundai, dependendo da exposição solar, pode prolongar a autonomia de condução mais de 1 500 quilómetros por ano.

Combinado com conta, peso e medida o novo Hyundai Ioniq 5 posiciona-se entre os melhores da nova geração de automóveis elétricos nascidos sobre plataformas próprias. Estilo arrojado, espaço, conforto, equipamento, prestações, consumos e autonomia  razoáveis tem preços a partir se 50 990€.

Quanto a garantias, sete anos sem limite de quilómetros, oito anos para a bateria de alta voltagem, e ainda sete anos de assistência em viagem e check ups anuais gratuitos.

Para ler a apresentação pormenorizada deste novo Hyundai elétrico de estilo disruptivo, moderno e arrojado clique em Ioniq 5 abre nova era na Hyundai

FICHA TÉCNICA

Ioniq 5 Vanguard

Motor: síncrono de íman permanente, traseiro

Bateria: 72,6 kWh, iões de lítio; 653,4 V

Potência: 217 cv

Binário: 350 Nm

Transmissão: velocidade única, tração traseira

Aceleração 0-100: 7,4 segundos

Velocidade máxima: 185 km/h

Autonomia (WLTP): 481 km (686 em meio urbano)

Eficiência energética: 16,8 kWh/100 km

Carregador de bordo: 10,5 trifásico

Tempos de carga: standard – seis horas e nove minutos; rápida a 50 KWh, 56 minutos; a 350 kWh, 17 minutos

Peso:  1 990 kg

Dimensões: (c/l/a) – 4 635/1 890/ 1 605 mm

Bagageira: 527/ 1 587 litros; 57 litros à frente